Nota Pública – Casa de Oxumarê

Nos últimos anos, observamos que os dogmas do candomblé, em especial da Casa de Oxumarê, vêm sendo deturpados por pessoas não ligadas a Casa de Oxumarê e, lamentavelmente, também por alguns Terreiros ramificados, criando divergências com a religiosidade praticada na Casa Matriz. Este fato, com toda certeza poderá comprometer a perpetuação da religiosidade difundida pela Casa de Oxumarê, remete-la a estereótipos negativos e sobre tudo fomentar o preconceito e a intolerância religiosa.
Pela ânsia, ambição, status, dentre outras variáveis, algumas pessoas estão modificando rituais, desrespeitando tradições e dogmas.
Na incansável tentativa de combater esses excessos e abusos constantes, atuamos na difusão de valores e princípios através de nossas periódicas publicações em redes sociais e diálogos permanentes, mantidos entre a alta cúpula da Casa de Oxumarê com seus descendentes. Lamentavelmente, mesmo diante de tanto compromisso pela manutenção dos valores referidos, ainda não logramos o êxito almejado.
Por intermédio da herança ancestral somos comprometidos com nossa religiosidade e, persistentes, não deixaremos de atuar, não seremos coniventes com erros e como não poderia ser diferente, respeitando os ensinamentos e exemplos dos que nos antecederam e mesmo diante das dificuldades ora enfrentadas, perpetuaremos nossas ações em nome da preservação do Axé.
É mister ressaltar que envidaremos todos os esforços necessários para combater aqueles se apropriam do nome de nossa instituição religiosa e não possuem vinculo algum com nosso Axé, tomando as medidas necessárias e cabíveis à espécie. No intuito de pacificar os corações dos sérios representantes do nosso Axé, e preservar futuros iniciados dentro de candomblé de prováveis enganos, após as devidas análises, as casas descendentes serão publicamente reconhecidas pela Casa de Oxumarê, e vão constar em um rol explicito, de fácil consulta inclusive virtual.
Por oportuno, cumpre-nos informar, que será criando uma Ordem de caráter religioso com o objetivo de resguardar os nossos dogmas, posicionar-se frente a sociedade em relação a determinados questionamentos, produzir escritas sobre nossas religiosidades da Casa de Oxumarê, dentre outras funções. Dentro desta ordem constará uma comissão de ética que se encarregará de julgar os casos desobediência, excessos e abusos envolvendo os descendentes deste Axé multissecular, ficando também em sua incumbência analisar os Casos que que por ventura exijam exclusão do seio familiar de nosso Axé.
A Casa de Oxumarê, sendo um dos terreiros de candomblé mais antigos do Brasil, registrado como patrimônio histórico e cultural da nação, não pode ser negligente e fazer de conta que não tem conhecimento de determinados fatos que comprometem a continuidade de nossas tradições. Se calar mediante a fatos que alteram a essência dos fundamentos deixados por nossos ancestrais é ser conivente com os erros e descompromissados com a sociedade que tantos nos preocupamos e temos a missão de zelar.
Nosso compromisso não é somente com a sociedade religiosa atual, somos engajados em manter viva a religiosidade e cultura de nossos antepassados que enfrentaram a escravidão, o massacre cultural e religioso, em uma época que era extremamente proibido qualquer manifestação cultural e religiosa por africanos ou afrodescendentes. Manter viva a crença dos nossos ancestrais, que, eram presos, torturados e ainda expostos a uma série de humilhações , com os que foram obrigados a andar com os atabaques na cabeça até a delegacia para que as elites racistas tivessem a oportunidade de colocar toda a sua intolerância e preconceito para fora; com aqueles que para manter viva sua fé, em muitos momentos abdicaram do próprio alimento e mesmo com fome, tiveram forças para edificar e perpetuar os dogmas da Casa de Oxumarê, templo este, que é sinônimo de resistência e preserva um legado religioso e cultural em suas edificações.

Casa de Oxumarê
Tradição Ancestral com compromisso Social

Fale Conosco