Tomeje

Detalhes do autor

Nome: Nelson Souza
Data de registro: julho 20, 2011

Biografia

Axé à todos. Sou o Tomeje. Iniciado em 27 de outubro de 1987 para o Orixa Ogun. Desde que conheci a religião dos Orixás eu sempre me preocupei em apreender qual a função da religião e da religiosidade na vida das pessoas. Eu quero entender como isso funciona. Como a religião e a religiosidade formam a fé de alguém. São muito anos de perguntas, muitos questionamentos pessoais e poucas respostas e creio que seguirei assim, aprendendo sempre. Agora, graças a essa nova tecnologia, tenho uma oportunidade de interagir e trocar experiencias e vivencias dentro da religião e assim aprender uns com os outros. Eu mais que vcs, com certeza, aprendo a cada pergunta. Eu tento compreender a nossa religião pensando sempre numa comunidade que se ajuda mutuamente. E não é diferente neste meio de comunicação, que assim como os livros, discos, cadernos, fitas, dvd's e outras ferramentas de divulgação de conhecimentos, este blog é somente mais uma forma de comunicação. Porém este nova possibilidade não deve ser pressuposto para descuidarmos do aprendizado com nossos mais velhos nas roças, no seu dia a dia. Ainda que por vezes seja difícil, eu aprendi que é na roça que se vive a realidade da religião. Meu trabalho aqui é muito mais do que só falar e responder questionamentos a cerca da religiosidade. Meu objetivo é promover a discussão de assuntos que nos afetam direta ou inderetamente, é lembra-los que somos parte do TODO, que somos uma só comunidade e que o indivíduo, apesar de dos seus anseios pessoais, está inserido numa família de axé e, neste contexto, quanto mais se pensa coletivamente, mais o individuo se fortalece. Candomblé só se faz no coletivo. Sejam todos muito bem vindo a este projeto e que nossos queridos Orixas nos encaminhem sempre no melhor destino. Axé, Tomeje.

Últimos posts

  1. lançamento livro Babalorixa Márcio de Jagun — abril 14, 2017
  2. O PODER DE ÒBÀTÁLÁ NO ANTIGO EGITO — abril 13, 2017
  3. MO SÙN MỌ́JÚ ỌJỌ́ NÁÀ! — março 14, 2017
  4. lançamento do livro de Márcio de Jagun — março 13, 2017
  5. ỌPARUN (bambu) — março 6, 2017

Posts mais comentados

  1. Sou Filho de Orixa. Parte 2 — 353 comentários
  2. Abiku e Abiaxé: Final — 311 comentários
  3. Qualidades do Orixa Exú — 245 comentários
  4. Qualidades do Orixa Oxossi — 140 comentários
  5. Qualidades do Orixá Omolú — 123 comentários

Listas de posts do autor

abr 14 2017

lançamento livro Babalorixa Márcio de Jagun

abr 13 2017

O PODER DE ÒBÀTÁLÁ NO ANTIGO EGITO

Fernando Silva Ontem às 18:47 · Rio de Janeiro · Vale apena portar de novo O PODER DE ÒBÀTÁLÁ NO ANTIGO EGITO Resultado de imagem para foto de obatala Para falar de ÒBÀTÁLÁ é falar da alma e do espírito, por ser nomeado o pai de toda a humanidade. ELE é o amor e o …

Continue lendo »

mar 14 2017

MO SÙN MỌ́JÚ ỌJỌ́ NÁÀ!

MO SÙN MỌ́JÚ ỌJỌ́ NÁÀ! (“Minha face se iluminou com o amanhecer!)”. Forma de saudar as pessoas pela manhã, conforme a tradição yorùbá. Reverenciar a vida que há em nós e olhar com carinho para o próximo, são maneiras de conectar-se ao Criador. Do livro: “Yorùbá – Vocabulário Temático do Candomblé (Márcio de Jagun, UERJ/Litteris, …

Continue lendo »

mar 13 2017

lançamento do livro de Márcio de Jagun

mar 06 2017

ỌPARUN (bambu)

ỌPARUN (bambu). Segundo a filosofia yorùbá, esta planta ensina ao Homem que a melhor forma de reagir às tormentas, é tendo flexibilidade. Ao crescer, o bambu se ergue em direção aos céus de forma retilínea, sem se importar com o entorno, trazendo exemplo de determinação. Ọparun demonstra sabedoria, ao usar de maleabilidade diante dos problemas …

Continue lendo »

mar 01 2017

ITỌRỌ:

ITỌRỌ: Pedido de casamento conforme a tradição yorùbá. Quando um rapaz se interessava por uma moça, dizia ao seu próprio pai uma linda e lúdica frase, que bem retratava a alma dosiorubas: “Vi uma flor muito bonita em um jardim e desejava colhê-la”. A partir de então, seu genitor iria procurar a família da jovem …

Continue lendo »

fev 06 2017

CD Makanda, venda com tata Euandilu.

jan 25 2017

8º Presente de Yemanja de São Gonçalo, RJ. 05/02/17

jan 24 2017

Curso de Yoruba, ministrado pelo Babalorixa Marcio de Jagun.

jan 10 2017

21/01. Di Nacional de Combate a Intolerância Religiosa.

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa será dia 21/1 O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa acontecerá no próximo dia 21/1 (sábado), na Praça do Ferreira, a partir das 9 horas, e tem o patrocínio da ABRAVIPRE e a parceria de integrantes de religiões, movimentos sociais, indígenas  e o público em geral. A …

Continue lendo »

Posts mais antigos «