Tomeje

Detalhes do autor

Nome: Nelson Souza
Data de registro: julho 20, 2011

Biografia

Axé à todos. Sou o Tomeje. Iniciado em 27 de outubro de 1987 para o Orixa Ogun. Desde que conheci a religião dos Orixás eu sempre me preocupei em apreender qual a função da religião e da religiosidade na vida das pessoas. Eu quero entender como isso funciona. Como a religião e a religiosidade formam a fé de alguém. São muito anos de perguntas, muitos questionamentos pessoais e poucas respostas e creio que seguirei assim, aprendendo sempre. Agora, graças a essa nova tecnologia, tenho uma oportunidade de interagir e trocar experiencias e vivencias dentro da religião e assim aprender uns com os outros. Eu mais que vcs, com certeza, aprendo a cada pergunta. Eu tento compreender a nossa religião pensando sempre numa comunidade que se ajuda mutuamente. E não é diferente neste meio de comunicação, que assim como os livros, discos, cadernos, fitas, dvd's e outras ferramentas de divulgação de conhecimentos, este blog é somente mais uma forma de comunicação. Porém este nova possibilidade não deve ser pressuposto para descuidarmos do aprendizado com nossos mais velhos nas roças, no seu dia a dia. Ainda que por vezes seja difícil, eu aprendi que é na roça que se vive a realidade da religião. Meu trabalho aqui é muito mais do que só falar e responder questionamentos a cerca da religiosidade. Meu objetivo é promover a discussão de assuntos que nos afetam direta ou inderetamente, é lembra-los que somos parte do TODO, que somos uma só comunidade e que o indivíduo, apesar de dos seus anseios pessoais, está inserido numa família de axé e, neste contexto, quanto mais se pensa coletivamente, mais o individuo se fortalece. Candomblé só se faz no coletivo. Sejam todos muito bem vindo a este projeto e que nossos queridos Orixas nos encaminhem sempre no melhor destino. Axé, Tomeje.

Últimos posts

  1. Òsanyìn. Retirado do facebook da Casa de Oxumare — setembro 19, 2017
  2. Curso Yoruba. UERJ. Ministrado por Pai Marcio de Jagun — agosto 31, 2017
  3. A Casa de Oxumarê, lamentavelmente, foi vítima de um ataque de intolerância religiosa praticada pelos chamados neopentecostais — julho 28, 2017
  4. PORQUE LAVAMOS AS PATAS DO BICHO? Autor desconhecido. — julho 20, 2017
  5. Lançamento livro Pai Marcio de Jagun. Vocabulário temático do candomblé, em São Paulo — julho 18, 2017

Posts mais comentados

  1. Sou Filho de Orixa. Parte 2 — 358 comentários
  2. Abiku e Abiaxé: Final — 313 comentários
  3. Qualidades do Orixa Exú — 255 comentários
  4. Qualidades do Orixa Oxossi — 166 comentários
  5. Sou filho de Orixá. Parte 1 — 133 comentários

Listas de posts do autor

set 19 2017

Òsanyìn. Retirado do facebook da Casa de Oxumare

Òsanyìn Òsanyìn é representado por uma ferramenta de ferro forjado, constituída basicamente de uma haste circundada por outras seis, tendo no mastro principal um pássaro. A sacralização da ferramenta/igbá de Òsanyìn exige do sacerdote um profundo conhecimento das folhas litúrgicas do Candomblé e das recitações mágicas, a fim de “trazer” Òsanyìn ao igbá. Sem dúvidas, …

Continue lendo »

ago 31 2017

Curso Yoruba. UERJ. Ministrado por Pai Marcio de Jagun

jul 28 2017

A Casa de Oxumarê, lamentavelmente, foi vítima de um ataque de intolerância religiosa praticada pelos chamados neopentecostais

NOTA DE REPÚDIO* A Casa de Oxumarê, lamentavelmente, foi vítima de um ataque de intolerância religiosa praticada pelos chamados neopentecostais. Há algum tempo, o artista *Lee Mendes* fez uma homenagem à Casa com um belo grafite do Orixá patrono do Axé nos muros que cercam o terreiro, pela Av. Vasco da Gama. Contudo, num evidente …

Continue lendo »

jul 20 2017

PORQUE LAVAMOS AS PATAS DO BICHO? Autor desconhecido.

PORQUE LAVAMOS AS PATAS DO BICHO? Em tempos remotos, existiu num local próximo a cidade de Ówó, uma mata sagrada denominada de Elékute, com suas árvore gigantescas, arbustos e folhagens utilizadas para cerimônias e sacrifícios. Os sacerdotes utilizavam-na debaixo de máscaras e vestimentas especiais, exercendo seus costumes.Por ser sagrada, os mais velhos da cidade tomaram …

Continue lendo »

jul 18 2017

Lançamento livro Pai Marcio de Jagun. Vocabulário temático do candomblé, em São Paulo

jul 06 2017

Seminário Combate Intolerância Religiosa. UFF, RJ

jul 06 2017

7 DIREITOS DE UM TERREIRO QUE VOCÊ PRECISA SABER

7 DIREITOS DE UM TERREIRO QUE VOCÊ PRECISA SABER Os tópicos abaixo se referem aos direitos que as Instituições Religiosas devidamente legalizadas dispõem atualmente: 1 – Isenção de IPTU – Todo terreiro legalizado, seja ele imóvel próprio ou alugado, está livre da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano. 2 – Obtenção de recursos para …

Continue lendo »

jun 25 2017

Carta Aberta ao Vereador Otoni de Paula Jr. (PSC/RJ). Rio de Janeiro, 24 de junho de 2017.

Carta Aberta ao Vereador Otoni de Paula Jr. (PSC/RJ). Rio de Janeiro, 24 de junho de 2017. Ao Sr. Vereador Otoni de Paula (PSC/RJ) Vossa Senhoria se manifestou na tribuna da Câmara de Vereadores do Município do Rio de Janeiro-RJ, esta semana, defendendo a decisão do Prefeito Marcelo Crivella de reduzir o investimento da Prefeitura …

Continue lendo »

jun 20 2017

AS OFERENDAS E O CUIDADO COM A NATUREZA. Material retirado facebook da Casa de Oxumare

AS OFERENDAS E O CUIDADO COM A NATUREZA “Quando for à natureza, realizar qualquer tipo de oferenda, ao invés de utilizar alguidares, plásticos, porcelanas, terrinas de louça e outros matérias de difícil integração com o meio ambiente, utilize morim, Folhas de Mamona ou Folhas de Embaúba. As oferedas líquidas podem ser colocados em pequenas cabaças, …

Continue lendo »

maio 31 2017

O que é candomblé.

Candomblé nunca foi só o rito, nunca foi só como se faz ou como não se faz isso e aquilo. Candomblé nunca será somente a sala, somente a festa e as danças coreografadas ou somente o toque dos atabaques. Candomblé, é claro, é isso também, mas candomblé tem que mexer por dentro, tem que te …

Continue lendo »

Posts mais antigos «