OS QUARTOS DE SANTO – ILÈ ÒRÌṢÀ: Texto Pai Marcio de Jagum

OS QUARTOS DE SANTO – ILÈ ÒRÌṢÀ:

No culto às Divindades, existe a peculiaridade dos Orixás internos (Orixá inú) e os Orixás externos (Orixá odê), em relação ao local de adoração.

Os Orixás internos, são aqueles cujos ajubós, ou os idi orixa (os assentamentos) ficam guardados em quartos – os chamados “quartos de santos”.

Cada assentamento, e constituído por ferros, louças, cabaças, ou moldes de barro, repletos de elementos que compõem sua energia, sua história e suas características, tais como conchas, búzios, favas, etc.

Nos quartos de santo são agrupados os assentamentos de todos os Orixás similares que existam naquele Ilê Axé. Por exemplo: todos os Oxalás que forem assentados, serão guardados no “quarto de Oxalá”, todos os Xangôs que forem assentados, serão colocados no quarto de “Xangô” e assim sucessivamente.

Há algumas exceções, como Iyamassê (qualidade de Iyemanjá a quem é atribuída a maternidade de Xangô). O assentamento desta, ao invés de ficar no quarto de Iyemanjá, geralmente posta-se no quarto de seu filho Xangô. Assim como Ewá e Nanã, que costumam ser guardados no quarto de Omolu, seu parente mítico.

Portanto, o critério para agrupamento dos idi orixá nos quartos de santo, é a afinidade entre as divindades que irão “morar juntas” – conforme a expressão usual.

Os quartos de santo são cômodos simples, com tamanhos variados de acordo com as dimensões e do número de adeptos da Casa. Geralmente são de piso de cerâmica, quadrados ou retangulares, dotados de apenas uma porta e prateleiras onde são arrumados os ajubós conforme a sua antiguidade na Casa, postando-se os mais antigos na parede frontal à porta de entrada e os demais lateralmente, seguindo a mesma disposição.

Os quartos de santo servem ainda para o descanso dos adeptos da Casa durante pequenas Obrigações rituais e ainda para acolher as oferendas de velas e comidas aos Orixás ali guardados.

Há Casas que adotam os assentamentos coletivos para os Orixás e não os individuais para as divindades de cada adepto. Mesmo nestes casos, os quartos de santo são os locais apropriados para a acomodação dos ajubós dos Orixás inú.

Os Orixás externos (Orixás odê), como Ossãe, Oxumarê, algumas qualidades de Oyá, etc. costumam ter seus assentamentos colocados em espaços externos, geralmente na mata, próximos ao poço, ou ao pé de determinadas árvores sagradas.

Por deterem em seu interior os assentamentos dos Orixás, os quartos de santo são considerados ambientes sagrados. Portanto, nele só se adentra após o banho de ervas e depois que as pessoas estão trajando suas vestes rituais, desde que se esteja com os pés descalços.

********************

Rio, 12/6/13

Márcio de Jagun

Fale Conosco