Material retirado do site abaixo. Indico uma visita ao site, é uma boa fonte de informações. Axé Tomeje.
Olá meus Irmãos! Bora pra mais um Papo de Terreiro? E o assunto agora é: APETRECHOS RITUALISTICOS – FAVA DE ARIDAN
Aridan, àrìdan ou aridam é o nome de uma arvore de origem africana, cultivada no Brasil que produz frutos com o mesmo nome, seu nome científico é tetrepleura ou tetraptera
.
Fava de aridan como é chamado pelo povo de santo é um fruto sagrado “ewe orixa” que entra na maioria dos rituais do candomblé, principalmente nos ritos de odu ejé, sasanha, abô e assentamento de orixá como exu, ogum, obaluaye, oxum, xango e outros a depender do oro axé.
No sentido de proteger o terreiros e os filhos de santo contra as mazelas e feitiços, são colocadas favas de aridan em quase todos os ibas orixás e na preparação de pós, chamados de pó de pemba, efun ou atin e soprado pela iyamorô ou iyalorixa em todo compartimento do ile axé.
Segundo verger este mesmo vegetal tem o mesmo nome na África e um vasto uso nos rituais, principalmente em trabalhos benéficos para combates de bruxarias praticadas pelas feiticeiras africanas (Ìyàmi), principalmente para livrar pessoas que estão sobre efeito malévolo dessas entidades “trabalho para enlouquecer alguém”, ou mesmo na iniciação para tornar-se Ìyàmi.
A fava de àrìdan ( Aridan, Alidan, Kiaka, Angulu, Munyegenye e etc…). Há de fato uma infinidade de nomes usados para esta fava.
A Fava consiste em um envólucro que protege as sementes e em algumas espécies são usadas ainda verdes como leguminosas em outros espera-se que amadureçam e sequem para serem trituradas ou delas serem retiradas suas sementes.
Esta fava é muito conhecida no Candomblé Brasil pois faz parte indispensável do Ritual iniciático de qualquer neófito.
Seu uso é exatamente no sentido da proteção que vai efetuar ao inicado quando misturada claro a outras no preparo do pó sagrado que também irá receber em cada vertente seu nome específico como (atín).
Estes pós vistos como sagrados dentro da cultura religiosa servem para criar um fechamento do corpo mediúnico colocando o então iniciado em estado de alteração necessária para seu estado de transe mediúnico com seu Òrìsà.
A fava de àrìdan termo (Yorùbá) no sudoeste da Nigéria também conhecida no Congo como, kiaka. Na África Central, provem de uma árvore robusta e perene de cerca de 30metros de altura, tem na cor um cinza / marrom, liso / casca áspera, A flor é amarela / rosa e branco, a fruta tem cor castanho escura, quatro frutos alados e é geralmente encontrada na floresta de várzea da África tropical.
O fruto é constituído por uma polpa carnosa, com pequenas sementes marrom/escuro. A fruta possui uma fragrância, caracteristicamente picante e odor aromático, o que é atribuído à sua propriedade repelente de insetos. É usado como especiarias e aroma (exóticos aromas tropicais). Também é útil no tratamento de convulsões, hanseníase, inflamação e dores reumatoide.
Nas atividades farmacológicas são encontrados no tratamento de várias doenças cardiovascular, neuromuscular, hipotensor, anticonvulsivantes, controle de esquistossomose, anti-ulcerosa, anti-inflamatório, hipoglicemiante, antimicrobiana.
Esta planta tem sido explorada na formulação dos frutos secos em pó da planta. Assim, as ervas secas em pó foram formuladas em bases de sabão utilizando óleo de dendê, manteiga de karité e misturas das duas bases.
Os sabonetes formulados foram avaliados para propriedades organolépticas e capacidade de formação de espuma. Sabonetes com a mistura das duas bases eram de melhor qualidade do que aqueles com a base individual. Incorporação de materiais vegetais em pó influenciou tanto a propriedade de formação de espuma e a dureza dos sabões.
A qualidade nutricional dos frutos secos do àrìdan usado como tempero, foi avaliada. A casca do fruto, polpa e sementes continha quantidades variadas de nutrientes, como proteínas, lipídios e minerais, que são comparáveis e alguns foram até mesmo superiores especiarias populares, tais como pimentão, cebola, curry e gengibre. Na parte oriental da Nigéria, as frutas são usadas para preparar sopas para as mães a partir do primeiro dia da entrega para evitar a contração pós-parto. Ele é usado na preparação da sopa de pimenta em partes do sul da Nigéria. As frutas também contêm ácidos caféico e carboidratos.
A fava de àrìdan combinado com outras plantas psicoativas, como a noz-moscada, dandá, orogbo, obi, reduzidas a pó é usado para afastar maus fluidos, atrair forças benfazejas e em rituais de cura, no fechamento de corpo e na feitura de santo, por meio de cortes no peito, braço, costas, pés, testa e língua, onde é colocado o pó. Seria o atín agindo como cicatrizante.
Nos rituais de Orixá, nada se faz sem o uso dessa poderosa fava, que é utilizada desde os tempos mais remotos, por sacerdotes das diversas regiões da África.
A Aridan é muito conhecido do povo de Candomblé por ser talvez a mais sagrada de todas as favas de utilidade religiosa, mesmo Exú leva essa fava em seu assentamento, e jamais se faz matança para Orixá sem que ela esteja presente dentro do Ibá Orixá.
Sua utilidade como disse acima, serve tanto para o encantamento como para a proteção da pessoa e da casa. Nessa utilização, essa fava corta os males feitos por feiticeiros e impede até mesmo que o mal olhado atinja a pessoa, sua casa ou seu local de trabalho.
Apesar de ter tantas utilidades, ela não é posta na cabeça da pessoa, cabendo essa utilidade apenas ao obi e ao orobô. Em caso a pessoa ser perseguida por inimigos, basta que se mantenha essa fava dentro de casa ou escritório, pronunciando as palavras litúrgicas para que ela mantenha o ambiente salutar e afastar toda a energia negativa.
Sua utilização dentro do Candomblé é universal, sendo que todas as nações a utilizam e praticamente da mesma forma. Apenas ressalto que somente um sacerdote devidamente preparado pode utilizar essa ou qualquer outra fava nos rituais litúrgicos.
Chegamos ao fim.Curtiram? deixem suas opiniões.
Não esqueçam de curtir a nossa página -> Papo de Terreiro e manter-se informado!
forte abraço!
Asé!
21 comentários
Pular para o formulário de comentário
Nelson eu preciso ter contato com voce assunto o imovel que era da tua irma que voce foi oprocurador da venda preciso de voce para fazer a escritura .aguardo contato A Benca Pai Tomoge
Autor
Juliana, de que imóvel vc está falando? Me passe um email válido que eu entrarei em contato contigo. Axé e que Ogum nos abençoe. Tomeje.
Baba tomege motumba mt obrigaddo indicame a o ile baba tonican,estou me preparando para ir conhece eu moro em outra cidade,no texto se diz que a fava de aridan espanta energia negativa do ambiente e se pronucia algo o senhor saberia me dizer?agradeço blog ori por esse lindos ensinamentos ase
Autor
Dofonitinha, a nossa Ya, minha e do Tonican, Ya Gisele omindarewa, faleceu ontem, mande um abraço e um axé para ele por favor. Sobre o aridan……. rsrsrsrsrsrs sabidinha !!!!!! Os encantamentos são vários e cada um a seu tempo e de acordo com a necessidade. Aridan e sagrado e dedicado a todos os Orixás, e os encantamentos dependem de uma serie de fatores. Mas posso te garantir minha querida, para se pronunciar um encantamento, muito mais importante que saber o que dizer, pois não existem palavras mágicas, e saber e ter condições morais de pronunciar estes encantos. Portanto o meu conselho e que vc cuide da sua palavra, do seu axé e da sua conduta, seja sempre merecedora de um dia pronunciar encantamentos. Axé e felicidades. Tomeje.
baba tomeje Motumba depois que fui iniciada eu passei a senti uma vibração nas mãos e pernas,uns arrepios durante o dia e a noite,a alguns meses atrás eu comecei a ter uma tontura dentro de casa e na rua,que eu devo fazer? Obrigada pela ajuda ase
Autor
Dofonitinha, seja bem vinda. E importante que vc relate isso ao seu pai ou mãe para que ele possa jogar e ver o que esta acontecendo, isso não [e normal e só o jogo pode revelar a causa, ok. Axe, Tomeje.
Muito obrigado,motumba sinto mt por ya omindarewa ter falecido estou triste,nao tive a oportunidade de conhecela pessoalmente,mas sei que seu ase e sua yemonja nunca sera esquecida,sobre a fava eu entendo depende se eu realmente preciso e minha idade de santo para certos fundamento,foi so uma curiosidadersrs vou marca um jogo com baba tonican que o senhor me indica que eu sei que é um ile sério muito ase e a benção baba tomeje
Boa tarde a todos, e benção Baba Tomeje;
Sou nova aqui, e venho acompanhando o blog.
gostaria de que por favor me informa-se o endereço de sua casa, pois tenho passado por muitas coisas que não conseguiria relatar aqui. preciso de ajuda.
Desde já agradeço.
Autor
Seu email é válido? Meu axé fica no RJ. Tomeje
Boa tarde gostaria de tirar umas duvidas com voç se possivel for
Autor
Gabriel seja bem vindo ao blog. Faça suas perguntas, de acordo com o nosso conhecimentos, teremos o prazer de colaborar contigo. Asé e felicidades. Tomeje
Olá! Quais palavras de ritual para utilizar o aridan?
Autor
Dora Liz, seja muito bem vinda ao blog. Vc conhece a fava de Aridan? Sabe para que ela é utilizada? As palavras na cultura Yoruba, assim como em diversas outras culturas e línguas, tem interpretações diferentes e sentidos diferentes a depender da acentuação ou mesmo da forma como como é pronunciada. No caso litúrgico esse tema é muito mais complexo por que envolve não apenas a forma de pronunciar as palavras, mas também a pertinência, a competência e o direito de invocar aquela energia. Não me leia como arrogante ou quem não quer ensinar/passar conhecimento, não é isso. Mas em certos casos o aprendizado só se faz dentro do terreiro no seu tempo e de acordo com a sua possibilidade e necessidade de aprender. Axé e felicidades sempre. Babá Tomeje.
Bom dia sou uma mulher do ogum posso usar a fava de aridam como banho para mau olhado. Teve uma mulher que entrou na minha casa com inveja e olho gordo estou sentindo perdas uso a fava do pescoço para baixo ou ponho tb na cabeça
Autor
Sonia do Ogun, seja bem vinda ao blog. Essa questão de banhos é muito complexa por que a mesma folha que pode ser boa e benéfica para um fiho de Ogun, pode ser um interdito para outro filho do Ogun. Cada cabeça precisa ser cuidada com as folhas adequadas ao momento e necessidades que a pessoa está vivendo. Eu recomendo que vc procure alguém de sua confiança e verifique quais folhas ou ebós são adequados para resolver ou ajudar o seu problema. Temos visto um monte de sacerdotes dando receitas para tudo quanto é problema, nós estamos aqui para ajudar mas não nos colocamos nesta função de indicar ou receitar sem antes saber o real motivo ou necessidade da Cabeça da pessoa. desculpe não poder ajudar. Axé e felicidades sempre, Babá Tomeje.
bom dia
.. bênça… pai .. como posso fazer para ralar a fava de aridan… desculpe a minha ignorância é que fui ralar e e não consegui…
Autor
Seja vem vindo Sergio. Eu já vi algumas pessoas triturado a fava no pilão e outros usam aqueles raladores de chapa de ferro todo furadinho que se usa para ralar coco. Se a fava estiver úmida ela não rala, deixe a fava bem seca. Axé e felicidades sempre. Babá Tomeje.
Bom dia,
Tudo bem, estou arrumando Ogun mege e, estou precisando arrumar o bará, voce tem material de orientação, apostila de assentamento deste caminho de Ogun ?
Autor
Eduardo, seja bem vindo ao blog. Meu irmão, eu realmente entendi seu pedido? Você quer ajuda, uma apostila para montar um Bara de Ogun e está querendo isso na internet? Você tem consciência do perigo que está correndo????????
Assentar uma energia Orixá é uma cerimônia complexa que requer conhecimentos específicos que só são aprendidos numa boa Casa de Axé. Até pode existir algum manual de como fazer, mas a tradição e o axé só se aprende no terreiro. As folhas, o ato de “moquiar” e ato de esfriar o Orixá só se aprende no terreiro. As folhas e os cânticos, idem.
Você sabe a tradução da palavra Bara????? Você conhece os Bara de Ogun?????
Irmão, não faça isso, não se exponha dessa forma. Procure alguém de sua extrema confiança e peça pra essa pessoa fazer pra você.
Espero ter ajudado, axé e felicidades sempre, babá.
mó tumbá. pode passar a reza do aridan para nós?
Autor
Odé Ou seja bem vinda (o) ao blog. Alguns assuntos nunca devem ser aprendidos na internet. Eu penso que rezas devem ser aprendidas, exclusivamente, mas Casas de axé.
Grande axé e felicidades sempre. Babá Tomeje.