Lendas de Xango

Mitologia dos Orixás

Xangô é condenado por Oxalá comer como os escravos

Airá, aquele que se veste de branco, foi um dia às terras do velho Oxalá para levá-lo à festa que faziamem sua cidade. Oxaláera velho e lento, Por isso Airá o levava nas costas. Quando se aproximavam do destino, vira a grande pedreira de Xangô, bem perto de seu grande palácio. Xangô levou Oxalufã ao cume, para dali mostrar ao velho amigo todo o seu império e poderio. E foi lá de cima que Xangô avistou uma belíssima mulher mexendo sua panela. Era Oiá! Era o amalá do rei que ela preparava!

Xangô não resistiu à tamanha tentação. Oiá e amalá! Era demais para a sua gulodice, depois de tanto tempo pela estrada. Xangô perdeu a cabeça e disparou caminho abaixo, largando Oxalufã em meio às pedras, rolando na poeira, caindo pelas valas. Oxalufã se enfureceu com tamanho desrespeito e mandou muitos castigos, que atingiram diretamente o povo de Xangô.

Xangô, muito arrependido, mandou todo o povo trazer água fresca e panos limpos. Ordenou que banhassem e vestissem Oxalá. Oxalufã aceitou todas as desculpas e apreciou o banquete de caracóis e inhames, que por dias o povo lhe ofereceu. Mas Oxalá impôs um castigo eterno a Xangô. Ele que tanto gosta de fartar-se de boa comida.

Nunca mais pode Xangô comer em prato de louça ou porcelana. Nunca mais  Xangô pode comer em alguidar de cerâmica. Xangô só pode comer em gamela de pau, como comem os bichos da casa e o gado e como comem os escravos.

Notas bibliográficas
Mitologia dos Orixás – Reginaldo Prandi – 2001

Respostas de 2

  1. Boa Tarde,gostaria de saber se Você pode me tirar uma duvida,estou estudando o continente Africano,autodidata,e parei na etnia, iorubá,pois é a mais complexa de se entender ,devido á sua imensa quantidade de mitos,orixás,e,é sobre um orixá ,que,lhe venho eu perguntar,Nanã Boriquê,o Orixá mais antigo,veja ,é que li,que ela teria tido dois filhos,e,estes dois teriam uma deficiência na pele,e por isto ela teria os jogados no rio,isto ,procede,seja,mito ou lenda,?

    1. Katia Cristina seja bem vinda. Em primeiro lugar acho legal explicar que não existe uma etnia Yorubá. Este nome (Yoruba) foi designado pelos Europeus colonizadores a um grupo muito diverso de línguas derivadas de um mesmo tronco linguístico, e também engloba uma variedade de povos, muitos deles, inimigos seculares. Isso acabou por formar uma idéia equivocada de que todos estes povos descendem de um mesmo local ou de uma mesma “família”. No caso específico de Nanâ Buruku, esta divindade é de origem Daomeana e de língua Fon ou Fongbe, por tanto ela se insere no panteão do candomblé denominado de Jeje, ou seja Nanã é um Vodum e não um Orixá. Mas isso é outro assunto. As lendas e os itans que eu conheço revelam o nascimento de 01 filho, Omolu/Obaluaye, não conheço e nunca ouvi falar de outro filho de Nanã.
      Há Sacerdotes e Candomblés que compreendem ou designam como um grupo “familiar” os orixá/voduns Nanã, Obaluaye, Oxumare e Yewá e nesta configuração Nanã aparece como mãe destes orixás/voduns. Mas eu não conheço nada que confirme isso. Axé, Tomeje.

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