A benção meu egbomi..

Foi durante uma conversa com um Yaô que eu percebi o quanto nossa gente está desamparada e o quanto alguns zeladores se omitem diante de questões do cotidiano religioso de suas casas e dos seus filhos de axé. Por isso decido escrever.

Mas se tem coisa que gosto de fazer é conversar com Yaô e Abiã, desvirtuo todos, no melhor sentido que esta palavra “desvirtuar” pode oferecer ao crescimento da pessoa. Certas “virtudes” muitas vezes só servem para criar pessoas sem o gosto por perguntar e questionar, ou melhor, questionar-se. Por isso acho que sou meio subversivo para essas questões de educação, gosto de questionamentos.

Durante essa conversa com um Yaô eu fiz várias perguntas, coisas do tipo: Como está a casa onde você mora? Os móveis te agradam, as cores das paredes estão de acordo com seu gosto? E sobre sua vida pessoal? Você é feliz com seu parceiro? Voce está realizado na sua profissão? Está estudando no momento? O Yaô me olhou como se estivesse diante de um louco, e me perguntou por que eu estava lhe fazendo aquelas perguntas, afinal ele estava ali para ser iniciado e estas perguntas não faziam parte de uma iniciação e muito menos faziam parte da educação religiosa? Minha resposta foi. Se você não está completo em algum destes itens, por favor, levante-se e vá resolver, não fique aqui pensando que religião vai resolver para você o que de fato é problema seu. A religião pode te ajudar indicando o caminho, e até uma boa limpeza e equilíbrio espiritual podem te fazer um grande bem, mas da sua vida quem cuida é você.

Vejo que muitas pessoas procuram uma tecla em sua vida chamada “control facilidade” ou “shifit tudo pronto” isso não existe, não há passes de mágica na vida, a vida é real, dura e difícil para quem não deseja lutar por seus objetivos. Muitas pessoas procuram o Candomblé com a sensação de que dentro de uma Casa de Orixá ela vai encontrar solução para o problema que ela própria criou em sua vida, que a solução é simplesmente fazer um ebó ou uma oferenda. Esses ainda não entenderam que precisam de esforço e de trabalho para conseguir o que desejam. Os Orixás ajudam, isto é certo, mas sem sua própria colaboração sua vida pára, tudo acaba, fica sem cor. E em inúmeras vezes acabam vítimas de pessoas menos habilitadas que se aproveitam de sua fraqueza. Neste ponto começa meu questionamento e sempre pergunto ao Yaô. Devemos viver “Para o Candomblé”, “De Candomblé” ou “O Candomble”?. Cada uma destas perguntas leva a pensamentos diferentes e visões de mundo diferentes.

As questões abaixo, são d eminha inteira responsabilidade e são apenas as minhas visões de mundo. Não sou nem quero ser ditador de normas, apenas exponho minhas idéias, meu modo de pensar a religião.

Viver para o Candomblé – A pessoa tem a vida resumida a religião, pensa e vive a religião, se dedica ao culto como se isso fosse sua tábua de salvação, geralmente acabam cobrando dos outros a mesma dedicação ou submissão que eles tem com a religião, se tornam na maioria das vezes pequenos tiranos, impondo suas normas e desejos. O fazem não por consciência, mas por acharem que essa é a única forma de viver na religião, dedicação exclusiva e integral. Geralmente tem problemas com os membros da comunidade que tem uma vida fora da religião com filhos, companheiros, trabalho, estudos, enfim, uma vida social.

Viver de Candomblé – Qualquer mercador seja ele comerciante ou “Zelador mercantilista” pode viver de Candomblé desde que tenham como finalidade única o ganho financeiro nesta relação. (A diferença é que mercador/lojista tem uma finalidade clara e necessária, vender mercadorias, já o “Zelador mercantilista” nem sempre). Nestes casos os desavisados que procuram a tal tecla “control facilidade” devem ter muito cuidado, pois são alvos fáceis para o mercador de ilusões. E são banhos, Boris e oferendas de todo tipo, quase sempre dispendiosas e desnecessárias. O “Zelador mercantilista” é um tipo que tem se proliferado e causado danos a religião, que na sua maioria é formada por pessoas honradas e de bom coração. Viver De Candomblé, é possível e muitas vezes necessário ao desempenho de tantas funções que demandam a presença constante do Zelador na Casa de Orixá, porém com respeito a religião e as pessoas.

Viver o Candomblé – Nesta lista estão as pessoas que conseguem diferenciar o Candomblé das suas obrigações diárias, das suas necessidades financeiras e de tudo  mais que faz parte das necessidades da pessoa. Não utilizam a religião para ganhos pessoais e não fazem ebós e oferendas desnecessárias. Estes encontraram o caminho do equilíbrio e vivem de acordo com os preceitos básicos do Candomblé. Isto não é fácil, o aprendizado é longo e diário e é um grande compromisso com a vida religiosa.

Aos Yaôs com os quais tive a honra de conversar eu fiz meu alerta e cabe a eles encontrarem seus caminhos, que podem não ser nenhum dos que citei, afinal são minhas idéias e minhas visões de mundo, que são diferentes das suas que está me lendo, avaliando minhas visões de mundo e criticando bem ou mau, concordando ou não.

Mas o que peço aos mais velhos de nossa Religião é que mostrem aos mais novos de suas Casas as suas visões de mundo e suas idéias, os valores do Candomblé e a hierarquia, as regras e principalmente os orientem, conversem com seus irmãos, os protejam. Façam sua parte de mais velho.

Axé à todos. Tomeje.

Respostas de 17

  1. Olá Nelson, otimo texto parabéns, acompanho seu trabalho desde o outro site e la eles me passaram esse seu novo site e gostei ficou muito bom.

    1. Meus caros irmãos perdoem minha ausência e minha demora em responder, mas tive um problema no computador e só agora conseguimos solucionar. Obrigado Lucas, seja bem vindo e pergunte sempre que quiser. Tomeje.

  2. Motumbá! sábias palavras..saudades de ouvi-las ao vivo nos tempos da faculdade…me fazem falta…O maravilhoso do blog é o não rompimento das menssagens….Abço grande!!!

  3. Benção
    O texto é pertinente, pois, conheci vários Zeladores (mercantilistas), mas felizmente nosso Ori, nos levam de perto destas pessoas, não sou iniciado, porém, procurei a religião por necessidade, pois, como para os que vivem tranquilamente não procuram o candomblé, pois, é uma religião de doação, cumplicidade e amor aos orixás, não existe demagogia, por que, a mesma cobra de seus adeptos malandros (mercenários), furtadores de sonhos, mas, mas não sou ninguém, para questionar isso.
    Sr. Tomoje, é nobre, pois, sempre acompanhei o senhor em suas respostas com a máxima cautela de respeito aos mais novos, respeitando os que ainda nem nasceram e aos que caminham, meu respeito é grande pelo senhor, felizes são seus filhos e iniciados.
    Mas tenho uma dúvida, em vários jogos de ifá, nunca bate o meu orixá, sempre ogum, oxalá e exú, sinto um pouco de cada um ora, voraz e feroz, ora calmo e apaziguador e ora renovador e inovador, pesquisei muito, mas sei que somente quando raspar o fundo da cuia, que terei o conhecimento, porém, tenho a sorte e o azar andando junto, tenho contato desde o mais simples ao mais sofisticado, mas nunca há finalizações, meu caso é sério, e os babalorixás que falei não possuem um solução, apenas falam que meu orixá é difícil de se cuidar, muito perigoso, ora, um oxaguian, oxalufãn, ogum xeroquê, ogum alagbdé, mas agora me falaram de um Orixá raro que na mesma cabeça reina (ogum, oxalá e exú), um Ogum com a qualidade de Ogum Patacori, senhor Ogum dos Oguns, isto procede?
    Caso exista este Ogum Patacori, gostaria de maiores informações sobre o mesmo, por isso, nunca me inicie.
    Forte abraço, sua benção e agradeço por tratar os mais novos com o respeito dos mais velhos, é por isso que o Ibi sai nas mãos dos humildes, enquanto os sabichões esnobes quebram a casca.
    Obrigado

    1. Ricardo muito obrigado pelas palavras, elas com certeza nos animam e mostram que estamos no caminho certo. Direciono suas palavras aos meus antecessores e ancestrais que me indicaram o caminho.
      Antes de tudo eu quero que vc entenda alguma cosia sobre Xoroque, e isso não quer dizer que o que fazem em muitas casas, iniciando filhos para esta energia (Xoroque) esteja errado, para mim, é apenas falta de conhecimento histórico.
      Resposta da ao Mauro.
      Mauro seja bem vindo. Sobre Xoroque é complicado de falar por que fizeram tanta invencionice a cerca deste Vodum (Ricardo eu me refiro ao Vodum Xoroque e sua origem primitiva) que não se sabe mais o que é certo, ou pelo menos o que é Xoroque. Mas vamos lá. Em primeiro lugar é preciso que deixemos claro que Xoroque é um Vodum, sua origem é no Jeje. Xoroque faz parte da família dos Gú, é um guardião das porteiras das Casas Jeje, e talvez por isso tenha sido confundido com Exú. Há também uma cantiga de Exú que cita o termo xoroque, mas neste caso a cantiga diz que Exú sobe a montanha para realizar um orô. Mas o que mais se vê hoje em dia são pessoas querendo, de certa forma, amedrontar os outros se dizendo de Xoroque, aquele que é meio exú e meio ogun, isso para mim, é pura invenção meu irmão, porque ou se é de Ogun ou se é de Exú, os dois ao mesmo tempo não existe. O meu conselho muito sincero é que vc procure conhecer a origem deste Vodum, leia sobre o Jeje e vc vai entender melhor este guardião (que não é feito no jeje na cabeça de ninguém) e assim vc vai tirar suas dúvidas. Axé, espero ter ajudado, Tomeje.

      Ricardo isso é o que eu sei desta história do Gú Xoroque. Sobre as informações que vc recebeu, uma delas eu concordo, só quando vc atravessar o mariwo que abriga o roncó é que vc saberá de fato quem é seu orixá. Mas há como saber qual o orixá responde por sua cabeça sim, o problema é que este processo pode ser demorado e complexo, assim como é para qualquer outro caso, talvez necessite ebós e oferendas secas, descanso e obi, para assim o orixá se revelar. Talvez ele não se esconda de vc, mas de mãos e cabeças pouco confiáveis. Desculpe dureza, mas quem te disse que existe um ogum patacori deve ser um deste para qual o seu orixá deve fugir como o diabo foge da cruz, e com toda razão. Quem te disse isso é totalmente sem noção de religião, isso é invenção e loucura meu irmão. O termo Ogun patacori é a redução de uma frase longa e significa ou alude ao momento em que Ogun corta cabeças, onde Ogun fica “louco” e sai cortando cabeças. O Ogun que é considerado o Ogun mais velho e que deu origem aos demais Ogun é Mejeje ou meje, que significa Ogun divido em sete (meje é numeral 07 yorubá). Meu irmaõ procure uma casa de axé tradicional e se afaste este louco que te falou de patacori, ele nãos abe o que é religião. Axé, espero ter ajudado. Tomeje.

  4. Bom dia, Sr. Tomoje

    Benção

    Sobre o assunto que perguntei logo acima sobre mais de um orixá no ori, pelas leituras que fiz, encontrei um texto sobre “Ori-mege”, poderia gentilmente falar sobre o tema.

    Isto, procede, tem como cultuar 2 energias (orixás), em um Ori (cabeça), podendo ser 2 energias masculinas e/ou 2 femininas e/ou 1 masculina e outra feminina, são somente 2 ou mais, isto, fora o ” Ajuntó”.

    Mas esta referência pode ocorrer com filhos de Ogum, qual seria o culto mais apropriado (oriki, itam, ervas, etc).
    Obrigado

    1. Ricardo bom dia. Existem sim algumas pessoas, rariiiiiiiiiiissssssssiiiiiiimas, que sãod e Ori Meji, mas como eu frisei, são muito raras, mas raras mesmo. O problema é que tem um monte de zeladores que querem ter as raridades nas suas Casas e saem falando um monte de coisas para todo mundo. Com eu te falei na resposta anterior, existe maneiras de saber que é o dono do seu Ori sim, basta conhecer os oros apropriados, basta que o zelador tenha visto os oros sendo feitos na sua Casa matriz e que queira fazer em vc para resolver o assunto e poder afirmar que vc é do orixa fulano.
      O que eu entendo por ori meji, tirando as raríssimas exceções, é que são duas energias do mesmo Orixa que habitam o mesmo ori, Ogum com Ogum, Yemonjá com Yemonjá e outros. É a mesma energia divida. Mas como eu disse pode acontecer de ter dois orixás distintos num mesmo ori, e volto a insistir, isso é raro, na maioria das vezes é o zelador que não sabe distinguir quem é a energia preponderante ou o zelador que ter status de ter filhos raros, ou é o filho oque cisma que é ori meji para ter ou ser raro.
      Mas em todos os casos é possível saber se alguém é de fato ori meji ou se é só um desajuste de energias e que pode ser resolvido.
      O problema meu caro é que tem muita gente que lê por aí uns conceitos muito loucos e saem afirmando que aquilo é verdade, por isso é preciso cautela e fazer o que vc está fazendo, pesquisa. Mas eu sempre acho mais prudente que vc pesquise na sua Casa e que esta Casa tenha o conhecimento para te ajudar. Axé, e volte sempre, Tomeje.

    1. Natane, seja bem vinda. Primeiro gostaria de conversar sobre ori meji. O que eu conheço como ori meji é: Duas qualidades do mesmo orixa e não dois orixas distintos “dividindo” a mesma cabeça. Para mim ori meji é Ogum com Ogum, Oxum com Oxum e etc. Quando se fala que alguém é de Ogum com Oxossi (por exemplo) e que esta pessoa é meji, eu não consigo entender e não aprendi assim, Explicando. Vamos imaginar o nascimento de gemeos. Um dos dois vai sair primeiro, certo? Portanto este será o mais velho. E assim é o caso de meji, um dos orixas será o mais velho pois foi feito o oro para Ele primeiro, ok? Então no caso de orixas distintos, não há como pensar de outra forma, um dos dois vai ser mais velho e portanto o dono da cabeça. No caso de ser duas qualidades do mesmo orixa, a lógica é diferente. Não estamos dando preferência a uma energia em detrimento da outra, estamos cultuando o mesmo orixa sempre. Entendeu?
      Agora sobre a sua dúvida. A iniciação é sempre feita com a raspagem total de cabeça, independente de ser meji ou não.
      Cuidado onde vc está recolhendo informações, ok? Falo isso porque vc não ficou com esta dúvida sem antes ter ouvido isso de alguém, ok? Então, cuidado com informações equivocadas. Axé, Tomeje.

  5. a sua bença meu pai como esta o senhor e todos do ase .
    ja faz um tempinho ne que lhe encomodei me descupe viu por n saber como e nem por honde começar
    e mais por n saber direito como me pronusir as letras hoje em dia tudinho mudou n
    bom primeiro ago colofe mucuhu mutumba ago pai mais estou muito confuza por que mudou muito as coisas as palavras e muito mais no santo em nossa religiao quero se olorum e todos os santo orixas me permitirem ser o que sempre fui e aprendi em minha epoca no santo n sou fanatica mais amo muito de mais o candomble fui feita bolei no ase do candomble como sabe sou fui feita no keto e respeito amo angola jeji em fim amo respeito todas tudo bem ne pai so n entemdo por que olgums mestura tipo no meu tempo nunca ouvi ou vi raspar dar ase na umbanda a ago ridiculo mais quem sou eu ne outra li algo que se pode tirar o kele e por ou deichar a vista como se for uma biju ou nos mesmo tirar e colocar em si proprio gente ago maleime nunca eu acho ridiculo n eziste nunca isto e hoje endia se ve tantas crinçinhas que ja s ekede s raspadas a eu to adimirada e eu peço mil desculpas colofe ago que abisurdo tambem como pode do jeito que esta brs com tantos prrenque as pessoas perdem tempo com racismo enquinoracias sobre religiao olha aqui n tem nada disto n se ve ouve conflitos de religioes como ai n brs falta de respeitos ai tem que horde governantes de verdade honestos odeiho politicas n m meto mais um paiz que tem um governo de verdade as pessoas n perdem tempo em conflitos s unidas e cada um cuida de vencer sem atijir o outro gente temos que saber separar as coisas e isto ja vem de dentro da familia de cada lar tem que saber que a paz sempre tem que ser praticada com o respeitos fraternidade uniao honestidade vontade e fe de vencer e ver o procimo tambem .
    a to sempre em duvidas se a culpa e dos cdadao brs ou de cada um que escolhemos para governar eu pensso que os deus os orixas o santo n pedem por tantas avenssas tanto odio entre nos seres da terra pelo que percebo sempre a culpa e das religioes ou de deus nada tem a ve com o que fazemos ao contrario do que foi nos ecinado dentro de cada religiao para mim o verdadeiro deus se ja de quem for e ate se for ateu cada um tem que ser e ter respeito dar ezemplos sim de uniao em sua na nossa patria respeitar seja quem for seja a religiao .
    a to chateada cade os respeitos os juramentos de honrras a nossa religiao ta tudo uma falta de respeitos seja com religiao ou o que for to triste cada vez que se trata sobre o brs e as pessoas ate quando me envorgonharei de ser uma brasileira to vendo tapas e pedras sanque tamtas sujeiras ate emtre os que se dizem do ase se ja umbanda candomble gente e um tal de politicas se debatendo no meu tempo n tinha isto religiao e politica ai eu odeinho mesturs a sim falta de organizaçoes cada coisa em seu lugar e
    mais pra que tantos aflitos querras contra a nossa religiao o que os orixas os deuses ou sei la o que tem a ver com os podres podridao da terra dos que faz tudo errado a cada um na sua to chateada mesmo tambem com as luxurias que vejo no espiritismo explorasoes gente o santo os orixas olorum os nossos ancestrais n querem isto n pedem isto n tiveram n forao a sim .
    e poristo que tem tantas contravensoes depois tudo e culpa de olorum tudo cai sobre a minha nossa fe n e n culpa de nos mesmo ne
    n acha meu pai tomege mutumba colofe ne mais to emprecionada ta cada vez pior e sempre tem um uma a ver com nos sei n mais tem que ter um geito de acabar com isto e n depende so de lados religiosos e sim de cada um aqui na terra bom muito ase parabens amo adoro tudinho do que leio vejo em seu bblog e tudo da familia ori tenho muito respeitos a vcs que sao real sicero que amam e dedicam a real do nossos ase e eu

    dezejo a todos muita paz força coragem para sequi emfrente com a nossa religiao do ase patacori ogum salve jorge salve os ase e nunca iremos ter fim orum olorum n tem fim .ass nilza de freitas kawakami omim age di osum ob om iyao eterna mesmo aqui no jp.
    chega to chateada e n tem pra ninquem mesmo eu sou sim do ase sou e eternamente serei do candomble keto nago jeji e tudo .

    1. Nilza, que meu Pai Ogum te abençoe e te de bons caminhos minha querida. Eu compreendo sua tristeza e sua decepção com tudo que vc tem lido e sabido a respeito da nossa religião. Mas precisamos seguir em frente e tentar melhorar isso, e essa melhoria só virá com a persistência em discutirmos o candomblé num nível mais elevado e com pessoas que realmente sejam bons exemplos. Esses que sujam a religião, sinceramente, devemos desconsiderar, não podemos deixar que isso machuque nossos corações. Axé, Tomeje.

  6. a sua bença meu pai e a todos com muito ase e com muitas duvidas peço ago mais uma das n sei quantas vezes estou a encomodalos mais como se diz o ditado sempre e bom ouvir e aprender acho tambem ter curiozidades sobre o nosso ase sobre o santo e nossa religiao ne vamos la pai primeiramente ago mukuhu colofe pai ogum e todos orixas ………. pai por gentileza me fale sobre a qualidade digamos a sim de osum oboto ou aboto n sei se poderei e se tenho a permiçao de lhe perguntar mais falava que esta qualidade este tipo de osum esta sempre com exu eu quero dizer os as filho s filhas que sao dela e obaluae omulu ago no meu caso e o ajunto pai outra coisa a gente nos filhos de santo quando faz os ase obrigasao nos contamos os anos feitos de feituras do comesso des de que se entra no ronco e se o iyao ficou trez ou seis meses recolhido poderei me ver como anos de santo ou n .
    e por que n continuei como pai sabe ja tem vinte e seis que estou aqui e n sei se poderei me ver como anos feita no santo bolei no santo em 1986 n me lembro o mes entrei no ase fui preparada ne no meado de outubro ou novembro n me lembro so lembro que minha filha estava com um ano e foi me visitar dentro do ronco e hotem dia vinte e um de outubro ela fez vinte e nove anos pai eu n sei na verdade se tenho muitos anos no santo mais sinto que ja teria se estivese dentro das minha feituras pai tomege ago ase por gentileza tire as minhas duvidas se poder me dar umazinha resposta e quando poder viu sabe eu adoro muito e preciso sempre saber sobre o santo tenho muitas duvidas em meu ori sobre sabedoria de santo sou iyao e o senhor e pai marcio e outros do ase que respeitam amam sao como os grandes professores para nos entende eu confio respeito a todos mais se eu estiver encomodando erada por favor pode sim me chamarem atensao viu ago mutumba colofe e grande abrços e ase para todos fiquem na paz de oxala .
    arigatoooo.

    1. Nilza eu aprendi que nem tudo que serve ou que é realidade para uma pessoa pode ser utilizado para todos. Candomblé, apesar de ser familiar, é também um culto onde cada pessoa é um ser individual e único, portanto, respondendo a sua pergunta sobre Oxum Aboto, eu aprendi que essa ligação com Exú existe sim, mas é litúrgica, ou seja, aquela Oxum tem necessidade litúrgica de se relacionar com Exú, mas isso não quer dizer que todos os filhos e filhas de Oxum Aboto tenham na sua vida a ligação com Exú, isso vai depender da necessidade da sua cabeça, entendeu? Quanto aos seus anos de iniciada. É verdade que na hierarquia da religião o tempo conta para quem fez as obrigações de tempo. Mas, por favor, me lembre de comentar com mais calma a questão da importancia das obrigações de tempo, ok? Agora eu vou resumir para vc entender mais ou menos rsrsrsrs. É como se duas crianças nascessem juntas mas uma delas estivesse parada no tempo e a outra se desenvolvesse no tempo certo. Como se uma se recusasse a crescer, entende? E a outra assumisse compromissos, e tornasse a chefe da família e o outro preferisse ficar na infância. É mais ou menos isso essa questão de tempo de iniciação. As obrigações de tempo nos habilitam ao aprendizado a assumir compromissos com a família de Axé. Porém isso não desmerece nem diminui o tempo que vc tem. Mas se vc não cumpriu os ritos, as obrigações, vc não pode assumir compromissos nem ter responsabilidades na família. Deu pra entender? Depois falamos mais, axé. Tomeje.

  7. a bença pai tomege mutumba colofe muito obrigada por me esclarece mais vou ler com muito amor e carinho respeito o que o pai fala viu como o senhor sabe temos que prestar muita atençao sobre os nossos ensinamentos ne olha adimiro muito tudo que vcs nos encinam sobre as nossa religiao eu sei que n e facio
    a luta do dia a dia e a respomssabilidades com nos filhos filhas iyao sei que cada fundamento cada aprendizar e muito dificio tanto para um como outros ne mais a gente tem que dar continuasao com amor respeitos e fe e procurar sabe sobre o nossos ase por mais que tenha ou saiba para eu para nos iyao e muito emportante mesmo que leve anos mais algo do nosso santo sempre esta em nos e n emporta a distamcia eu adoro amo ler ver saber tudo que tem no blog e tudo que o senhor e pai marcio nos encina atravez de um dom divino sublime meus agradecimentos e muito mesmo obrigada a todos o senhor sabe n e facio para quem esta perto do ase imagine longe ne.eu fiquei vivi dentro do ase morava no yle mais foi pouco anos e por mais que eu tive na rossa e n sei nunca somos ou poderei dizer sei n sou uma iyao e tenho quero aprender e tenho a obrigasao de ouvir o encinamentos e cumprilos ne. bom tenha um maravilhoso dia com muitos ase e que o senhor continue com tantas maravilhas para nos passar em seu blog e que os orixas o santo lhe cubra de ase mutumba colofe patacori meu pai tomege e pai marcio mae adriana e todos arigato sama .abraços .

    1. Gleice seja bem vinda ao blog. Em primeiro lugar é preciso saber se na sua Casa ou se a pessoa que te disse isso aceita ori meji. Na maioria das Casas tradicionais isso é visto com muito cuidado e muita reserva por que são absolutamente raro que alguém seja Meji. Não que vc não possa ser este caso raro. Mas em 99% dos casos o que acontece que a pessoa que diz isso não sabe bem o que está falando ou quer impressionar te dizendo de ori meji, inclusive como se isso fosse comum ou algo que faz da pessoa uma pessoa especial. Então o primeiro passo é saber de onde vem a informação e quem te deu a informação.
      Onira e Opara (Oya e Oxum) são complementares, uma precisa da outra de certa forma, mas isso não significa obrigatoriedade de ser ori meji. Além do mais é complicado numa mesma cabeça o fogo (Oya e a água (Oxum).
      Para mim, ori meji são duas qualidades do mesmo orixa nas posições de 1º e 2º orixa de uma pessoa. Exemplo Oxum Opara e Oxum Iponda, Oya Onira e Igbale, e outras combinações. Espero ter ajudado. Baba Tomeje.

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