Arquivo por mês: junho 2012

jun 17 2012

Ayizan: A Nata da Terra.

Ayizan Nanã

  AYIZAN:  Seu culto é de tradição Jêje, com origem na cidade de Alladá. A devoção a Ayizan chegou ao Benin por força da cultura hwedá. Ayizan é considerada um vodun do gênero feminino, esposa de Legba. O nome Ayizan, significa “a esteira da terra”, ou “a nata da terra”, enfim a superfície do planeta. …

Continue lendo »

jun 14 2012

Charlatão preso. Já foi tarde.

pombagira

  Caros irmãos é com grande alegria que me dirijo a vocês hoje para informar que sob o pseudônimo de bruno de pombagira, um charlatão e tremendo falso religioso foi preso. Esperemos que  esse mau religioso seja banido do nosso convívio religioso. Graças aos Orixas. É vergonhoso para nossa religião e para nossa comunidade que no …

Continue lendo »

jun 12 2012

O Ipadê.

atabaques 3

  O RITUAL DO IPADÊ:   O ritual do Ipadê é praticado desde os primórdios pelo povo de Ketu. Por isso, com a constituição do Candomblé aqui no Brasil, este preceito não foi reproduzido nas Casas de origem Jêje. É bom esclarecer desde logo que o ritual do Ipadê, e o padê de Exu são …

Continue lendo »

jun 08 2012

ADJAHUTO:

orixa 17

ADJAHUTO:  Em Tado, uma aldeia do Togo localizada próxima ao rio Mono, no oeste da África, conta-se sobre um deus nascido da pantera negra. É a lenda de Adjahuto. Segundo dizem, a pantera macho (agusu) teve relações com a mulher do rei de Tado. Daí nasceu Adjahuto. Seu nome significa “o matador de Adja”, pois …

Continue lendo »

jun 05 2012

Zumbi dos Palmares

zumbi

  Zumbi dos Palmares No final do século XVI, não se pode ainda estabelecer exatamente o ano, escravos negros de um grande engenho de açúcar no sul da capitania de Pernambuco, atacam e dominam seus amos e feitores. Viram-se assim senhores do mesmo engenho que tanto tempo havia sido o instrumento de sua opressão; mas …

Continue lendo »

jun 01 2012

Ibadan.

xango 1

  IBADAN:  O resplandecer de Ibadan está diretamente ligado à queda de Oyó, o reino de Xangô. Desde o início dos anos 1800, Oyó enfrentava tanto inimigos externos, quanto insurreições internas. Os problemas culminaram com a revolta dos egbás, que declararam independência negando a soberania de seu líder. Lisabi Agbongbogbo Akala. Em 1818, Abomey também …

Continue lendo »