Arquivo por mês: dezembro 2014

dez 31 2014

ọ́dún titun – ano novo. Pai Marcio de jagun

candomblé

  ọ́dún titun – ano novo De acordo com o complexo Cultural e Religioso Yorùbá, cada pessoa escolhe sua própria cabeça (orí), bem como seu destino (odù), antes de nascer. Além disso, acredita-se que descendemos de nosso Òrìṣà, por isso o Candomblé é considerado uma Religião de culto ancestral. Portanto, temos que nossa cabeça e …

Continue lendo »

dez 24 2014

Centenários Negros: Joãozinho da Goméia.

gomeia

Depois de 1933 o Candomblé nunca mais seria visto da mesma maneira. Foi nesse ano que João Alves de Torres Filho, o Joãozinho da Goméia, foi iniciado na religião pela tradição Angola. O garoto nascido em 27 de março de 1914, na cidade de Inhambupe, a 153 quilômetros de Salvador, Bahia, foi dono de personalidade …

Continue lendo »

dez 17 2014

O Natal e suas diversas famílias. Valnizia Pereira Bianch, Ialorixá do Terreiro do Cobre

Mae-Val-3-300x200

  O Natal e suas diversas famílias   Valnizia Pereira Bianch Ialorixá do Terreiro do Cobre     Começo a colaborar com este jornal no período próximo ao Natal, festa cristã que reúne as famílias. Quando eu era criança, Papai Noel quase nunca passava pela minha janela. Infelizmente, quando se comemora o nascimento de Cristo …

Continue lendo »

dez 16 2014

Festival Oxum Rio Ijexá, 2014

rio ijexa

dez 11 2014

Mãe Valnizia de Ayrá escreverá artigos para A TARDE.

Mae-Val-3-300x200

    Mãe Valnizia de Ayrá escreverá artigos para A TARDE.     A partir do próximo dia 17, a ialorixá Valnízia Pereira de Oliveira passa a assinar, mensalmente, artigos nas páginas de Opinião de A TARDE. Dessa forma fica mantido o espaço para a abordagem de questões diversas sob o ponto de vista do …

Continue lendo »

dez 11 2014

Papa Francisco e Mãe Beata abençoarão o Rio de Janeiro

maebeataepapa

      Papa Francisco e Mãe Beata abençoarão o Rio de Janeiro   Por: Pai Paulo de Oxalá em 05/12/14     A cidade maravilhosa completará 450 anos em 2015, mas as comemorações já estão sendo antecipadas pelo Comitê Rio 450. Formado por um grupo seleto de especialistas em administração, publicidade, arquitetura, direito e jornalismo. …

Continue lendo »

dez 05 2014

Pedra de Xangô é tema de aula pública em Cajazeiras

pedra de xango

  Pedra de Xangô é tema de aula pública em Cajazeiras   “O que significa Xangô? Na África, era o rei de Oyo, delegado por deus olorum para ser o rei da justiça, dos astros, das pedreiras, de uma terra que era habitada por negros”, respondeu Mãe Iara de Oxum, da Associação Pássaro das Águas, …

Continue lendo »

dez 03 2014

Pedra de Xangô, em Cajazeiras, será tema de aula pública hoje, 03/12/2014

pedra de xango

  Pedra de Xangô, em Cajazeiras, será tema de aula pública     Nesta quarta-feira (03), às 14h, o Centro de Memória da Bahia (CMB) realizará a aula pública “Pedra de Xangô – Nzazi – Sobô – território sagrado”, no monumento, situado no bairro de Cajazeiras X, em Salvador. Proferida pela professora e pesquisadora, Maria …

Continue lendo »