Arquivo por mês: fevereiro 2014

fev 28 2014

Mais um livro, mais um presente. Texto de Mãe Stella

mae Stela

Mais um livro,  mais um presente   Foi assim que meus filhos escreveram no início do convite para o lançamento  do próximo livro que estarei entregando ao público. Se permitir que a colocação da referida chamada fosse colocada, foi porque, na verdade, considero que editar mais um livro é, sim, um grande presente. Um grande …

Continue lendo »

fev 26 2014

Para não acabar na quarta-feira. Jaime Mitropoulos. Procurador da República. Procurador Regional dos Direitos do Cidadão

carnaval

    Para não acabar na quarta-feira. Engana-se quem pensa que a marcha civilizatória é um conjunto de fatos espalhados ao léu. Não faz muito tempo li um artigo chamando a atenção para o encolhimento da ala das baianas de nossas escolas de samba, espremidas entre gigantes carros alegóricos e o patrulhamento religioso. Dias depois …

Continue lendo »

fev 24 2014

O QUARTO DE JOGO (IYÀRÁ D´IFÁ): Texto de Pai Marcio de Jagum

merindilogun

O QUARTO DE JOGO (IYÀRÁ D´IFÁ):   O quarto onde são realizadas as consultas oraculares, mais conhecido na linguagem dos Candomblés como “quarto de jogo”, é um ambiente intimista. Ali, consulente e consultor têm diante de si o Oráculo, através do qual as divindades irão falar. Prognósticos, recomendações e revelações são então descortinadas através do …

Continue lendo »

fev 19 2014

O ILÉ IBỌ AKÚ: Texto de Pai Marcio de Jagum

baba egun

O ILÉ IBỌ AKÚ:   A Casa da Morada da Morte, ou a Casa de Adoração dos Mortos, é um local reservado nos Terreiros de Candomblé. É importante diferenciar o Ilé Ibọ Akú, quarto existente nos Terreiros Lesé Oriṣa – onde são assentados e cultuados os Esás, dos quartos e dos assentamentos do culto Egúngún, …

Continue lendo »

fev 16 2014

O HUNKỌ: Texto Pai Marcio de Jagum

yawo

O HUNKỌ:   “Hunkọ”  é uma palavra fon correspondente à expressão yorubá “Ilè Àṣẹ”, que significa quarto sagrado de iniciação, no idioma ewe-fon. É o nome dado ao aposento destinado ao recolhimento daqueles que serão iniciados no Candomblé, ou àqueles já iniciados que cumprirão suas Obrigações periódicas. Portanto, só podem ingressar neste pavimento, aqueles que …

Continue lendo »

fev 13 2014

A mística das antigas brincadeiras infantis. Texto de Mãe Stella.

mae Stela

A mística das antigas brincadeiras infantis  Muito me assustou ouvir pela televisão que crianças de apenas quatro anos de idade já estão sendo levadas aos consultórios médicos com: dores nos músculos, articulações e nervos decorrentes de esforços repetitivos pelo uso excessivo e sem disciplina de aparelhos eletrônicos; dores na coluna por uso de sapatos inadequados …

Continue lendo »

fev 10 2014

O POVO DE RUA

escravos 5

O POVO DE RUA Denise Zenicola III – E agora, José? Com o tempo as  liteiras e carros de bois entraram em desuso; o trânsito aumentou trazendo pouco a pouco mais movimento.  A cidade tornou-se um cenário diferente, mais frenético e com barulhos diferentes. Passaram-se os anos e o Rio “a maior concentração urbana de …

Continue lendo »

fev 07 2014

O POVO DE RUA

escravos 4

O POVO DE RUA Denise Zenicola   Canto, dança e batuque no laser Um homem com as mãos no ar e uma mulher com as mãos nas cadeiras dançando um em direção ao outro ( RUGENDAS).  Eram muitos os dias santos que, somados aos domingos, passavam de cem, restando para o trabalho, um ano útil …

Continue lendo »

fev 05 2014

O POVO DE RUA

escravos 3

O POVO DE RUA Denise Zenicola       II –   O espetacular no cotidiano                                             “…um espaço que é bom para se estar nele.”                             -*                              (Carlos Castaneda)                                                   * Rua Direita, no Rio de Janeiro, …

Continue lendo »

fev 03 2014

5o Presente de Yemonjá de São Gonçalo – RJ 09/02/14

iemanja

O blog ori convida  todos os irmãos e simpatizantes das religiões de matriz africana a participar do 5o Presente de Yemonjá, no dia 09 de fevereiro de 2014 a partir 10:00h, na Praia das Pedrinhas em São Gonçalo – Rio de Janeiro. Venha de branco e traga um flor para Yemonjá. Teremos várias atrações musicais e …

Continue lendo »

Posts mais antigos «