Livro digital da Casa de Oxumare
Tomeje
Axé à todos. Sou o Tomeje. Iniciado em 27 de outubro de 1987 para o Orixa Ogun. Desde que conheci a religião dos Orixás eu sempre me preocupei em apreender qual a função da religião e da religiosidade na vida das pessoas. Eu quero entender como isso funciona. Como a religião e a religiosidade formam a fé de alguém. São muito anos de perguntas, muitos questionamentos pessoais e poucas respostas e creio que seguirei assim, aprendendo sempre.
Agora, graças a essa nova tecnologia, tenho uma oportunidade de interagir e trocar experiencias e vivencias dentro da religião e assim aprender uns com os outros. Eu mais que vcs, com certeza, aprendo a cada pergunta.
Eu tento compreender a nossa religião pensando sempre numa comunidade que se ajuda mutuamente. E não é diferente neste meio de comunicação, que assim como os livros, discos, cadernos, fitas, dvd's e outras ferramentas de divulgação de conhecimentos, este blog é somente mais uma forma de comunicação.
Porém este nova possibilidade não deve ser pressuposto para descuidarmos do aprendizado com nossos mais velhos nas roças, no seu dia a dia. Ainda que por vezes seja difícil, eu aprendi que é na roça que se vive a realidade da religião.
Meu trabalho aqui é muito mais do que só falar e responder questionamentos a cerca da religiosidade. Meu objetivo é promover a discussão de assuntos que nos afetam direta ou inderetamente, é lembra-los que somos parte do TODO, que somos uma só comunidade e que o indivíduo, apesar de dos seus anseios pessoais, está inserido numa família de axé e, neste contexto, quanto mais se pensa coletivamente, mais o individuo se fortalece.
Candomblé só se faz no coletivo.
Sejam todos muito bem vindo a este projeto e que nossos queridos Orixas nos encaminhem sempre no melhor destino. Axé, Tomeje.
2 comentários
Querido Bába, sou admirador da religião,presencei um ato de um orixa( onira), ela se agachou beijou os dois pés de um homem que se encontrava na casa de santo fazia parte do aché da casa.
Vc poderia me esclarecer este fato de um orixa ?
Autor
Carlos seja bem vindo. obrigado pela visita. Eu sou pela tradição sempre. Tenho percebido hoje uma mudança muito grande em valores e hierarquias da nossa religião, que eu não aceito, que vejo como banalização e verdadeiras demonstrações de falta de conhecimento litúrgico. Isso que vc viu, pode ser certo nesta casa de axé, ms para a maioria isso é errado, é mistificação. Orixa que eu conheço não faz isso. Imagina uma Divindade se dar a este papel de beijar os pés de alguém??? Eu também não imagino meu amigo. Estão colocando o orixa muito humanizado e isso é inaceitável meu amigo. Bem a minha opinião é que se trata de mistificação. Axé, espero não ter sido muito duro nem grosso. Tomeje.