Arquivo por mês: julho 2012

jul 25 2012

Abiku e Abiaxé: Final

ibeji4

  Diferença de Abikú e Abiasé É costume na cultura Gêge Yorubá dar nomes especiais a certas crianças chamadas ABIKÚ, cuja a tradução é “nascido para morrer”.Elas são consideradas pela ancestral cultura africana como pertences a uma legião de “demônios” que moram nas florestas ou em torno das árvores de Iroko,a gameleira branca,ou ainda figueira …

Continue lendo »

jul 22 2012

Abiku e Abiaxé: Parte2

ibeji3

  ALGUNS NOMES DADOS AOS ABIKÚ: Aiyédùn – a vida é doce. Aiyélagbe – Nós ficamos no mundo. Akúji – O que está morto, desperta.  Bánjókó – Senta-se comigo.  Dúrójaiyé – Fica para gozar a vida. Dúróoríìke – Fica tu serás mimada. Èbèlokú – Suplica para que fique.  Ilètán – A terra acabou (não há …

Continue lendo »

jul 19 2012

Abikú e Abiaxé: Parte 1

ibeji1

  Abikú e Abiasé Só mesmo um grande mestre como Pierre Verger para nos tirar da ignorância sobre este tema, através da sua pesquisa e coragem, cujo legado será eterno. Se uma mulher, em país yoruba dá à luz uma série de crianças natimortos ou mortas em baixa idade, a tradição reza que não se …

Continue lendo »

jul 07 2012

A mulher no candomblé

mulheres candomble

  A MULHER NA HIERARQUIA DO CANDOMBLÉ NA CONTEMPORANEIDADE. Yá Dolores Lima – cetrab  Sexo e Gênero numa abordagem Psicológica.  Os seres humanos são reflexivos e criadores de cultura constituem-se em sociedade e, toda sociedade possui um sistema de gênero: um conjunto de rearranjos através dos quais a sociedade transforma aspectos biológicos em produto da atividade humana. …

Continue lendo »