Seja muito bem vinda ao blog, Dominique. Esteja sempre a vontade em perguntar e sugerir. Que tenhamos axé e felicidades.…
O conhecimento transforma e engrandece.
Religiosos de umbanda e candomblé se reúnem com autoridades em Brasília, 10/06/2014
Tomeje
Axé à todos. Sou o Tomeje. Iniciado em 27 de outubro de 1987 para o Orixa Ogun. Desde que conheci a religião dos Orixás eu sempre me preocupei em apreender qual a função da religião e da religiosidade na vida das pessoas. Eu quero entender como isso funciona. Como a religião e a religiosidade formam a fé de alguém. São muito anos de perguntas, muitos questionamentos pessoais e poucas respostas e creio que seguirei assim, aprendendo sempre.
Agora, graças a essa nova tecnologia, tenho uma oportunidade de interagir e trocar experiencias e vivencias dentro da religião e assim aprender uns com os outros. Eu mais que vcs, com certeza, aprendo a cada pergunta.
Eu tento compreender a nossa religião pensando sempre numa comunidade que se ajuda mutuamente. E não é diferente neste meio de comunicação, que assim como os livros, discos, cadernos, fitas, dvd's e outras ferramentas de divulgação de conhecimentos, este blog é somente mais uma forma de comunicação.
Porém este nova possibilidade não deve ser pressuposto para descuidarmos do aprendizado com nossos mais velhos nas roças, no seu dia a dia. Ainda que por vezes seja difícil, eu aprendi que é na roça que se vive a realidade da religião.
Meu trabalho aqui é muito mais do que só falar e responder questionamentos a cerca da religiosidade. Meu objetivo é promover a discussão de assuntos que nos afetam direta ou inderetamente, é lembra-los que somos parte do TODO, que somos uma só comunidade e que o indivíduo, apesar de dos seus anseios pessoais, está inserido numa família de axé e, neste contexto, quanto mais se pensa coletivamente, mais o individuo se fortalece.
Candomblé só se faz no coletivo.
Sejam todos muito bem vindo a este projeto e que nossos queridos Orixas nos encaminhem sempre no melhor destino. Axé, Tomeje.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Posts recentes
Comentários Recentes
- Tomeje em Os Ajogun. Texto de Pai Marcio de Jagun
- Dominique em Os Ajogun. Texto de Pai Marcio de Jagun
- Tomeje em CASAL PODE TER O MESMO PAI DE SANTO?
- Ariadne em CASAL PODE TER O MESMO PAI DE SANTO?
- Tomeje em Ervas de Ewá
- Sônia em Ervas de Ewá
- Tomeje em O Lorogun
- Victor D'Obaluaye em O Lorogun
- Tomeje em Transexualidade e Cargo de Santo
- Andresa em Transexualidade e Cargo de Santo
Arquivos
Visitantes Pelo Mundo
Gratidão! Ótimo texto e suas respostas aos comentários muito respeitosas.
Bom dia Ariadne, seja bem vinda ao blog. Esse posto de mãe ou pai pequenos com o sacerdote ou sacerdotisa…
Como funciona a questão da mãe pequena? Tô frequentando um lugar em que a mãe grande é casada, mas a…
Sônia, seja bem vinda ao blog. Você fez o certo buscando informações. É está correta Nanã é um Orixá e…
3 comentários
“Você é imagem e semelhança de Deus. Como é o seu Deus?” http://www.deolhonomundo.com
Tomege, sua bênção.
Uma duvida:
O jogo de búzios pode me mostrar qual a minha linhagem? Digo isso pois sou umbandista e gostaria de saber se o jogo pode me mostrar se estou na linhagem certa ou se meu caminho é outro, o caso o csndomble. Se sim, poderia saber qual nação devo me iniciar?
Cargo de ogã pode ser mostrado através do oráculo?
Abraço e axé!
Autor
Marco o jogo define isso tudo sim. O problema é encontrar alguém que esteja disposto a fazer isso. Procure uma Casa de tradição e faça um bom jogo, ms de a preferência a Casas sérias e comprometidas com a religião, ok? Tomeje.