«

»

abr 13 2017

O PODER DE ÒBÀTÁLÁ NO ANTIGO EGITO

Vale apena portar de novo

O PODER DE ÒBÀTÁLÁ NO ANTIGO EGITO

Resultado de imagem para foto de obatala

Para falar de ÒBÀTÁLÁ é falar da alma e do espírito, por ser nomeado o pai de toda a humanidade.
ELE é o amor e o guia em sua expressão máxima. Seu nome e dividido por palavras, ÒBÁ é o REI PODEROSO e TÁLÁ é a extensão e a expansão juntos, que faz de ÒBÀTÁLÁ rei de todos os ÒRISÁ. Temos também ÒBÁ que significa REI e ÁLÁ que quer dizer BRANCO. Outra palavra derivada de ALA, é limite ou fronteira que dão idéia de associar-se com o DEUS e são referidos ao antigo Egito, por isso que associavam ÒBÀTÁLÁ como o DEUS do Antigo Egito. ÒBÀTÁLÁ também poderia significar rei do NILO numa forma literária ou DEUS DO NILO no sentido religioso. ÒBÀTÁLÁ criou o homem e os deuses, com barro. Por esta razão ELE é conhecido como o criador de tudo que existe no PLANETA TERRA e no UNIVERSO.

É muito provável que o contato dos negros africanos com o Egito antigo tenha produzido o culto KHUMNE e fez de ÒBÀTÁLÁ o DEUS deste CULTO.

ÒBÀTÁLÁ é o ÒRISÁ de elevada superioridade. ELE é importante pra nossa cabeça, nossa consciência e determinação e é o protetor de todos os líderes da terra. ÒLODUMÀRÉ é o DEUS SUPREMO DO UNIVERSO, enquanto que ÒBÀTÁLÁ sendo o braço direito de ÒLODUMÀRÉ é que juntos criaram a humanidade. ÒBÀTÁLÁ é conhecido como o grande DEUS e que pertence ao sistema baseado na crença do ser, do espírito e da alma.

A Tradição enfatiza que ÒBÀTÁLÁ é a segunda pessoa de ÒLODUMÀRÉ, e por causa disso preside a todas as outras DIVINDADES.

Texto: Obaala Awo Ifasina

Sobre o autor

tomeje

Axé à todos. Sou o Tomeje. Iniciado em 27 de outubro de 1987 para o Orixa Ogun. Desde que conheci a religião dos Orixás eu sempre me preocupei em apreender qual a função da religião e da religiosidade na vida das pessoas. Eu quero entender como isso funciona. Como a religião e a religiosidade formam a fé de alguém. São muito anos de perguntas, muitos questionamentos pessoais e poucas respostas e creio que seguirei assim, aprendendo sempre.
Agora, graças a essa nova tecnologia, tenho uma oportunidade de interagir e trocar experiencias e vivencias dentro da religião e assim aprender uns com os outros. Eu mais que vcs, com certeza, aprendo a cada pergunta.
Eu tento compreender a nossa religião pensando sempre numa comunidade que se ajuda mutuamente. E não é diferente neste meio de comunicação, que assim como os livros, discos, cadernos, fitas, dvd's e outras ferramentas de divulgação de conhecimentos, este blog é somente mais uma forma de comunicação.
Porém este nova possibilidade não deve ser pressuposto para descuidarmos do aprendizado com nossos mais velhos nas roças, no seu dia a dia. Ainda que por vezes seja difícil, eu aprendi que é na roça que se vive a realidade da religião.
Meu trabalho aqui é muito mais do que só falar e responder questionamentos a cerca da religiosidade. Meu objetivo é promover a discussão de assuntos que nos afetam direta ou inderetamente, é lembra-los que somos parte do TODO, que somos uma só comunidade e que o indivíduo, apesar de dos seus anseios pessoais, está inserido numa família de axé e, neste contexto, quanto mais se pensa coletivamente, mais o individuo se fortalece.
Candomblé só se faz no coletivo.
Sejam todos muito bem vindo a este projeto e que nossos queridos Orixas nos encaminhem sempre no melhor destino. Axé, Tomeje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>