Seja muito bem vinda ao blog, Dominique. Esteja sempre a vontade em perguntar e sugerir. Que tenhamos axé e felicidades.…
maio 24
maio 24
Axé à todos. Sou o Tomeje. Iniciado em 27 de outubro de 1987 para o Orixa Ogun. Desde que conheci a religião dos Orixás eu sempre me preocupei em apreender qual a função da religião e da religiosidade na vida das pessoas. Eu quero entender como isso funciona. Como a religião e a religiosidade formam a fé de alguém. São muito anos de perguntas, muitos questionamentos pessoais e poucas respostas e creio que seguirei assim, aprendendo sempre.
Agora, graças a essa nova tecnologia, tenho uma oportunidade de interagir e trocar experiencias e vivencias dentro da religião e assim aprender uns com os outros. Eu mais que vcs, com certeza, aprendo a cada pergunta.
Eu tento compreender a nossa religião pensando sempre numa comunidade que se ajuda mutuamente. E não é diferente neste meio de comunicação, que assim como os livros, discos, cadernos, fitas, dvd's e outras ferramentas de divulgação de conhecimentos, este blog é somente mais uma forma de comunicação.
Porém este nova possibilidade não deve ser pressuposto para descuidarmos do aprendizado com nossos mais velhos nas roças, no seu dia a dia. Ainda que por vezes seja difícil, eu aprendi que é na roça que se vive a realidade da religião.
Meu trabalho aqui é muito mais do que só falar e responder questionamentos a cerca da religiosidade. Meu objetivo é promover a discussão de assuntos que nos afetam direta ou inderetamente, é lembra-los que somos parte do TODO, que somos uma só comunidade e que o indivíduo, apesar de dos seus anseios pessoais, está inserido numa família de axé e, neste contexto, quanto mais se pensa coletivamente, mais o individuo se fortalece.
Candomblé só se faz no coletivo.
Sejam todos muito bem vindo a este projeto e que nossos queridos Orixas nos encaminhem sempre no melhor destino. Axé, Tomeje.
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Seja muito bem vinda ao blog, Dominique. Esteja sempre a vontade em perguntar e sugerir. Que tenhamos axé e felicidades.…
Gratidão! Ótimo texto e suas respostas aos comentários muito respeitosas.
Bom dia Ariadne, seja bem vinda ao blog. Esse posto de mãe ou pai pequenos com o sacerdote ou sacerdotisa…
Como funciona a questão da mãe pequena? Tô frequentando um lugar em que a mãe grande é casada, mas a…
Sônia, seja bem vinda ao blog. Você fez o certo buscando informações. É está correta Nanã é um Orixá e…
© 2023 Blog Ori.
Feito com por Temas Graphene.
4 comentários
Pular para o formulário de comentário
Boa noite! Gostaria de tirar uma dúvida. …..fiz alguns ebós de limpeza e prosperidade e em seguIda oferendas para Oxum relacionadas à amor……tudo dentro do candomblé Ketu……ja se passaram 50 dias e até agora nada mudou……
Minha Dúvida é qto ao prazo….
Se puderem me ajudar agradeço!
Autor
Sandra, seja bem vinda. Infelizmente algumas pessoa “apresentam” a nossa religião como um balcão de negócios, um mundo mágico onde tudo depende de ebós e imolação de um animal. Todo ebó é bem recebido, desde que devidamente e corretamente feito por alguém realmente habilitado, pelos orixas. Porém não uma certeza de que ebó feito é sinônimo de desejo atendido, certo? Ebó é uma via de mão dupla e nunca será suficiente se a pessoa interessada não fizer a dua parte, ou seja, buscar o seu objetivo. O ebó pode abrir os canais das possibilidades, mas é a pessoa que deve agir em seu benefício e procurar o caminho. Fazer e ficar aguardando não leva a nada. Portanto, não há data limite para “funcionar”. Quem fez seu ebó é de fato um sacerdote? Reconhecido como tal? A Casa é séria? Você confia??????? Você conhece a religião e confia em Orixa?
Vá em frente, dê os passos necessários e o ebó vai te ajudar. Axé e felicidades, Babá Tomeje.
Bom dia
Desejo um conselho na verdade se puderem me ajudar
Sou filha de oxum, pertenço a uma casa e participei de uma festa das Yabas onde vesti meu santo tudo certinho…
Ocorre que todas as filhas de Oxum fizeram um balaio e entregamos numa cachoeira…
Meu problema é que descobri que mexeram no meu balaio.. Eu o arrumei com muito carinho e remexeram mesmo a ponto de saírem falando o que eu pus dentro do balaio para o centro inteiro e com detalhes…
Estou muito desapontada e desejo saber se isso é correto
Pode parecer uma pergunta boba mas estou chateada
Selma
Autor
Selma seja bem vinda e que Oxum de forças e bençãos no teu caminho Te aconselho a conversar diretamente com o dirigente e deixar claro que vc ficou incomodada com isso, de maneira calma e educada. Possivelmente será resolvido com facilidade. Mas é inadimissível que alguém mexa nas coisas dos outros e se já fizeram isso com uma oferenda que é um assunto tão íntimo e pessoal, imagino o que fazem com os demais trabalhos e objetos dos filhos. Converse sim, mas fique atenta por que isso não pe comportamennto de um filho numa casa séria e honesta. Asé, Baba Tomeje.