Ato em defesa da SEPPIR

cd1

7 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • Maria em 15 de outubro de 2015 às 10:09
    • Responder

    Bom dia !!! Enquanto muitos lutam pra valorização da religião para que sejamos vistos e tratados como merecemos infelizmente existe um grande número de charlatoes que estão destruindo a religião !!! Fico triste com isso e por não ter como lutar contra esse tipo de comportamento!!!! Eu sou iniciada a pouco tempo mas amo Orixá sempre procurei fazer tudo de coração aberto mas hoje estou pensando em deixar a religião por causa de tanta sugeira e impunidade que vivi ! Eu gostaria muito muito mesmo que esse tipo de gente que faz da religião um comércio, uma vitrine do próprio ego fossem impedidas de fazer outra vítima!!!! Devemos olhar um pouco para dentro da região e nos unir para fazer uma limpeza das ervas daninhas , infelizmente o grande inimigo está no nosso meio e destruindo essa beleza toda que é o Candomblé e Umbanda verdadeiros !!! Desculpem o desabafo !!!!

    1. Maria, seja bem vinda. Peço que seu Orixa lhe de o discernimento necessário para que vc compreenda que sair da religião não vai contribuir para melhorar a nossa religião. Concordo com vc em tudo que vc falou. Eu fui iniciado em uma Casa sem tradição, minha iniciadora foi uma lástima, o tempo de recolhimento foi horrível e a minha saída foi uma piada sem graça. Porém eu sou o Tomeje, filho do meu Pai Márcio de jagum e neto de Babá PC do Axé Oxumare. Vc acha que isso foi porque sou bonito rsrsrsrsrsrsrsrs? Te garanto que não. Eu estudei e estudo muito e falo o que aprendi na tradição religiosa, sou um defensor da tradição e trabalho aqui na net desde 2007 respondendo e ajudando as pessoas dentro do meu limite. Tenho certeza que ao falar tenho uma responsabilidade enorme em transmitir aquilo que seja a tradição e a verdade que trago comigo e que foi me dada por pessoas importantes e sábias, por isso tenho tanta confiança em falar abertamente sobre quase tudo. E aos poucos vou aqui fazendo meu papel de asfixiar estes marmoteiros, por que por mais que existam pessoas que falem e façam besteiras, temos muitos dedicados a desmistificar a falar verdades baseadas na tradição e, contra isso, informação fundamentada, não há como estes marmoteiros se manterem mentindo. Irmã, ao invés de se lamentar e sair da religião, procure uma Casa de tradição, que seja realmente uma boa Casa de axé com raízes definidas e honradas. Estude sua religião e confie no seu Orixa. Não abandone a religião, abandone os maus sacerdotes. Axé, Tomeje

    • Antonio em 16 de outubro de 2015 às 01:43
    • Responder

    Motumbá, Tomege!gostaria de tirar uma duvida,, por fvor, pode uma pessoa ser de oraminan com oxaguian? Como vi em posts seus de outri blog, oraminan é de enredo com Exu nao é?
    Uma feitura para este orixa poderia ser feit.a?tenho tanta duvidas, sepuder me auxiliar agradeco.

    1. Antonio, seja bem vindo. Muito mais importante do que discutir se pode ou não pode, é discutir que Orminan é um Ogum e como tal, pode vir acompanhado de qualquer outro orixa, inclusive Oxaguian. Quando vejo alguém com esta dúvida, logo penso que a pessoa está usando uma lógica de “certo X errado’ ou Deus X diabo”. Penso isso por que no seu comentário vc cita que Oraminan é ligado a Exú, ok? E me parece que assim vc pensa que isso seria um impedimento a este Ogum vir ligado a Oxaguian, ou seja, uma lógica em que Oxaguian seria Deus e que este Ogum seria o diabo. Acertei na lógica meu irmão?? Por isso eu sempre digo que o importante é discutir o Orixa e não suas qualidades. Outro ponto importante é que vc saiba como se deu a criação do mundo para a nossa religião, porque na nossa concepção de criação de mundo, não temos Exú como opositor de Olodumare (Deus), pelo contrário, Exú é o melhor amigo de Olodumare. Se eu estiver certo, vamos conversar mais? Axé, Tomeje.

    • Antonio em 17 de outubro de 2015 às 02:50
    • Responder

    Muito Obrigado por responder, Tomege,
    Me envergonho, mas sim estas certo, nao fiz uma logica tao sincretizada, mas talvez inconscientemente sim, entre lados opostos. Rs. Fiquei sabendo de alguns q nao pode se fazer oram.inan, mas conheco uma casa que é deste orixa.. tenho muitas duvidas, infelizmente nao sei que lado buscar. Foi me dado esse orixa e nunca fui muito de buscar coisas na internet mas tbm disseram no jogo de buziis que era mekhor fazer o santo antes de ele cobrar, passou a fase de encanto e o tempo passou, pesquisando li das duas cores e umas coisas mais de tal orixa, me pego a assustar por eu estar passando por algo semekhante de pele, e so de um lado, alem de outras coisas,,, gostaria mto de poder ir em algum jogo, mas tem longes e penso nao ser bom o suficienre para o candomble. 🙁
    Enfim, por isso a pergutna anterior,,, muito obrugadio, motumba

    1. Antônio vc mora onde? Talvez eu possa indicar alguém para vc jogar. Mas agora, com estas informações eu achoque está acontecendo outra confusão de sua parte. Vc citou problemas de pele (de um lado só). Isso me levar a crer que vc está falando de Oraniã, se for, é muito diferente de Oraminan. Veja se é isso mesmo. Eu tenho um irmão que é feito do Ogum Oraminan. E lembre-se, Oranian não é orixa de feitura na cabeça de ninguém, ok? Axé, Tomeje.

    • Antonio em 17 de outubro de 2015 às 02:51
    • Responder

    A carinha era de triste, mas ficou de bravo,,, : (

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)