Escola de atabaques da Casa Branca do Engenho Velho.
Tomeje
Axé à todos. Sou o Tomeje. Iniciado em 27 de outubro de 1987 para o Orixa Ogun. Desde que conheci a religião dos Orixás eu sempre me preocupei em apreender qual a função da religião e da religiosidade na vida das pessoas. Eu quero entender como isso funciona. Como a religião e a religiosidade formam a fé de alguém. São muito anos de perguntas, muitos questionamentos pessoais e poucas respostas e creio que seguirei assim, aprendendo sempre.
Agora, graças a essa nova tecnologia, tenho uma oportunidade de interagir e trocar experiencias e vivencias dentro da religião e assim aprender uns com os outros. Eu mais que vcs, com certeza, aprendo a cada pergunta.
Eu tento compreender a nossa religião pensando sempre numa comunidade que se ajuda mutuamente. E não é diferente neste meio de comunicação, que assim como os livros, discos, cadernos, fitas, dvd's e outras ferramentas de divulgação de conhecimentos, este blog é somente mais uma forma de comunicação.
Porém este nova possibilidade não deve ser pressuposto para descuidarmos do aprendizado com nossos mais velhos nas roças, no seu dia a dia. Ainda que por vezes seja difícil, eu aprendi que é na roça que se vive a realidade da religião.
Meu trabalho aqui é muito mais do que só falar e responder questionamentos a cerca da religiosidade. Meu objetivo é promover a discussão de assuntos que nos afetam direta ou inderetamente, é lembra-los que somos parte do TODO, que somos uma só comunidade e que o indivíduo, apesar de dos seus anseios pessoais, está inserido numa família de axé e, neste contexto, quanto mais se pensa coletivamente, mais o individuo se fortalece.
Candomblé só se faz no coletivo.
Sejam todos muito bem vindo a este projeto e que nossos queridos Orixas nos encaminhem sempre no melhor destino. Axé, Tomeje.
20 comentários
Pular para o formulário de comentário
Tomeje meu querido!
Liguei para lá foi adiado.
E é uma pena eu não poder participar por não estar vinculado a nenhuma casa. 🙁
Aproveitando o ensejo, aqui em salvador, quem me recomendaria para jogar buzios?
PS: Feliz natal atrasado e feliz ano novo adiantado! HAHA!
Autor
RCG, que pena, mas com certeza eles vão abrir novamente o curso. Vou entrar em contato como Ogan Edvaldo pra ver como está isso e te darei resposta. Sobre o jogo: Eu indico meus dois avôs de santo, rsrsrsrs isso mesmo, sou um homem de sorte rsrsrsrsrs O meu Avô, oficial é Baba PC do Asè Oxumare e meu avô de adoção e carinho e respeito pelos anos que fui filho de Yá Gisele Omindarewa, é Pai Obarayi, em lauro de Freitas. Te interessam? Asè Tomeje.
A casa de Oxumare é um pouco caro Tomeje. Terei que adiar até eu possuir tal quantia.
Autor
RCG, eu não sei valores, desculpe. Mas tem ainda o seu Obarayi em lauro de Freitas e o Pilão de Prata na Boca do Rio, quer tentar? Asè, Tomeje.
Saudações meu amigo.
Acabei jogando com um amigo meu, mas as coisas não são tão simples. A exemplo do orixá de frente. Todo mundo que me vê da Oxossi. Ao jogar deu Nana. E nas rodas quem está a me irradiar é Oxalá velho. Se bem que no jogo aparece a influência de vários orixas em minha vida. E segundo a pessoa que jogou, as vezes isso atrapalha a vida da pessoa, porque cada um esta puxando para um lado. Acho que foi isso que ele quis me dizer.
Enfim. Queria era conversar com o senhor sobre outra coisa.
Eu só estou com sintomas de incorporação quando toca Ketu. Na minha humilde opinião, só isso indica que meu santo é de ketu. Aonde frequento é angola, e apesar da minha grande amiga querer me ter como filho de santo, os responsáveis pela casa não querem. Suspeito que eles já perceberam o mesmo que eu.
Refleti aqui e cheguei a conclusão que devo procurar uma casa tradicional da nação Ketu e me veio a cabeça as casas de oxumare, gantois e a casa branca. E como dizem que o orixá escolhe a casa, eu devo ficar indo de uma em uma até eu bolar?
Pergunto isso porque na casa antiga eu cai no chão quando tocava em ketu, mas eu fiquei ouvindo tudo, tremia muito, não conseguia me mexer, olhos mechiam muito rápido sem controle, braços e pernas sem circulação. Tudo sintoma de incoporação correto?( é apenas a segunda vez que isso ocorre HAHA!)
A opinião dos pais e mães de santos que me veem, quando estou irradiado, é que a qualquer hora eu vou bolar, por isso que queria uma opinião sua sobre tudo o que eu relatei.
Queria mesmo saber o local que o orixá quer ficar. Porque as vezes gosto muito do pai de santo ou da casa por exemplo, mas o orixá nem me dá um arrepio. Então a minha ideia era frequentar uma festa de cada um destes ilês, e aonde eu bolasse eu recomeçaria minha jornada como abian.
Aguardo um direcionamento seu! Abraço!
Autor
RCG, antes de qualquer outro assunto devo te informar que na Casa Branca do Engelho Velho não são aceito homens como adoxu (quem é iniciado pra Orixa), apenas ogans, ok?
Eu passei exatamente por isso, fui pra uma casa que se dizia angola, e lá não sentia nada. Mas quando, nesta mesma casa, se tocava Ketu eu manifestava orixa.
Acho muito esquisito uma casa respeitável tocar pra dois segmentos tão distintos, mas…… quem sou eu pra falar, né??/ Mas se vc sente o orixa é porque vc é de Ketu.
Vc é de Salvador, certo? Vá no Opo Afonjá, Oxumare, Pilão de Prata, Gantois. Em lauro de Freitas tem o Opo Aganjú. E tantas outras boas Casas para vc visitar. Ms vá sem pressa, vá olhar, veja o que o seu coração te fala.
No Oxumare e no Opo Aganjú eu posso te recomendar a alguém pra ser recebido como visitante, ok? Mas veja lá hein???? Não vai aprontar com meu nome!!!!!! rsrsrsrsrsrsrsrs Eu sou barril!!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Asé e felicidades. Baba Tomeje.
Então a Casa Branca ao perceber que a pessoa é rodante encaminha para outra casa?
Não queria entrar muito neste assunto, mas ela seria a minha primeira opção por ser a casa mais antiga. Eu acredito que esta questão de não se inciar homens está ligado mais intimamente ao poder matriarcal mesmo.
Lembro-me de um estudo que eu fiz aonde se falava que NANA antigamente era a orixá mais importante do panteão. Depois veio OXALA (apesar das roupas femininas) e tomou este lugar, o que na prática deu aos homens o poder de galgar grandes cargos no ilê. Me corrija se eu estiver falando alguma besteira.
E sobre tocar os dois segmentos, me informaram que é sinal de respeito aos pais e mães de santos que lá visitam. Não vou expor aqui o nome da casa, mas é descendente de um dos grandes nomes do candomblé da bahia.
Sim sou de salvador. Só não vou a sua casa por causa da distância. Falo sério. Já vejo o trabalho do senhor há algum tempo e vejo muita verdade no que é passado neste blog. E o mais importante, não há ocultação de ensinamentos.
Ficaria grato se me indicasse alguém. Para eu sem pressa, ir olhar e ver o que o meu coração me fala. 😀
Relaxe que não vou aprontar com um filho de Ogum. Eu tenho juízo! KKKK
Autor
RCG, eu fui filho da querida Yá Omindarewa, ela foi filha do Opo Aganju (Sr Obaraiy) em Lauro de Freitas, esta Casa é descendente do Opo Afonjá, portanto é uma Casa que eu indico e que recomendo. Hoje eu sou filho do Babá Marcio de Jagun e somos descendentes do Asé Osumare, o qual tb indico e recomendo. Acho que vc pode ir num destes e visitar as Casas, mesmo sem função, são Casas belíssimas e que recebem muito bem. Que tal? Asé, Baba Tomeje.
Existem lendas que falam sobre Nanã ser a mais antiga, mas são lendas que não são confiáveis. Oxalá é um dos orixas mais velhos e Nanã tb, mas daí a tentarmos decifrar ou imputar realidades nestas relações é muito complexo. Prefiro seguir o que os mais velhos dizem, ambos são Orixas importantes no candomblé, sem demérito um do outro. A questão da casa branca é manutenção da tradição, lá só se iniciam mulheres e vai ser assim enquanto as mais velhas estiverem lá. Não se trata de preconceito ou radicalismo, é assim que funciona nesta Casa, só isso. Se um homem bolar na Casa Branca ela indicará uma outra Casa de confiança.
Obrigado pelo carinho e pela leitura do blog. Vá as Casas indicadas e vamos conversando. Asé e felicidades. Baba Tomeje
Autor
Estava esquecendo do Angola. Sei que á “normal” que umas Casas angola toquem ketu na sala e chamem seus Deuses pelos nomes Yoruba. Ok, se funciona assim, tudo bem. Mas é bem estranho essa mistura. Para comparar melhor é como querer que a Casa Branca agora inicie homens, eles tem a tradição deles, e são fies a tradição e não cederão nunca. O mesmo deveria ocorrer com os Angola, deveriam cultuar a lingua e os costumes bantu, não deveriam cantar em Yoruba ou chamar Inkisse pelo nome de Orixa. Baba Tomeje
Motumba, Tomeje!
Não sei se o senhor se lembra de mim, mas eu sou uma abian que costumava vir aqui com muita frequencia há uns anos, rs.
Estou indo para salvador agora no final de janeiro e ficarei até o fim da primeira semana de fevereiro. Se tudo der certo, pretendo ir à festa de Yemonja no Rio Vermelho.
Costumo dizer que essa minha ida à Salvador é como a ida de um católico à Aparecida do Norte. Quero MUITO conhecer um candomblé de salvador, preferencialmente em uma das casas matrizes.
Tenho duas perguntas:
1) O senhor sabe me dizer se haverá alguma festa que eu possa assistir em algum desses dias?
2) Sei que alguma dessas casas, como a casa de Oxumare, deixam a gente visitar o terreiro durante o dia. Isso é uma coisa que eu gostaria muito de fazer. Minha dúvida diz respeito às regras de etiqueta: como me portar na visita “informal” ao terreiro? Para quem e aonde devo dar dobale? Devo pegar a benção de todos? Devo ajoelhar para pedir a benção ou bater a cabeça aos mais velhos? Morro de medo de passar vergonha kkk
Obrigada!
Autor
Maria seja muito bem vinda, saudades. Desculpe a demora, tive problemas pessoais e demorei muito a voltar aqui. Tenho certeza que o Oxumare pode ser visitado todo dia. Vc pode chegar lá e pedir pra visitar, se precisar pode falar em meu nome, talvez não ajude nada rsrsrsrsrsrsrsrsrs. Vou ver as agendas e te falo no início da semana, ok??????? A festa mesmo na Casa de Yemonjá no Rio Vermelho é no dia 01/02 a noite, ok? No dia 02/02 é festa profana. Mas vale a ida e ver a festa do dia 02.
Vá de vestido clarinho abaixo do joelho. Beije a mão dos mais velhos e peça a benção sim. Não precisa bater cabeça.
Dia 23/01 tem festa do Ogun da Casa de Oxumare.
vou ver na Casa Branca.
A benção Babá Tomeje.Poderia me explicar o por quê algumas Casas de Candomblé
não iniciam homens como rodante?
Autor
Abian o motivo é simples. No tempo em que foi organizado o candomblé no Brasil, por volta de 1810, somente as mulheres eram iniciadas, era a tradição trazida da África pelos nossos antepassados. O candomblé é brasileiro, foi organizado aqui baseado nos cultos e tradições africanas, mas aqui foi tomando outra configuração e se adaptando a realidade do nosso povo. Desta maneira muitas Casas passaram a iniciar homens, mas algumas poucas, ainda hoje, mantem a tradição da sua raiz e não iniciam homens como rodantes. Eu acho isso lindo, não entendo como preconceito ou limitação ou punição ou antiquado, é a maneira delas permanecerem fieis a a sua tradição religiosa. Grande asé, Baba Tomeje
A benção Babá Tomeje.Poderia me dizer o por quê algumas Casas de Candomblé não iniciam homens como rodante?
Ola axe a todos gostaria de participar de um curso de atabaque pois sou recem suspenso a ogan e n sei tocar ainda
Autor
Jean, aqui no RJ eu conheço o Ogan Marcelo Monteiro. Serve esta indicação? Axé, Baba Tomeje
Ainda tem aulas ?
Autor
Lucas Marley, seja bem vindo. Quem está a frente desse curso é o Ogan Ney. Entre em contato co a Casa Branca em Salvador e peça o contato dele. Sempre soube que é um curso maravilhoso. Axé e felicidades. Babá Tomeje
Boa noite! Meu nome é André.
Tenho interesse em aprender atabaque e cantos.
Gostaria de sabe como posso ter mas informaçoes.
Meu zap é 71996940317.
Obrigado!
Autor
André Morais, seja bem vindo ao blog. Pelo seu telefone eu creio que vc seja de Salvador Bahia, ok? Eu sei que na Casa Branca do Engenho Velho tem um Pai Ogan que ministra um curso muito bom. Não tenho mais o contatos dele. Mas vc pode ir lá e verificar isso. Se não encontrar na Casa Branca veja no Axé Oxumare, que é bem pertinho da Casa Branca. Axé e felicidades. Babá Tomeje