TODOS ÀS RUAS EM DEFESA DOS NOSSOS DIREITOS!!!!
Tomeje
Axé à todos. Sou o Tomeje. Iniciado em 27 de outubro de 1987 para o Orixa Ogun. Desde que conheci a religião dos Orixás eu sempre me preocupei em apreender qual a função da religião e da religiosidade na vida das pessoas. Eu quero entender como isso funciona. Como a religião e a religiosidade formam a fé de alguém. São muito anos de perguntas, muitos questionamentos pessoais e poucas respostas e creio que seguirei assim, aprendendo sempre.
Agora, graças a essa nova tecnologia, tenho uma oportunidade de interagir e trocar experiencias e vivencias dentro da religião e assim aprender uns com os outros. Eu mais que vcs, com certeza, aprendo a cada pergunta.
Eu tento compreender a nossa religião pensando sempre numa comunidade que se ajuda mutuamente. E não é diferente neste meio de comunicação, que assim como os livros, discos, cadernos, fitas, dvd's e outras ferramentas de divulgação de conhecimentos, este blog é somente mais uma forma de comunicação.
Porém este nova possibilidade não deve ser pressuposto para descuidarmos do aprendizado com nossos mais velhos nas roças, no seu dia a dia. Ainda que por vezes seja difícil, eu aprendi que é na roça que se vive a realidade da religião.
Meu trabalho aqui é muito mais do que só falar e responder questionamentos a cerca da religiosidade. Meu objetivo é promover a discussão de assuntos que nos afetam direta ou inderetamente, é lembra-los que somos parte do TODO, que somos uma só comunidade e que o indivíduo, apesar de dos seus anseios pessoais, está inserido numa família de axé e, neste contexto, quanto mais se pensa coletivamente, mais o individuo se fortalece.
Candomblé só se faz no coletivo.
Sejam todos muito bem vindo a este projeto e que nossos queridos Orixas nos encaminhem sempre no melhor destino. Axé, Tomeje.
8 comentários
Pular para o formulário de comentário
Motumbá, irmão!
Sempre acompanhei suas leituras em um outro blog e tenho sentido sua falta lá… pensei que o senhor estivesse abandonado as redes sociais de modo geral, mas fico muito feliz de ter te encontrado aqui!
Seu carinho nas respostas nos fazem falta…
E avante, porque nossa luta por reconhecimento e respeito é longa e árdua. Precisamos nos unir para mostrar pro Estado que somos sim religiões – e somos muitos adeptos.
Axé
Autor
Axé Maria. O motivo da minha saída do ocandomblé foi somente para poder conciliar as atividades, adoro o pessoal de lá e somos amigos. Veja também o site ori.net.br lá temos programas de televisaõ do Ori. Seja bem vinda.
É isso aí, vamos a rua, vamos nos reunir, vamos fazer barulho e mostrar nossa força. Eu sou declaradamente um homem político, e pensando politicamente isso veio numa hora maravilhosa para nosso povo. Essa manifestação de defesa da nossa crença foi tão grande e tão espontânea que fica muito claro que somos muitos, a ponto de fazer um magistrado mudar sua decisão. Isso é sinal de que temos voz e isso vai se refletir no jeito dos políticos olharem para nosso povo. Agora é hora saber usar este poder. Axé. Tomeje.
Sabe que eu tenho um pouco de medo de isso se transformar em uma guerra santa, né? Porque a impressão que eu tenho é que é isso que essas igrejas neo-petencostais querem. Triste, triste.
Sobre o magistrado ter mudado de opinião: fiquei imensamente feliz, fomos reconhecidos. Porém, falta retirar os vídeos do ar.
Como diria uma conhecida minha: “a frase devia mudar para
Opa, mandei antes da hora…
Enfim, muito bom te achar de novo em terras virtuais. Já li esse site de ponta a ponta, rs.
Continue publicando porque essas informações disponibilizadas por você são importantíssimas!
Axé
Autor
Maria que bom que vc gostou do blog, este aqui tem uma pegada mais política sim, mas falamos e respondemos muito sobre os assuntos ligados a cultura religiosa. Será um prazer ajudar no que for possível. Mas sobre a guerra santa, ela já está em curso sim, infelizmente. Há dezenas de registros de intolerância, de agressões, de invasões, de pessoas que foram demitidas por causa da sua religião. Há leis que não entram em vigor ou que são boicotadas, por exemplo nas escolas (10637) e são claramente devido a política do estado estar em mãos de fundamentalistas. Enfim, precisamos ficar alertas sim e dizer a todo pulmão que somos de axé. Axé, Tomeje.
Boa noite, Tomeje. Permita-me publicar um link onde consta um texto da Yalorixá Mãe Stella de Oxossi, onde a mesma fala sobre a questão mais recente envolvendo as religiões de matriz africana. Texto interessantíssimo. Asè!
http://mundoafro.atarde.uol.com.br/?p=5475
Autor
MSC, muito obrigado pelo material. Já está postado e com os créditos devidos. Continuemos na luta, Axé Tomeje.
Eu é que agradeço, Tomeje. E continuemos na luta. Asè!!!