Arquivo por mês: novembro 2013

nov 28 2013

Um Abraço Negro. Texto Mãe Stella de Oxossi

Um Abraço Negro. Texto Mãe Stella de Oxossi “Um sorriso negro, um abraço negro, traz felicidade… Negro é a raiz da liberdade”. Na história de nosso país, o povo de cor negra não foi apenas figurante, foi protagonista. Ter uma data especial para marcar a trajetória desse povo é de extrema lucidez, pois nos leva …

Continue lendo »

nov 25 2013

Xangô, Rei de Oió. Final

Xangô, Rei de Oió Reginaldo Prandi Armando Vallado IV: As qualidades ou avatares de Xangô Qualidade é o termo usado no candomblé para designar as múltiplas invocações ou avatares dos orixás, assim como no cristianismo, no caso de Nossa Senhora e Jesus Cristo, as qualidades referem-se a cultos específicos do orixá, em que são invocados …

Continue lendo »

nov 23 2013

Xangô, Rei de Oió. Parte 03

Xangô, Rei de Oió Reginaldo Prandi Armando Vallado III: A corte do rei A importância de Xangô na constituição do candomblé, que é brasileiro, pode ser identificada também quando examinamos as estruturas hierárquicas e a organização dos papéis sacerdotais do candomblé em comparação com o ordenamento dos cargos da própria corte de Oió, a cidade …

Continue lendo »

nov 21 2013

Na encruzilhada da vida. Texto Mãe Stella de Oxossi

Na encruzilhada da vida Quando se fala em encruzilhada, imediatamente surge na cabeça dos brasileiros a ideia de Exu e de “bozó”, nome pelo qual o povo gosta de designar as oferendas que o povo de candomblé faz fora do terreiro-templo. Claro que a referida divindade está, sim, ligada aos entrecruzamentos de caminhos. Mas o …

Continue lendo »

nov 19 2013

Xangô, Rei de Oió. Parte 02

Xangô, Rei de Oió Reginaldo Prandi Armando Vallado II: Xangô no Novo Mundo No seu auge, o império de Oió englobava as mais importantes cidades do mundo iorubá, tendo assim o culto a Xangô, que era o orixá do rei ou obá de Oió, portanto o orixá do império, sido difundido por todo o território …

Continue lendo »

nov 17 2013

Xangô, Rei de Oió. Parte 01

Xangô, Rei de Oió Reginaldo Prandi Armando Vallado I: O obá Xangô Obá é palavra da língua iorubá que designa rei. Obá é também um dos epítetos do orixá Xangô (não confundir Obá, rei, soberano ( oba ),  com o orixá Obá ( Òbà ), que é uma das esposas de Xangô). Segundo a mitologia, …

Continue lendo »

nov 14 2013

Conhecer, Entender, Respeitar. Texto Mãe Stella de Oxossi.

Conhecer, Entender, Respeitar Muitas foram as mensagens recebidas por mim sobre o artigo anterior, o qual tentava tornar mais clara uma religião ainda muito pouco estudada – o Candomblé. Surpreendeu-me o grande interesse da população, o que demonstra a necessidade de maiores esclarecimentos. As mensagens a mim enviadas também falam sobre minha “sabedoria”. Se é …

Continue lendo »

nov 08 2013

Amor e flor: uma rima perfeita. Texto Mãe Stella de Oxossi

Amor e flor: uma rima perfeita Dizem que no nosso País não temos as estações do ano bem definidas, só porque não cai neve no inverno ou as folhas não se desprendem das árvores  tão intensamente como na Europa na época do outono, onde e quando o chão dos jardins fica coberto de folhas secas. …

Continue lendo »

nov 06 2013

ORIXÁS X DEMÔNIOS: BATALHA CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. Artigo Pai Marcio de Jagum, parte final.

ORIXÁS X DEMÔNIOS: BATALHA CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA DAS CONCLUSÕES: Como vimos, Orixás não são demônios, nem coisas que o valham. Esta associação é histórica, antropológica e religiosamente incorreta. Além disso, desrespeita frontalmente valores sagrados das Religiões de Matrizes Africanas. Tais afirmações, através de meios de comunicação, incitam a violência, a intolerância e ferem a …

Continue lendo »

nov 04 2013

ORIXÁS X DEMÔNIOS: BATALHA CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. Artigo Pai Marcio de Jagum, parte 03

ORIXÁS X DEMÔNIOS: BATALHA CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA “Art. 5º – Apurada a infração em processo administrativo regular, a autoridade administrativa competente, tendo em conta a natureza e a gravidade da infração cometida, aplicará a sanção que reputar cabível, motivadamente, dentre as previstas na presente Lei, observados os seguintes critérios: I – nos casos do …

Continue lendo »

Posts mais antigos «