Carnaval e Religão!?

VOCÊ É A FAVOR, OU É CONTRA A UTILIZAÇÃO DE SÍMBOLOS AFRO RELIGIOSOS NO CARNAVAL?
PARTICIPE DESTE DEBATE NO BLOG DO ORI.
O AUTOR DO MELHOR COMENTÁRIO SERÁ SELECIONADO PARA DISCUTIR O TEMA NO PROGRAMA ORI: blog.ori.net.br
Tomeje
Axé à todos. Sou o Tomeje. Iniciado em 27 de outubro de 1987 para o Orixa Ogun. Desde que conheci a religião dos Orixás eu sempre me preocupei em apreender qual a função da religião e da religiosidade na vida das pessoas. Eu quero entender como isso funciona. Como a religião e a religiosidade formam a fé de alguém. São muito anos de perguntas, muitos questionamentos pessoais e poucas respostas e creio que seguirei assim, aprendendo sempre.
Agora, graças a essa nova tecnologia, tenho uma oportunidade de interagir e trocar experiencias e vivencias dentro da religião e assim aprender uns com os outros. Eu mais que vcs, com certeza, aprendo a cada pergunta.
Eu tento compreender a nossa religião pensando sempre numa comunidade que se ajuda mutuamente. E não é diferente neste meio de comunicação, que assim como os livros, discos, cadernos, fitas, dvd's e outras ferramentas de divulgação de conhecimentos, este blog é somente mais uma forma de comunicação.
Porém este nova possibilidade não deve ser pressuposto para descuidarmos do aprendizado com nossos mais velhos nas roças, no seu dia a dia. Ainda que por vezes seja difícil, eu aprendi que é na roça que se vive a realidade da religião.
Meu trabalho aqui é muito mais do que só falar e responder questionamentos a cerca da religiosidade. Meu objetivo é promover a discussão de assuntos que nos afetam direta ou inderetamente, é lembra-los que somos parte do TODO, que somos uma só comunidade e que o indivíduo, apesar de dos seus anseios pessoais, está inserido numa família de axé e, neste contexto, quanto mais se pensa coletivamente, mais o individuo se fortalece.
Candomblé só se faz no coletivo.
Sejam todos muito bem vindo a este projeto e que nossos queridos Orixas nos encaminhem sempre no melhor destino. Axé, Tomeje.
8 comentários
Pular para o formulário de comentário
Acho que quando é apresentada com respeito como foi o caso da Portela esse ano, não vejo nada demais. Fico muito mais triste quando vou a um terreiro de candomblé e vejo orixás vestidos de carnaval.
Olá, Tomeje! Muito boa questão. Mas talvez a questão maior não seja exatamente ser ser contra ou a favor,pois existe uma pergunta anterior: a quais símbolos religiosos estamos nos referindo, exatamente? Vi representações de símbolos religiosos na Sapucaí este ano de um bom gosto absurdo, e realizados de forma absolutamente adequada – sem ferir os brios de quem é das religiões afro, digamos assim (eu, particularmente, sou do candomblé ). Representações que falavam de nossos deuses, direta ou indiretamente, mas não falavam de fundamentos (e eu penso que esse é o pulo do gato: não o uso dos símbolos, mas o que eles representam). Até mesmo um carro alegórico, em uma escola do grupo especial (quem viu sabe qual é), representava iaôs e, de algum modo, até “expunha” um pouco a “intimidade” desse momento tão especial da iniciação. Mas o caso é que quem não conhece a religião por dentro, nem se dá conta! Enfim, acho que devemos tomar o cuidado de não assumir a mesma postura de quem exigiu que o Cristo católico de Joãosinho Trinta fosse proibido de sair na avenida, anos atrás. Um abraço!
Bom. Acho contra ou a favor limitador, mas vou obedecer as regras.
Sou a favor do uso do uso de símbulos Afro Religiosos no carnaval. Considero uma oportunidade de retratar e desmistificar nossa religião e seus símbolos. Lembro de vários enredos, onde as lendas e símbolos afr religiosos foram muito bem apresentados e ilustrado. A pesar de ser um evento comercial, o carnaval tem a capacidade de levar as diversas camdas da população este tema, que não provém de acesso tão farto à mídia como as outras religiões e seus desafetos.
Em geral só vejo vantagens. Apesar de alguns exageros que eventualmente possa acontecer. Não gostei, por exemplo da condução que o carnavalesco da União da Ilha deu a Exu,muito caricato. Dda mesma forma, não gostei do Ito Melodia, duarante a apresentação ficar dando a gargalhada típicas de Exus e Pombas Giras. Mas é uma obra artística, que merece o respeito e liberdades do criador. Mas não impede uma boa crítica fundamentada por nós, que levasse mais preocupação com a representação de nossos símbolos. Acompanho carnaval há muitos anos, acho que a utilização dos símbolos,tiveram aspctos mais positivos que negativos.
Tentei ser breve.
ouço sempre o programa. Já ficaria satisfeito se um dia fosse convidado para assistir no estúdio.
Axé!
Autor
Waldir, Jaunde e Leila, muito obrigado por participarem e esperemos que muitos outros opinem sobr este tema polêmico. Estou enviando seus comentários ao Marcio de Jagum. Mas de ante mão já peço suas autorizações para ler estes comentários, que eu achei bastante lúcidos e objetivos, no programa Ori em momento oportuno. Axé, Tomeje.
De minha parte, fique à vontade, caso queira aproveitar meu comentário no programa. Abraços e gunzos!
oi , mas uma vez é um prazer poder trocarmos opiniões sobre assuntos tão interessantes como este .
O carnaval é uma manivestação cultural , oriunda de alguns paises Europeus , e não uma manifestção religiosa afriacana . Como instrumento cultural passa ser de uso de todos aqueles que compõe esta formação cultural . Utilizar os simbolos e/ou algumas manifestações de cultos é uma questão muito delicada , pois a forma com que é apresentada pode diretamente ou indiretamente influenciar a opinião de individuos que desconhecem os rituais por completo . A apresentação dos simbolos como divulgação ou manifestção do culto afro é até muito valida para que os cultos de origem afro deixem de ser marginalizado e perseguido . Agora a exposição de rituais desde uma simples defumação a uma feitura , eu acredito que estes procedimentos devam somente ser passados a seus adeptos e ou frequentadores. A exposição de algumas particularidades pode ser compreendida de forma errada causando mal estar entre praticantes e desconhecedores ,gerando assim graves consequencias para ambas as partes .
O candomble , a Umbanda ,a Jurema , o catimbó entre outras manifestações espiritas teem uma unica função , a de divulgar a caridade e o amor ao proximo e a natureza . Jamais podemos utilizar nossos simbolos e/ou rituais para agredir ou oprimir ous outros. Só o amor é capaz de trazer a unidade entre todos os povos. muito obrigada Axé
Não vejo nada demais,até pq a cultura africana contribuiu muito para a formação do Carnaval e normalmente as pessoas a frente das alegorias e fantasias de carnaval que expõem símbolos afro religiosos são também envolvidas ou iniciadas na religião e se a expõem ,fazem com respeito e no intuito de exaltação da religião.Mas li muita coisa nas redes sociais de pessoas se colocando contra o uso desses símbolos,vi uma Yalorixá fazer uma dura critica a rainha da bateria da Portela (que representava a Entidade de Umbanda Maria Padilha)pq ela estava com um adjá na mão e ao entender um adjá(e outros elementos) só se torna um elemento ritualístico quando consagrado. As vezes tenho a sensação que em um momento de libertação e autonomia das religiões afro brasileiras ainda existam algumas casas e pessoas absorvendo os conceitos de profano e sagrado de religiões patriarcais Judaico/cristãs.Acho pior vermos a falta de respeito e uso indevido desses símbolos em espaços religiosos das próprias religiões afro.
Autor
Alexandra, como vc pode perceber não publicamos o material que vc nos enviou. É triste e deprimente ver que algumas pessoas ainda tentam se valer de amarrações e feitiços para ter ao seu lado “”a pessoa amada”. Por motivos obvios, este não é o melhor espaço para vc enviar orações de amarração, somos um blog comprometido com a educação e cultura religiosa. Peço que não nos envie mais este tipo de assunto. Axé, Tomeje.