Arquivo por mês: dezembro 2013

dez 31 2013

http://anma.org.br/

http://anma.org.br/  

dez 29 2013

O AMOR: Texto de Pai Marcio de Jagum

O AMOR: É preciso amar. Amar muito os Orixás e a Religião para cumprir com devoção os compromissos assumidos com prazer. É o amor que estimula a perseverança. É o amor que nos acompanha quando a paixão deslumbrada e inocente é soterrada pelas decepções ao longo do caminho. O amor faz vibrar, mas só ele …

Continue lendo »

dez 27 2013

PREVISÕES DO ANO NOVO: Texto Pai Marcio de Jagum

PREVISÕES DO ANO NOVO: De acordo com o complexo Cultural e Religioso Yorùbá, cada pessoa escolhe sua própria cabeça (orí), bem como seu destino (odù), antes de nascer. Além disso, acredita-se que descendemos de nosso Òrìṣà, por isso o Candomblé é considerado uma Religião de culto ancestral. Portanto, temos que nossa cabeça e nosso destino, …

Continue lendo »

dez 25 2013

A FRATERNIDADE: Texto de Pai Marcio de Jagum

A FRATERNIDADE:   Ser fraterno (irmão), é desejar aos outros o que gostaria para si próprio. É agir com os outros, como gostaria que te tratassem. Ser fraterno é superar as vaidades pessoais, é pensar no bem do coletivo e não em seus projetos pessoais de promoção e em benefício próprio. Ser irmão é mais …

Continue lendo »

dez 25 2013

KÉRÉSÌMESÌ – O NATAL E OS CANDOMBLECISTAS

KÉRÉSÌMESÌ – O NATAL E OS CANDOMBLECISTAS   O Natal há muito tempo deixou de ser unicamente uma data comemorativa dos católicos. O Natal é uma data consagrada pela cultura brasileira como um dia de confraternização, de união familiar. Desde o século IXX, no período da colonização africana pelos europeus, povos como o yorùbá já …

Continue lendo »

dez 19 2013

Os dois lados da moeda. Texto de Mãe Stella de Oxossi.

Os dois lados da moeda  Gosto de repetir alguns temas nos artigos que escrevo, um deles é sobre o ato de agradecer. Meu agradecimento, hoje, vem em forma de pedido a Xangô, Orixá da Justiça, que proteja e ilumine a todos que são responsáveis, aqui na Terra, pela aplicação da justiça, dando-lhes sempre discernimento, equidade …

Continue lendo »

dez 16 2013

A MATA – IGBÓ: Texto de Pai Marcio de Jagum

A MATA – IGBÓ: Partindo-se do pré suposto de que as divindades cultuadas no Candomblé são ancestrais que por seus méritos, características e regências foram assimilados e integrados aos 4 elementos da natureza, tem –se que esta Religião cultua a natureza por meio de seus Orixás. Observa-se desta forma, como os ritos estreitam os laços …

Continue lendo »

dez 13 2013

A COZINHA DE SANTO (ILÉ ÌDÁNÁ): Pai Marcio de Jagum

A COZINHA DE SANTO (ILÉ ÌDÁNÁ):   No idioma yoruba, a cozinha de santo é denominada ilé ìdáná, que resulta da união dos vocábulos ilé (casa), ìdá (criar), iná (fogo). A cozinha de santo é o espaço sagrado onde são elaboradas as comidas votivas utilizadas em todos os tipos de rituais: as oferendas com as …

Continue lendo »

dez 13 2013

E rola a bola… Texto de Mãe Stella de Oxossi

E rola a bola… Texto de Mãe Stella de Oxossi De meia, de gude, de “baba”, de Copa do Mundo. No dia 30 de julho assistimos ao sorteio que definiu as competições preliminares da Copa. O sol, que como disse o jornalista Pedro Bial, trabalha sem descansar em nosso país, brilhará ainda mais para iluminar …

Continue lendo »

dez 03 2013

Curso Ewe, folhas sagradas. Janeiro 2014.

  O PROGRAMA ORI NA  TV COMUNITÁRIA/RIO (CANAL 6 DA NET)  tem como objetivos valorizar a Cultura e a Religiosidade Afro, trazendo esclarecimentos pautados nas Tradições e em pesquisas fundamentadas. De forma descontraída, o ORI é apresentado pelo Babalorixá Márcio de Jagun com um mosaico de quadros e participantes, através dos quais aborda entrevistas interessantes …

Continue lendo »

Posts mais antigos «