Dia Nacional da Umbanda será marcado pela luta contra intolerância religiosa

Um gás na comemoração pelo dia da umbanda. Assim
​ ​o Movimento Umbanda do Amanhã (MUDA) recebeu a notícia que o prefeito do Rio, Eduardo Paes, publicou decreto que declara a umbanda como patrimônio cultural de natureza imaterial da cidade. O movimento realizará no dia 15 de novembro, às 15h, uma sessão em comemoração ao Dia Nacional da Umbanda. Mais de 300 umbandistas de vários estados são esperados para o ato. Os religiosos se preocupam com o aumento do número de casos de intolerância religiosa, principalmente no Rio, nos últimos meses.

De acordo com o presidente do Muda, Marco Xavier, “Este decreto do prefeito Eduardo Paes é muito significativo para a Umbanda. Vemos com muita preocupação a eleição do bispo licenciado da Igreja Universal, Marcelo Crivela. A nossa maior luta contra intolerância religiosa tem a ver com a igreja dele. A TV Record demoniza em vários programas a nossa fé. Especialmente, no programa “Fala que eu te escuto”, diversos pastores de utilizam de uma concessão pública para atacar a nossa crença. O nosso estado é laico. O MUDA será incansável, como sempre foi, na luta contra a intolerância religiosa”, afirma.

Marco Xavier, que também é sacerdote da Tenda Espírita Caboclo Flecheiro (TECAF), em Santíssimo, Zona Oeste do Rio, diz que fará campanha nas redes sociais do movimento, para impulsionar o cadastro dos terreiros da cidade.

“Precisamos mostrar quanto somos, que temos força. Faremos uma campanha na rede para o cadastro de todos os terreiros do Rio. Queremos garantia que esta será uma política pública que não será engolida por interesses políticos ou religiosos”, ressalta.

A gira em comemoração será realizada na sede do MUDA na rua Maria Emília, 136, no Centro de São João de Meriti.

Fale Conosco