Arquivo por mês: dezembro 2011

dez 31 2011

O Lorogun

orixa 20

  O LOROGUN:  Lorogun, lórogún ou olorogum quer dizer “ritual de guerra”: oro (ritual) + ogun (guerra). É uma cerimônia que representa a ida dos Orixás para a guerra.  O lorogun marca o fim do ano litúrgico e com isso, a paralisação anual das atividades nos terreiros de Candomblé.  O lorogun é realizado no período …

Continue lendo »

dez 16 2011

EFE: O NEUTRALIZADOR DAS FEITICEIRAS

yawo 5

  EFE: O NEUTRALIZADOR DAS FEITICEIRAS  Segundo Verger, Efe é um ser vindo do além que consegue neutralizar o efeito dos trabalhos maléficos feitos pelas iyá mi oxorongá, as temidas mães feiticeiras. Efe não é propriamente cultuado como uma divindade. É um ser imaterial, uma espécie de semi-deus, dotado de alguns poderes que o fazem …

Continue lendo »

dez 14 2011

O Poder

yawo 4

  O Poder  Ter poder, e ser de fato detentor de algum poder, são situações distintas em uma comunidade religiosa de Candomblé, isso no meu entendimento. Veja que sempre me refiro ao meu entendimento pessoal, porque o que escrevo é fruto da minha vivência religiosa. Caberia melhor dizer que é fruto da observação dos fatos …

Continue lendo »

dez 12 2011

Ìkomojade, o batismo no Candomblé.

orixa 17

  ÌKÓMOJÁDE, O BATISMO E O CANDOMBLÉ:  Muitas pessoas me perguntam se existe batismo no Candomblé. Costumo dizer que não. Porque o sentido do batizado é de origem judaico-cristã e significa purificar (lavar o corpo) do “pecado original” cometido por Adão e Eva fazendo com que aquele ser renasça para a graça divina, recebendo um …

Continue lendo »

dez 09 2011

Me dá orgulho ser do Axé!

Yá Flavia

dez 05 2011

Lendas de Logum Ede

logun edé

  Lendas de Logum Ede  Logum Edé – O Orixá da Magia e da Boa Sorte  Estava Oxossi o rei da caça a caminhar por um lindo bosque em companhia de sua amada esposa Oxum, dona da beleza da riqueza e portadora dos segredos da maternidade. Quando de seu passeio, foi avistado por Oxum um …

Continue lendo »

dez 04 2011

Lendas de Oxumare

oxumare 3

Lendas de Oxumare  Oxumarê transforma-se em cobra para escapar de Xangô Oxumarê era um rapaz muito bonito e invejado, suas roupas tinhas todas as cores do arco-íris e suas jóias de ouro e bronze faiscavam de longe. Todos queriam aproximar-se de Oxumarê, mulheres e homens, todos queriam seduzi-lo e com ele se casar. Mas Oxumarê …

Continue lendo »

dez 02 2011

Lendas de Oxum

orixa 8

Lendas de Oxum  Oxum é concebida por Iemanjá e Orunmilá Um dia Orunmilá saiu de seu palácio para dar um passeio acompanhado de todo seu séqüito. Em certo ponto deparou com outro cortejo, do qual a figura principal era uma mulher muito bonita. Orunmilá ficou impressionado cm tanta beleza e mandou Exu, seu mensageiro, averiguar …

Continue lendo »

dez 01 2011

Lendas de Oyá

orixa 15

Lendas de Oya  Oyá é dividida em nove partes  Antes de tornar-se esposa de Xangô, Oyá vivia com Ogun. Ela vivia com o ferreiro e ajudava-o em seu ofício, principalmente manejando o fole para ativar o fogo na forja. Certa vez Ogun presenteou Oyá com uma varinha de ferro, que deveria ser usada num momento …

Continue lendo »