Seja vem vinda Andressa, sobre esse tema a minha posição/convicçãocontinua a mesma. Hoje saiu uma pesquisa que mostra um aumento…
jan 10
Axé à todos. Sou o Tomeje. Iniciado em 27 de outubro de 1987 para o Orixa Ogun. Desde que conheci a religião dos Orixás eu sempre me preocupei em apreender qual a função da religião e da religiosidade na vida das pessoas. Eu quero entender como isso funciona. Como a religião e a religiosidade formam a fé de alguém. São muito anos de perguntas, muitos questionamentos pessoais e poucas respostas e creio que seguirei assim, aprendendo sempre.
Agora, graças a essa nova tecnologia, tenho uma oportunidade de interagir e trocar experiencias e vivencias dentro da religião e assim aprender uns com os outros. Eu mais que vcs, com certeza, aprendo a cada pergunta.
Eu tento compreender a nossa religião pensando sempre numa comunidade que se ajuda mutuamente. E não é diferente neste meio de comunicação, que assim como os livros, discos, cadernos, fitas, dvd's e outras ferramentas de divulgação de conhecimentos, este blog é somente mais uma forma de comunicação.
Porém este nova possibilidade não deve ser pressuposto para descuidarmos do aprendizado com nossos mais velhos nas roças, no seu dia a dia. Ainda que por vezes seja difícil, eu aprendi que é na roça que se vive a realidade da religião.
Meu trabalho aqui é muito mais do que só falar e responder questionamentos a cerca da religiosidade. Meu objetivo é promover a discussão de assuntos que nos afetam direta ou inderetamente, é lembra-los que somos parte do TODO, que somos uma só comunidade e que o indivíduo, apesar de dos seus anseios pessoais, está inserido numa família de axé e, neste contexto, quanto mais se pensa coletivamente, mais o individuo se fortalece.
Candomblé só se faz no coletivo.
Sejam todos muito bem vindo a este projeto e que nossos queridos Orixas nos encaminhem sempre no melhor destino. Axé, Tomeje.
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Seja vem vinda Andressa, sobre esse tema a minha posição/convicçãocontinua a mesma. Hoje saiu uma pesquisa que mostra um aumento…
Boa noite A homossexualidade sempre foi aceita nos terreiros , mas não desreipeitamos os dogmas, os fundamentos, inclusive sou uma…
Olá. RCG. Quem bom conversar novamente contigo. Além do blog, eu tenho feito toda 4ª-feira as 20h30min um ao vivo…
Boa noite, Como o senhor está? Saiba que sempre lembro do senhor. E as vezes leio o blog em silêncio.…
Lais, bom dia. Desculpe tanta demora. Mas tive um grave problema com o blog e ficamos sem acesso durante todo…
© 2023 Blog Ori.
Feito com por Temas Graphene.
6 comentários
Pular para o formulário de comentário
Pai,
Gostaria de saber se é possivel,uma pessoa ser feita de yawo e depois descobrir que essa pessoa é ekedy. E se for possivel, o que se deve ser feito?
Autor
Roberta, seja bem vinda. Irmã, a condição básica pra que algupem seja iniciada é a manifestação do Orixa. Para que não tenhamos “surpresas” como esta, é que existe o tempo de abian. É no tempo de abian é que se verifica se a pessoa manifesta orixa ou não. Se alguém foi iniciada e nunca manifestou orixa, esta pessoa deve ser confirmada ekedji e viver a vida e ser feliz com seu orixa, simples assim, ok? rsrsrsrs. Seja feliz sempre. Tomeje
Olá Tomeje,
Motumbá!
Não sabia que estava atuante na internet, acompanhava vc no site ocandomblé e você foi abrir sua roça.
Suas respostas sempre foram as melhores lá.
Também sou iniciado para ogum há 21 anos.
Seguinte queria trocar uma idéias por email, seria possível?
Aguardo
Motumbá
Autor
Ron seja bem vindo. Eu sai do ocandomblé em 2011 por que não dava pra conciliar tantos afazeres. Olha, irmão eu fico feliz em ajudar e agradeço o carinho das palavras, mas eu procuro ajudar aqui no blog, não respondo pelo email. Desculpe???? Asé e felicidades, Baba Tomeje.
Ok, babá.
Precisava conversar coisas que não cabem no blog.
Mas, tenho prazer em lhe acompanhar por aqui …
Autor
Ron espero que vc compreenda a minha posição, ok? O atendimento via email ou outro canal demandaria um tempo muito grande, são muitas pessoas que pedem este tipo de ajuda e eu não teria como realizar isso. Mas o que eu puder ajudar aqui, estarei a sua disposição. Baba Tomeje