O endereço do Blog é: http://intoleranciareligiosa.wordpress.com

Meus irmãos, neste momento de luta por nosso direitos e defesa dos nossos interesses, este blog é de grande importância para todos nós. Uma grande iniciativa do Ogan Airton. Peço que vcs visitem e leiam o material publicado. Grande axé Ogan. Obrigado por este exemplo de fé. Axé, Tomeje.
O endereço do Blog é: http://intoleranciareligiosa.wordpress.com
Tomeje
Axé à todos. Sou o Tomeje. Iniciado em 27 de outubro de 1987 para o Orixa Ogun. Desde que conheci a religião dos Orixás eu sempre me preocupei em apreender qual a função da religião e da religiosidade na vida das pessoas. Eu quero entender como isso funciona. Como a religião e a religiosidade formam a fé de alguém. São muito anos de perguntas, muitos questionamentos pessoais e poucas respostas e creio que seguirei assim, aprendendo sempre.
Agora, graças a essa nova tecnologia, tenho uma oportunidade de interagir e trocar experiencias e vivencias dentro da religião e assim aprender uns com os outros. Eu mais que vcs, com certeza, aprendo a cada pergunta.
Eu tento compreender a nossa religião pensando sempre numa comunidade que se ajuda mutuamente. E não é diferente neste meio de comunicação, que assim como os livros, discos, cadernos, fitas, dvd's e outras ferramentas de divulgação de conhecimentos, este blog é somente mais uma forma de comunicação.
Porém este nova possibilidade não deve ser pressuposto para descuidarmos do aprendizado com nossos mais velhos nas roças, no seu dia a dia. Ainda que por vezes seja difícil, eu aprendi que é na roça que se vive a realidade da religião.
Meu trabalho aqui é muito mais do que só falar e responder questionamentos a cerca da religiosidade. Meu objetivo é promover a discussão de assuntos que nos afetam direta ou inderetamente, é lembra-los que somos parte do TODO, que somos uma só comunidade e que o indivíduo, apesar de dos seus anseios pessoais, está inserido numa família de axé e, neste contexto, quanto mais se pensa coletivamente, mais o individuo se fortalece.
Candomblé só se faz no coletivo.
Sejam todos muito bem vindo a este projeto e que nossos queridos Orixas nos encaminhem sempre no melhor destino. Axé, Tomeje.
2 comentários
Tomeje eu tenho toda obrigação feita com a minha mãe grávida de mim. Mas sempre previ coisas em crianças, mas, tive depressão duas vezes e me vi tomando remédios muitos anos. Uns dez anos , agora resolvi parar mas, minha vidência está em alta sou capaz de saber o antes e depois de uma pessoa , o que devo fazer? Isso tem me atrapalhado em relação algumas coisas. E fui criada trazendo torço ruim, ou seja por onde passo a viver.sempre falam isso. Quando me revolto por injustiça , a alguém a resposta é rápida em cima da Pessoa.
Autor
Andrea Rosa, sinceramente não sei bem o que te falar porque vc já tem algumas ideias pre formadas na sua cabeça e que isso, na verdade, atrapalha muito. Se vc se sente feliz no candomblé ou na umbanda, procure uma Casa séria e de tradição, esqueça o que vc sabe e faça do jeito que lhe for ensinado e esteja aberto a aprender sobre a religião buscando a religião e nunca busque que os outros façam o que vc acha certo, pois no candomblé/umbanda o que vale mesmo é como a Casa faz, ok? Consegui explicar e ajudar???? Axé, Tomeje.