Seja vem vinda Andressa, sobre esse tema a minha posição/convicçãocontinua a mesma. Hoje saiu uma pesquisa que mostra um aumento…
Tomeje
Axé à todos. Sou o Tomeje. Iniciado em 27 de outubro de 1987 para o Orixa Ogun. Desde que conheci a religião dos Orixás eu sempre me preocupei em apreender qual a função da religião e da religiosidade na vida das pessoas. Eu quero entender como isso funciona. Como a religião e a religiosidade formam a fé de alguém. São muito anos de perguntas, muitos questionamentos pessoais e poucas respostas e creio que seguirei assim, aprendendo sempre.
Agora, graças a essa nova tecnologia, tenho uma oportunidade de interagir e trocar experiencias e vivencias dentro da religião e assim aprender uns com os outros. Eu mais que vcs, com certeza, aprendo a cada pergunta.
Eu tento compreender a nossa religião pensando sempre numa comunidade que se ajuda mutuamente. E não é diferente neste meio de comunicação, que assim como os livros, discos, cadernos, fitas, dvd's e outras ferramentas de divulgação de conhecimentos, este blog é somente mais uma forma de comunicação.
Porém este nova possibilidade não deve ser pressuposto para descuidarmos do aprendizado com nossos mais velhos nas roças, no seu dia a dia. Ainda que por vezes seja difícil, eu aprendi que é na roça que se vive a realidade da religião.
Meu trabalho aqui é muito mais do que só falar e responder questionamentos a cerca da religiosidade. Meu objetivo é promover a discussão de assuntos que nos afetam direta ou inderetamente, é lembra-los que somos parte do TODO, que somos uma só comunidade e que o indivíduo, apesar de dos seus anseios pessoais, está inserido numa família de axé e, neste contexto, quanto mais se pensa coletivamente, mais o individuo se fortalece.
Candomblé só se faz no coletivo.
Sejam todos muito bem vindo a este projeto e que nossos queridos Orixas nos encaminhem sempre no melhor destino. Axé, Tomeje.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Posts recentes
Comentários Recentes
- Tomeje em Transexualidade e Cargo de Santo
- Andresa em Transexualidade e Cargo de Santo
- Tomeje em Inovações, descrença, tradição
- RCG em Inovações, descrença, tradição
- Tomeje em Ìkomojade, o batismo no Candomblé.
- Tomeje em CASAL PODE TER O MESMO PAI DE SANTO?
- Tomeje em Qualidades do Orixa Exú
- Lais em Ìkomojade, o batismo no Candomblé.
- Paulo Rogério em CASAL PODE TER O MESMO PAI DE SANTO?
- Marcos em Qualidades do Orixa Exú
Arquivos
Visitantes Pelo Mundo
Boa noite A homossexualidade sempre foi aceita nos terreiros , mas não desreipeitamos os dogmas, os fundamentos, inclusive sou uma…
Olá. RCG. Quem bom conversar novamente contigo. Além do blog, eu tenho feito toda 4ª-feira as 20h30min um ao vivo…
Boa noite, Como o senhor está? Saiba que sempre lembro do senhor. E as vezes leio o blog em silêncio.…
Lais, bom dia. Desculpe tanta demora. Mas tive um grave problema com o blog e ficamos sem acesso durante todo…
7 comentários
Pular para o formulário de comentário
Bom dia !!! Enquanto muitos lutam pra valorização da religião para que sejamos vistos e tratados como merecemos infelizmente existe um grande número de charlatoes que estão destruindo a religião !!! Fico triste com isso e por não ter como lutar contra esse tipo de comportamento!!!! Eu sou iniciada a pouco tempo mas amo Orixá sempre procurei fazer tudo de coração aberto mas hoje estou pensando em deixar a religião por causa de tanta sugeira e impunidade que vivi ! Eu gostaria muito muito mesmo que esse tipo de gente que faz da religião um comércio, uma vitrine do próprio ego fossem impedidas de fazer outra vítima!!!! Devemos olhar um pouco para dentro da região e nos unir para fazer uma limpeza das ervas daninhas , infelizmente o grande inimigo está no nosso meio e destruindo essa beleza toda que é o Candomblé e Umbanda verdadeiros !!! Desculpem o desabafo !!!!
Autor
Maria, seja bem vinda. Peço que seu Orixa lhe de o discernimento necessário para que vc compreenda que sair da religião não vai contribuir para melhorar a nossa religião. Concordo com vc em tudo que vc falou. Eu fui iniciado em uma Casa sem tradição, minha iniciadora foi uma lástima, o tempo de recolhimento foi horrível e a minha saída foi uma piada sem graça. Porém eu sou o Tomeje, filho do meu Pai Márcio de jagum e neto de Babá PC do Axé Oxumare. Vc acha que isso foi porque sou bonito rsrsrsrsrsrsrsrs? Te garanto que não. Eu estudei e estudo muito e falo o que aprendi na tradição religiosa, sou um defensor da tradição e trabalho aqui na net desde 2007 respondendo e ajudando as pessoas dentro do meu limite. Tenho certeza que ao falar tenho uma responsabilidade enorme em transmitir aquilo que seja a tradição e a verdade que trago comigo e que foi me dada por pessoas importantes e sábias, por isso tenho tanta confiança em falar abertamente sobre quase tudo. E aos poucos vou aqui fazendo meu papel de asfixiar estes marmoteiros, por que por mais que existam pessoas que falem e façam besteiras, temos muitos dedicados a desmistificar a falar verdades baseadas na tradição e, contra isso, informação fundamentada, não há como estes marmoteiros se manterem mentindo. Irmã, ao invés de se lamentar e sair da religião, procure uma Casa de tradição, que seja realmente uma boa Casa de axé com raízes definidas e honradas. Estude sua religião e confie no seu Orixa. Não abandone a religião, abandone os maus sacerdotes. Axé, Tomeje
Motumbá, Tomege!gostaria de tirar uma duvida,, por fvor, pode uma pessoa ser de oraminan com oxaguian? Como vi em posts seus de outri blog, oraminan é de enredo com Exu nao é?
Uma feitura para este orixa poderia ser feit.a?tenho tanta duvidas, sepuder me auxiliar agradeco.
Autor
Antonio, seja bem vindo. Muito mais importante do que discutir se pode ou não pode, é discutir que Orminan é um Ogum e como tal, pode vir acompanhado de qualquer outro orixa, inclusive Oxaguian. Quando vejo alguém com esta dúvida, logo penso que a pessoa está usando uma lógica de “certo X errado’ ou Deus X diabo”. Penso isso por que no seu comentário vc cita que Oraminan é ligado a Exú, ok? E me parece que assim vc pensa que isso seria um impedimento a este Ogum vir ligado a Oxaguian, ou seja, uma lógica em que Oxaguian seria Deus e que este Ogum seria o diabo. Acertei na lógica meu irmão?? Por isso eu sempre digo que o importante é discutir o Orixa e não suas qualidades. Outro ponto importante é que vc saiba como se deu a criação do mundo para a nossa religião, porque na nossa concepção de criação de mundo, não temos Exú como opositor de Olodumare (Deus), pelo contrário, Exú é o melhor amigo de Olodumare. Se eu estiver certo, vamos conversar mais? Axé, Tomeje.
Muito Obrigado por responder, Tomege,
Me envergonho, mas sim estas certo, nao fiz uma logica tao sincretizada, mas talvez inconscientemente sim, entre lados opostos. Rs. Fiquei sabendo de alguns q nao pode se fazer oram.inan, mas conheco uma casa que é deste orixa.. tenho muitas duvidas, infelizmente nao sei que lado buscar. Foi me dado esse orixa e nunca fui muito de buscar coisas na internet mas tbm disseram no jogo de buziis que era mekhor fazer o santo antes de ele cobrar, passou a fase de encanto e o tempo passou, pesquisando li das duas cores e umas coisas mais de tal orixa, me pego a assustar por eu estar passando por algo semekhante de pele, e so de um lado, alem de outras coisas,,, gostaria mto de poder ir em algum jogo, mas tem longes e penso nao ser bom o suficienre para o candomble. 🙁
Enfim, por isso a pergutna anterior,,, muito obrugadio, motumba
Autor
Antônio vc mora onde? Talvez eu possa indicar alguém para vc jogar. Mas agora, com estas informações eu achoque está acontecendo outra confusão de sua parte. Vc citou problemas de pele (de um lado só). Isso me levar a crer que vc está falando de Oraniã, se for, é muito diferente de Oraminan. Veja se é isso mesmo. Eu tenho um irmão que é feito do Ogum Oraminan. E lembre-se, Oranian não é orixa de feitura na cabeça de ninguém, ok? Axé, Tomeje.
A carinha era de triste, mas ficou de bravo,,, : (