Arquivo por mês: fevereiro 2012

fev 28 2012

Qualidades do Orixa Oxum

orixa 9

Qualidades de Oxun Òsun, divindade feminina por excelência, é a filha predileta de Òsàlá e de Yemánjá. Alguns dão Òsun por fruto de uma relação ilícita de Yémánjá com Ifá, mas ela também aparece, como outras versões míticas, como mulher deste último; ela está relacionada como a dona do jogo divinatório. Os mitos mostram-nos Òsun …

Continue lendo »

fev 24 2012

A Cidade de Ifé

orixa 11

    Ifé     O início:  A formação de ifé, segundo alberto da costa e silva (“a enxada e a lança”, ed.nova fronteira, 3ª edição, 2006), deu-se em função de populações que migraram do alto do nilo. Outras versões, no entanto, contam que os ifés descendem dos banis canaã da tribo nimrod do iraque, …

Continue lendo »

fev 12 2012

Qualidades do Orixá Obalúaiyé

orixas 21

Qualidades do Orixá Obalúaiyé   É o rei da terra. Na Nigéria os Owo Érindínlogun adoram Obàluáyê e usam, no punho esquerdo, uma tira de Igbosu (pano africano) onde são costurados cauris esó.Sua Saudação é “Atoto” quer dizer; Silêncios escutem; hora da devoção. Sua vestimenta é feita de ìko, é uma fibra de ráfia extraída …

Continue lendo »

fev 10 2012

Irê, a cidade de Ogun

orixas 20

  IRÊ:  Irê era um reino pequenino, cercado por sete vilarejos, distante 22 Km a nordeste de Ado (a capital de Ekiti). Irê ganhou fama por ter sido conquistada por Abalaju, o kankofô (general) de Ifé, que por tanto colecionar vitórias em suas batalhas, foi intitulado “ologun” (senhor da guerra) e posteriormente elevado a mito …

Continue lendo »

fev 09 2012

Qualidades do Orixá Sango.

xango 1

Qualidades do Orixá Sango. Suas cores são o vermelho e branco em alguns candomblés e o marrom (terra cota) e branco em outros candomblés. Sua saudação é: Kawó kabiyèsílé! – Venham ver o Rei descer sobre a terra! Em sua dança, o alujá, Xangô brande orgulhosamente seu oxé e assim que a cadência se acelera, …

Continue lendo »

fev 08 2012

Lendas de Oxaguiãn

orixas 24

Lendas de Oxaguiãn  Oxaguiã manda libertar o amigo preso injustamente O filho de Oxalá tornou-se um guerreiro forte e decidiu um dia conquistar um reino para si. Partiu em companhia de seu amigo Auoledjê, conquistou Ejigbô, tornando-se seu rei, o Elejigbô. O rei tinha uma grande paixão, comer inhame pilado, e comia com gula, tanto …

Continue lendo »

fev 06 2012

Ekiti.

orixa 8

  EKITI:  Ekiti ainda existe hoje no sudoeste da Nigéria. Sua capital chama-se Ado. A região é conhecida pelos montes rochosos e de difícil acesso. Segundo alguns lingüistas, o próprio nome “Ekiti”, significaria “montanha esplendorosa”. Nos primórdios, a região de Ekiti fora ocupada pelos ilesuns, que já falavam o yorubá e cultuavam apenas um deus: …

Continue lendo »

fev 01 2012

Benim: Suas histórias e lendas.

rota de escravos

BENIM: Era o povo edo que ocupava a região a oeste do rio Níger. Eram vizinhos dos ibos e dos iorubás. Escavações arqueológicas na atual cidade do Benim, revelaram que no passado, ali havia inúmeros povoados, separados por muros de terra socada, como se fossem favos de mel. Isto porque as aldeias foram se juntando …

Continue lendo »

fev 01 2012

A degradação da imagem de Esú. Final.

Exú

A degradação da imagem de esú Parte 4  Esta saudação e esse itan nos remetem à questão de que existem muitos esu, todos mantendo a mesma natureza, multiplicação que se fez necessária para que houvesse a devida especialização no processo de povoação do universo e para que esu se constituísse efetivamente na “menor unidade de …

Continue lendo »