«

»

ago 14 2014

Coquetel de lançamento do coletivo Mulheres de Raça. 20 agosto 2014

 

evento mulheres

Coquetel de lançamento do coletivo Mulheres de Raça

A Coordenadoria Especial de Promoção das Políticas de Igualdade Racial-CEPPIR/RJ é um órgão vinculado à Secretaria de Governo da Prefeitura do Rio de Janeiro e tem como propósito promover políticas públicas e ações afirmativas voltadas à igualdade racial. Entre suas diversas ações, a CEPPIR com o apoio do CDURP tem atuado junto à rede de afroempreendedores cariocas da Região Portuária e incentivado atividades que valorizam a diversidade cultural e étnico-racial na cidade do Rio de Janeiro.

No sentido de fortalecer e ampliar estas ações, no dia 20 de agosto acontecerá o evento MULHERES DE RAÇA, em comemoração pelo dia da Mulher afro-latino-americana e caribenha. Para homenagear tantas mulheres que tecem nossa história, convidamos artistas de todas as áreas para mostrar seus trabalhos em uma noite festiva que vai unir cores, sons e movimentos. A mostra terá por objetivo abrir espaço para que sejam divulgados trabalhos produzidos em torno da temática étnico-racial ou que explorem o tema da diversidade cultural em várias linguagens.

A proposta é promover um grande encontro entre artistas, a fim de divulgar seus trabalhos, promover a troca de ideias, contatos e dar visibilidade a novos talentos que se revelam a cada dia. Além da mostra de artes, o evento contará com o lançamento do livro da escritora angolana Isabel Ferreira “Leito do Silêncio”, ilustrado pela artista plástica carioca Elenira Vasconcelos, portal Cores do Rio, Sarau Preto-Mobaça e convidados, produtos de afroempreendedorismo e performance de dança.

 

Evento MULHERES DE RAÇA

Data:  20  de agosto de 2014 – quarta-feira

Local: Centro Cultural José Bonifácio, 80 – Gamboa,  Rio de Janeiro

Contato: 98909 1541 ou 98909 1540

 

 

 

 

 

Sobre o autor

tomeje

Axé à todos. Sou o Tomeje. Iniciado em 27 de outubro de 1987 para o Orixa Ogun. Desde que conheci a religião dos Orixás eu sempre me preocupei em apreender qual a função da religião e da religiosidade na vida das pessoas. Eu quero entender como isso funciona. Como a religião e a religiosidade formam a fé de alguém. São muito anos de perguntas, muitos questionamentos pessoais e poucas respostas e creio que seguirei assim, aprendendo sempre.
Agora, graças a essa nova tecnologia, tenho uma oportunidade de interagir e trocar experiencias e vivencias dentro da religião e assim aprender uns com os outros. Eu mais que vcs, com certeza, aprendo a cada pergunta.
Eu tento compreender a nossa religião pensando sempre numa comunidade que se ajuda mutuamente. E não é diferente neste meio de comunicação, que assim como os livros, discos, cadernos, fitas, dvd's e outras ferramentas de divulgação de conhecimentos, este blog é somente mais uma forma de comunicação.
Porém este nova possibilidade não deve ser pressuposto para descuidarmos do aprendizado com nossos mais velhos nas roças, no seu dia a dia. Ainda que por vezes seja difícil, eu aprendi que é na roça que se vive a realidade da religião.
Meu trabalho aqui é muito mais do que só falar e responder questionamentos a cerca da religiosidade. Meu objetivo é promover a discussão de assuntos que nos afetam direta ou inderetamente, é lembra-los que somos parte do TODO, que somos uma só comunidade e que o indivíduo, apesar de dos seus anseios pessoais, está inserido numa família de axé e, neste contexto, quanto mais se pensa coletivamente, mais o individuo se fortalece.
Candomblé só se faz no coletivo.
Sejam todos muito bem vindo a este projeto e que nossos queridos Orixas nos encaminhem sempre no melhor destino. Axé, Tomeje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>