O QUARTO DE JOGO (IYÀRÁ D´IFÁ): Texto de Pai Marcio de Jagum

O QUARTO DE JOGO (IYÀRÁ D´IFÁ):   O quarto onde são realizadas as consultas oraculares, mais conhecido na linguagem dos Candomblés como “quarto de jogo”, é um ambiente intimista. Ali, consulente e consultor têm diante de si o Oráculo, através do qual as divindades irão falar. Prognósticos, recomendações e revelações são então descortinadas através do […]

O ILÉ IBỌ AKÚ: Texto de Pai Marcio de Jagum

O ILÉ IBỌ AKÚ:   A Casa da Morada da Morte, ou a Casa de Adoração dos Mortos, é um local reservado nos Terreiros de Candomblé. É importante diferenciar o Ilé Ibọ Akú, quarto existente nos Terreiros Lesé Oriṣa – onde são assentados e cultuados os Esás, dos quartos e dos assentamentos do culto Egúngún, […]

O HUNKỌ: Texto Pai Marcio de Jagum

O HUNKỌ: “Hunkọ”  é uma palavra fon correspondente à expressão yorubá “Ilè Àṣẹ”, que significa quarto sagrado de iniciação, no idioma ewe-fon. É o nome dado ao aposento destinado ao recolhimento daqueles que serão iniciados no Candomblé, ou àqueles já iniciados que cumprirão suas Obrigações periódicas. Portanto, só podem ingressar neste pavimento, aqueles que já […]

A mística das antigas brincadeiras infantis. Texto de Mãe Stella.

A mística das antigas brincadeiras infantis Muito me assustou ouvir pela televisão que crianças de apenas quatro anos de idade já estão sendo levadas aos consultórios médicos com: dores nos músculos, articulações e nervos decorrentes de esforços repetitivos pelo uso excessivo e sem disciplina de aparelhos eletrônicos; dores na coluna por uso de sapatos inadequados […]

O POVO DE RUA

O POVO DE RUA Denise Zenicola Canto, dança e batuque no laser Um homem com as mãos no ar e uma mulher com as mãos nas cadeiras dançando um em direção ao outro ( RUGENDAS). Eram muitos os dias santos que, somados aos domingos, passavam de cem, restando para o trabalho, um ano útil de […]

O POVO DE RUA

O POVO DE RUA Denise Zenicola (Carlos Castaneda) * Rua Direita, no Rio de Janeiro, de Johan Moritz Rugendas, Itatiais, 3a div., p. 13. Os espaços públicos no Rio de Janeiro do século XIX funcionavam como pontos de convergência – espaços dinâmicos de suporte de artes performáticas.  As praças e ruas tornavam-se pontos de encontros […]

O POVO DE RUA

O POVO DE RUA Denise Zenicola Esta jornada de trabalho repetia-se de seis a sete dias por semana sendo respeitados, por poucos donos de escravos, os domingos e feriados de direito oficial. As ruas ficavam apinhadas de escravos que tentavam de todas as formas possíveis vender seus produtos.   Graham define bem esta situação  …“Esse padrão […]

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