Ekiti.

EKITI:

Ekiti ainda existe hoje no sudoeste da Nigéria. Sua capital chama-se Ado. A região é conhecida pelos montes rochosos e de difícil acesso. Segundo alguns lingüistas, o próprio nome “Ekiti”, significaria “montanha esplendorosa”.

Nos primórdios, a região de Ekiti fora ocupada pelos ilesuns, que já falavam o yorubá e cultuavam apenas um deus: a Terra. Os ilesuns acreditavam que ali era o lugar aonde o mundo teria sido criado.

Em Ekiti, existe uma história local que narra a conquista daquele lugar. Segundo a tradição oral, um dos filhos de Odudua, por nome Ewi, que tinha fama de grande orador, partiu de Ilê Ifé para o Benin, acompanhando Oranian; até que os dois se desentenderam e os grupos se separaram. Os fiéis a Ewi seguiram e se espalharam em direção ao noroeste. Ewi faleceu, mas foi substituído por outros chefes que passaram a usar seu nome.

Foi o Ewi Awamaro quem se fixou em Ado, no Ekiti. Mas para isso, teve que enfrentar e subjugar o governante local dos ilesuns: Elesun.

Os descendentes de Awamaro fizeram a região crescer e ampliaram o pequeno território de Ekiti, englobando várias pequenas tribos vizinhas. Contudo, já no século XV, quando essa expansão ameaçou as terras de Ikerre (uma cidade a 16km de Ado), o Obá de Ikerre pediu ajuda ao Benin. Os exércitos benins venceram a batalha e dominaram Ikerre, em vez do Ewi de Ekiti.

Ekiti era formada por cerca de 16 reinos, cada qual com aproximadamente 30 Km de diâmetro. Todos, se diziam descendentes de Ifé.

Com o passar dos anos e com o entrelaçamento das culturas e crenças, Ekiti recebeu as mesmas influências de Ifé, assim como de outras grandes cidades próximas. Por isso Ekiti é considerada parte do chamado grande iorubo.

Em Ado Ekiti era cultuado o Orixá Olookè (dono e senhor das montanhas). Olookè é reconhecido como o mestre de todos os eborás das montanhas (os Okè).

Segundo o itan do Odú Ofun-Mejí, Olookè foi a montanha que se ergueu do mar, tornando-se a primeira ligação entre o orun e o aiye.

José Firmino dos Santos, mais conhecido como “Tio Firmo” (Babá Irufá), um dos fundadores do “Terreiro Olorokê” de Salvador, seria originário da cidade de Ilesa, pertencente à região de Ekiti.

Já a divindade Oxum, era cultuada em outras localidades de Ekiti, como em Ijesa e na cidade de Efon. Por incluir-se na área de Ekiti, o local foi chamado de Ekiti Efon.

******************************

Rio, 14/12/11.

Fale Conosco