Orisaísmo?

Material retirado do blog culturayoruba.wordpress.

http://aulobarretti.wordpress.com/orisaismo/

 

PROFESSOR AULO BARRETTI FILHO DIVULGA NOTA OFICIAL DO LANÇAMENTO DO NOVO CONCEITO TEOLÓGICO PARA TODOS OS PRATICANTES DA  RELIGIÃO DOS ÒRÌSÀ:  

Orixaismo

ÒRÌSÀISMO

 

Faço saber que nesta data 28/12/2012 estou oficialmente lançando o novo conceito teológico “Òrìsàismo” visando atender a todos as Religiões de Òrìsà, sem distinção de país, raça, ou região.

Faço saber que este novo conceito é originalmente de nossa criação e erudição, e assim todos os direitos estão resguardados e serão reivindicados na forma da lei, se necessário.

Definições:

Òrìsàismo: o culto e a revelação de Olódùmarè através de Òrìsà, as divindades dos Yorùbá.

Òrìsàista: diz-se daquele que culta Òrìsà em qualquer lugar do mundo, sem distinção de rito, lugar ou país.

Yorùbá: grupo étnico que hoje, na sua grande maioria se concentra na Nigéria, em menor parte no atual Benim (antigo Daomé) e sua minoria no Togo e em Gana, todos estes países, na África Negra.

Afro-descendentes: todos aqueles que descendem diretamente, ou adotaram por opção, as religiões e os costumes africanos, adaptados cada qual à sua forma local e regional.

Justificativa:

A religião tradicional Yorùbá e todas as religiões afro-descendentes de qualquer país ou região, por não se enquadrarem nos atuais conceitos teológicos impostos pelos colonizadores, estrangeiros que são à África Negra, sentiu a necessidade de um novo conceito, cujo fundamento apresente e a visão e o entendimento original dos Yorùbá sobre Criador Supremo, sua forma de culto e revelação .

Assim sendo, conceituo que somos seguidores da religião do Òrìsàismo: o conjunto das religiões ou a religião dos que cultuam a Olódùmaré através de Òrìsà.

Somos, então, Òrìsàistas.

Aulo Barretti Filho.

http://aulobarretti.wordpress.com/orisaismo/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)