O PODER DE ÒBÀTÁLÁ NO ANTIGO EGITO

Fernando Silva

Ontem às 18:47 · Rio de Janeiro ·
Vale apena portar de novo

O PODER DE ÒBÀTÁLÁ NO ANTIGO EGITO

Resultado de imagem para foto de obatala

Para falar de ÒBÀTÁLÁ é falar da alma e do espírito, por ser nomeado o pai de toda a humanidade.
ELE é o amor e o guia em sua expressão máxima. Seu nome e dividido por palavras, ÒBÁ é o REI PODEROSO e TÁLÁ é a extensão e a expansão juntos, que faz de ÒBÀTÁLÁ rei de todos os ÒRISÁ. Temos também ÒBÁ que significa REI e ÁLÁ que quer dizer BRANCO. Outra palavra derivada de ALA, é limite ou fronteira que dão idéia de associar-se com o DEUS e são referidos ao antigo Egito, por isso que associavam ÒBÀTÁLÁ como o DEUS do Antigo Egito. ÒBÀTÁLÁ também poderia significar rei do NILO numa forma literária ou DEUS DO NILO no sentido religioso. ÒBÀTÁLÁ criou o homem e os deuses, com barro. Por esta razão ELE é conhecido como o criador de tudo que existe no PLANETA TERRA e no UNIVERSO.

É muito provável que o contato dos negros africanos com o Egito antigo tenha produzido o culto KHUMNE e fez de ÒBÀTÁLÁ o DEUS deste CULTO.

ÒBÀTÁLÁ é o ÒRISÁ de elevada superioridade. ELE é importante pra nossa cabeça, nossa consciência e determinação e é o protetor de todos os líderes da terra. ÒLODUMÀRÉ é o DEUS SUPREMO DO UNIVERSO, enquanto que ÒBÀTÁLÁ sendo o braço direito de ÒLODUMÀRÉ é que juntos criaram a humanidade. ÒBÀTÁLÁ é conhecido como o grande DEUS e que pertence ao sistema baseado na crença do ser, do espírito e da alma.

A Tradição enfatiza que ÒBÀTÁLÁ é a segunda pessoa de ÒLODUMÀRÉ, e por causa disso preside a todas as outras DIVINDADES.

Texto: Obaala Awo Ifasina

Fale Conosco