Qualidades do Orixá Omolu / Obaluaiyé

Omolu / Obaluaiyé é o rei da terra. A sua vestimenta é feita de ìko; uma fibra de ráfia extraída do Igí-Ògòrò, a “palha da costa”, elemento de grande significado ritualístico, principalmente em ritos ligados à morte e o sobrenatural, sua presença indica que algo deve ficar oculto. Compostos de duas partes o “Filá” e o “Azé”, a primeira parte, a de cima que cobre a cabeça é uma espécie de capuz trançado de palha da costa, acrescido de palhas em toda sua volta, que passam da cintura, o Azé, seu asó-ìko (roupa de palha) é uma saia de palha da costa que vai até os pés em alguns casos, em outros, acima dos joelhos, por baixo desta saia vai um Xokotô, espécie de calça, também chamado “cauçulú”, em que oculta o mistério da morte e do renascimento. Nesta vestimenta acompanha algumas cabaças penduradas, onde supostamente carrega seus remédios. Ao vestir-se com ìko e cauris, revela sua importância e ligação com a morte.

Sua festa anual é o Olubajé. Tido como filho de Nanã no Brasil, a sua origem, forma, nome e culto em África é bastante variado, de acordo com a região, essa variação de nomes é em conformidade com a região, Obaluaiyé ou Xapanã em Tapá (Nupê) chegando ao território Mahi ao norte do Daomé; Sapata é a sua versão Fon, trazida pelos Nagôs.

Em alguns lugares se misturam, em outros são deuses distintos, confundidos até com Nanã Buruku; Omolu em keto e Abeokutá. O seu parentesco com Oxumaré e Iroko é observado em Keto (vindo de Aisê segundo uns e Adja Popo segundo outros), onde se pode ver uma lança (oko Omolu) cravada na terra, esculpida em madeira onde figuram esses três personagens mencionados, também em Fita próximo de Pahougnan, território Mahi, onde o rei Oba Sereju, recebera o fetiche Moru, três fetiches ao mesmo tempo Moru (Omolu), Dan (Oxumaré) e Loko (Iroko).

QUALIDADES

Akavan: Tem ligação com Oyá, veste estampado.

Azonsu /  Ajunsu: Tem fundamentos com  Oxumaré, Oxun e Oxalá. Carrega lança e veste branco.

Azoani: É jovem, veste vermelho, palha vermelha Tem caminhos com Iroko, Oxumaré, Iemanjá e Oyá.

Arawe / Jagun: Tem fundamento com Oyá e Oxalá.

Ajoji / Jagun: Tem fundamentos com Ogun e Oxagian.

Avimaje  Tem fundamento com Nana e Ossain e Odé.

Ajoji / Segí/Jagun: Tem ligação com Yemanjá e Oxumare / Nanã.

Afomam: Veste a estopa e carrega duas bolsas de onde tira as doenças. Veste de amarelo e preto. Todas as plantas trepadeiras pertencem-lhe. Tem caminhos com Oxumaré, Ogun de quem é companheiro, dança cavando a terra com Intoto para depositar os corpos que lhe pertencem.

Agbagba Jagun: tem fundamento com Oyá.

Itubé Jagun: É jovem e guerreiro; leva na mão uma lança chamada okó; Tem caminhos com Ogunjá, Oxaguian, Ayrá, Exu e Oxalufan. Não come feijão preto e é o único que come Igbin (Caracol).

Ìpòpò: Tem forte fundamento com Nanã, usa biokô.

Tetu / Etetu Jagun: É jovem e guerreiro. Come com Ogum e Oyá. Veste de branco, usa biokô:

Agòrò: veste branco, usa biokô com franjas de palha

Itetù Jagun: ligado a Yemnjá e Oxalá

Dizem que são 14 qualidades ou caminhos de Obaluaiye/Omolú/Jagun/Sakpata. Teremos ainda vários nomes, títulos e qualidades parecidas: Ajágùsí, Topodún, Janbèlé, Parú, Polibojí, Akarejebé, Aruajé, Ahoye, Olutapá, Sapatá Ainon, WariWarún, etc.

Respostas de 33

  1. A bênção, meus mais velhos

    Primeiramente, gostaria de parabeniza-los pelo blog, bastante elucidativo e responsável.

    Tenho algumas dúvidas a respeito dessa relação Obaluaye-Jagun: em algumas casas, Jagun é cultuado como qualidade de Omulu e em outras, como um orixá a parte. Afinal de contas, qual é o “correto” (entre aspas pois sei que nem sempre existe essa dicotomia certo x errado)?

    Outra dúvida seria a respeito das qualidades: único Omulu que usa lança é Ajunsu ou existem outros caçadores?

    Obrigada antecipadamente

    1. Jussara, seja muito bem-vinda. Eu penso como os meus mais velhos. Refiro-me àqueles que organizaram o Candomblé aqui no Brasil, que reuniram diversos cultos e Orixás num único panteão. Assim como Ayrá e Xangô, Onira e Oyá, Jagun e Omolu, Opará e Oxum e Jakutá e Xangô, foram reunidos no culto do Orixá principal, pois são divindades com as mesmas características e mesma forma de culto, portanto, eu vejo com muita preocupação essa tentativa de hoje separar essas divindades do Orixá principal. Se as pessoas que organizaram o Candomblé no Brasil e que tiveram contato com a informação primária tiveram o bom senso de reunir divindades e Orixás dessa forma, como citada anteriormente, não vejo motivo para hoje alguém querer separá-los em cultos distintos, afinal, não se canta para Onira sem se cantar para Iansã, nem para Jagun sem cantar para Omolu. Essa é a minha tese, por isso eu sustento que eles são qualidades do orixá, e não Orixás à parte.
      Quanto à segunda pergunta, Jagun também utiliza lança, e Ajunsun é a forma como ele é conhecido no Jeje. Espero ter ajudado. Axé, Tomeje.

    1. Jussara, boa noite. A sua pergunta me remete a uma resposta que eu sempre dou. Mais importante que conhecer qualidades é conhecer o Orixá. Neste caso, a palha faz parte do Orixá Omolu, assim como o mariwo é parte do Orixá Ogun e o ibiri é parte de Nanã. São símbolos indissociáveis do Orixá. Axé, Tomeje.

  2. ola bom dia ,axe a todos , bom Akarejebé e uma qualidade de omolu , nao consigo acha nada que posso saber sobre essa qualidade

    1. Felipe seja bem vindo ao blog. Meu irmão, eu nunca li nem ouvi falar deste nome, isso não significa que não possa existir, afinal, não sou do no da verdade, certo? Mas eu já li muito e já li listas de qualidades feitas por pessoas que pesquisaram bastante o assunto. Acho que vc deveria perguntar sobre este Omolu a quem te afirmou a existência Dele, assim é mais seguro para vc por que vc vai ter a informação correta. Porém…… o que tenho visto é uma invenção de nomes/qualidades sem o menor fundamento. Nunca aceite a suposta explicação de que é uma qualidade rara ou que poucos conhecem. Se existe ela tem que figurar em algum lista ou ser feita em algum Axé, ok? Espero ter ajudado. Axé e felicidades, Babá Tomeje.

  3. Boa noite! Sua a bênção Babá Tomeje, Kolofe! Á todos meus mais novos e mais velhos, a bênção, kolofe!!!
    Sou feita (raspada) na Nação Jeje, à Omolu Ajunsu. Tenho várias dúvidas que meu Doté por vaidade ou desconhecimento se recusa a esclarecer, tenho apenas 03 anos de candomblé mas por 19 anos pratiquei a umbanda que meu Pai de Santo fez questão de dizer que eu jogasse no “lixo” porque não me valia de nada, tenho 52 anos, sou esposa, mãe, filha, tia, sobrinha, tia avó, amiga…Sempre estudei a cerca das religiões afro, e depois do meu bori de 01ano voltei a cuidar do meu povo de Umbanda na minha casa.
    1ª dúvida: Meu Pai Omolu veste branco, tem alguma consequência vesti lo de preto e branco?
    2ª dúvida: Na umbanda o primeiro orixá que incorporei foi Oxum, quando fui para a nação me foi dado Oyá como segundo orixá mas, na hora da feitura, o Doté (fiquei sabendo pela mãe criadeira) virou meu erê e perguntou; ela respondeu que eu sou da Oxum. Resultado = Ele me deu Onira como segundo orixá….(?)
    3ª Até 15 dias antes da feitura eu sentia meu Pai Omolu 24h por dia porque tenho vários problemas de saúde e sempre me consolei com Ele; hoje na hora da incorporação não sinto nem 40% da energia, não sinto arrepios, não me emociono como antes porque?
    Asé Babá Tomeje, agradeço antecipadamente pela atenção…Kolofe!

    1. Izabel Cristina, seja bem vinda. Vou começar sua resposta pelo o que mais me chamou atenção, a fala do seu pai (pai em letra minúscula mesmo) em relação a sua trajetória da Umbanda, sou de Candomblé há mais de 30 anos, mas comecei na Umbanda e frequento a Umbanda até hoje e isso não me diminui em nada, pelo contrário, ontem numa conversa com Pai João Ele me disse: “Filho, é muito bonito quando temos o respeito de ambos os lados, afinal somos todos religiosos”. Eu tomei a benção e agradeci as palavras daquele Preto Velho.
      É uma pena que o seu pai tenha falado isso pra vc, ele não respeitou e não se deu ao respeito. Quem conseguir provar que os africanos, escravos, trouxeram para cá todas as folhas que precisavam, que foram autossuficientes e não tiveram ajuda dos indígenas e mais tarde dos mestiços aqui do Brasil. Quem me provar que o candomblé não genuinamente brasileiro e misturado, eu colocarei a cabeça no chão e pedirei perdão.
      Desprezar o seu conhecimento e sua vida religiosa pregressa é no mínimo uma arrogância extrema.
      sobre as roupas e cores eu posso te afirmar que o branco sempre será bem vinda a esta qualidade de Omolú. Não convém mudar ou colocar cor. Ajunsu veste-se de branco sempre.
      Sobre a mudança de orixa, isso não incomum. As vezes alguém que na umbanda é de Oxum, pode quando vai para o candomblé mudar sim, não é nada de mais.
      Caberia ao pai respeitar e acatar que vc é de oxum, certo??? E além disso, por que chamar Erê? Ele não tem jogo?????
      Sobre sentir o Orixa. Orixa não é bobo nem alienado. Orixa sente que está errado e te dá sinais claros disso, acho que é este o caso.
      Acho que vc deve ver isso com calma e serenidade, ouça seu Orixa sempre.
      Axé e felicidades, Babá Tomeje.

  4. Muito obrigada Babá Tomeje! Que meu Pai Omolú o abençoe com muita saúde para continuar prestando esse excelente trabalho de estudos e esclarecimentos aos adeptos.
    Seus esclarecimentos vem de encontro com minhas convicções mas, já ouvi não só neste Centro como em outros de candomblé, que ywo bom é ywo burro. Eu me recuso aceitar determinados pontos de vistas mas, em respeito aos orixás (apesar de questionar com toda humildade) ouço e me calo concordando ou não.
    Antes mesmo da “saída do orixá” eu já sabia que preferencialmente as vestes branca seria indicada mas, por exigência do Doté, todas as roupas dos filhos de santo são feitas por uma determinada pessoa, e é ele pai de santo que escolhe o tecido, meu Pai Omolú, na terceira saída para minha surpresa (só vi a roupa pouco antes do início) saiu de saia estampada de preto e branco e uma faixa larga preta e branca nos ombros. Isso aconteceu em dezembro 2016, no olubajé de 2017, se meu Pai Omolú passou, foi muito longe porque eramos três qualidade de filhos de Omolú eu simplesmente dormi a cerimônia toda.
    Resumindo…tem algo de muito errado e o pior, não consigo me sintonizar com o orixá de jeito nenhum. Tenho um quartinho só do meu Pai, todas as segundas feiras desde que fiz o santo, sento converso, peço um sinal e nada. Meu coração não sente a menor vontade de continuar mas, precisava fazer o bori de 01 ano, até tentei fazer em outros lugares mas não encontrei quem quisesse fazer. A minha tentativa agora, vai ser com meu povo de umbanda que eu sempre cuidei, alguém tem que falar alguma coisa porque meu Pai Omolú não responde, fazendo com que eu me sinta culpada…Obrigada mais uma vez Babá Tomeje!

    1. Izabel, se me permitir, me responda, por que motivo vc se iniciou nesta Casa? Acho importante dar continuidade ao aprendizado que se iniciou no candomblé. Não que haja algum problema em simplesmente retornar para a Umbanda e não fazer nenhuma das obrigações. Mas se começou, por que parar no início do caminho? As vezes é muito difícil compreender a lógica do candomblé, mas existe sim uma lógica e uma liturgia própria e linda, mas é preciso aprender e compreender o que é o candomblé. Dá muito bem pra conviver com o aprendizado da Umbanda e do candomblé. Pense nisso. Axé e felicidades. Babá Tomeje

  5. Bom dia Babá Tomeje! Respondo sim, depois de correr 07 jogos, por incrível que possa parecer foi o único jogo de búzios onde Pai Omolú se revelou como meu orixá. Cheguei a esse Ilê por um acaso, eu naquele momento já estava cansada de procurar e (segundo o Doté, o jogo foi objetivo ou eu fazia o santo ou a doença iria me consumir) minha feitura foi feita por um único motivo: Doença! Há mais de 05 anos que meu Pai Omulú pede feitura, acredito eu que por conta da minha saúde e porque passei um período no Omolocô onde foi desenvolvida todas as minhas outras entidades, exceto Mãe Oxum que como eu disse foi o primeiro orixá a passar na minha cabeça. No Omolocô assim como nas duas casas de umbanda que passei Omolú e Oxum, dividia minha cabeça, nessa casa de Omolocô fui batizada, e catuada para Oxum. Pasmê! A mãe de santo disse que eu tinha que vestir Oxum, depois do resguardo foram 21 dias de feridas abertas por todo o corpo…no olubaje, voltei a casa entreguei o que tinha comprado para contribuir e sai para nunca mais voltar.
    Sinceramente falando, se dependesse de mim, não rasparia porque sempre tive visão e audição mas, quando fui colocada em cheque…Jogos anteriores me deram com orixá: Oyá, Odé, Ogum, Obá. Mediante o jogo do Dote, pedi um tempo para me acostumar com a ideia, iria frequentando o Ilê e no ano seguinte faria o santo. Ele me disse: O faz esse ano ou não espere vê o próximo ano! Resultado: Estou endividada até 2023 porque minha feitura custou mais ou menos R$10.000,00 ele não me aliviou em nada, antes disso já tinha feito um ebó para saúde e o Ibaorí. O Sr. não faz ideia de como sofri no rancó, pensei em fugir, me suicidar mas, como já tenho esse episódio em família (meu avô materno fugiu do roncó e se suicidou na frente da minha mãe) resolvi levar até o final para quebrar o carma. Asé Babá Tomeje, obrigada pela atenção!

    1. Izabel, o que este doté fez foi um tipo de terrorismo religioso. Não é que Orixa não peça ou exija a iniciação por motivo de doença, isso existe sim, mas te garanto que não como dizem por aí, 90% das vezes esse discurso encobre outros motivos, e também 90% os motivos são espúrios. Pena que tenha acontecido isso contigo.
      Iniciação cara, né? Um valor desses para sofrer é de lascar! Mas passou, agora ísso ficou para trás e devemos olhar pra frente. Vc não acha que deveria procurar um jogo sério e ver a sua situação religiosa. Qual caminho deve seguir?????
      História complicada essa sua, pena que tenha sido assim. Vamos conversar mais. Axé e felicidades. Babá Tomeje.

  6. Boa noite Babá Tomeje! Hoje tenho consciência de que na verdade entrei em desespero ao me vê em cima de uma cama dependendo da boa vontade alheia. Se o Sr. achou cara a feitura, vai cair para trás agora. Sou a primeira Dofona D’ Omolú feita nesse Ilê, meu bori de 01 ano, foi apenas comidas dos orixás, bolo e doces finos (não entendo porque isso mas…) gastei em torno de R$800,00 mais a salva do Doté de R$ 700,00.
    Vale acrescentar que sou neta de santo do falecido Doté Luis de Iansã , o Sr. deve conhecer porque o Ilê dele é famoso vai ser transformado em Memorial Asé Omo Inã – Espaço Cultural Acorda Vodunce.
    Depois da feitura, fui me consultar com a Ylarorisá Zezé de Baru (tem mais de 40 anos de santo) por conta das minhas dúvidas, ela ficou espantada quando eu disse quais orixás tinham sido “assentados” mas, se recusou em fazer o meu bori porque disse que estava com o coração fechado e provavelmente faria o bori e não continuaria naquele Ilê. Antes disso, eu já tinha perguntado a uma outra Ylarorisá de Jeje e ela se recusou por medo do pai de santo. Isso é para que o Sr. perceba que nunca me acomodei com a situação o que está acontecendo é que todas as portas que bato não abrem. Consulte minha página no faceboock , e se achar que mereço sua confiança eu passo por e mail as fotos tanto da feitura como do bori (tirada escondida por que só o pai de santo tem esse direito). O meu desespero hoje, é que, dia 19/8 é o Olubaje em quem disse que estou disposta a ir?! Obrigada pela atenção, bom final de domingo excelente semana. Asé!

    1. Izabel, essa situação realmente é complicada e delicada, mas que deve ser resolvida o quanto antes. Mandei uma msg no face. Abraços e felicidades. Desculpe a correria, estou com compromisso agora de manhã.

    2. Infelizmente a religião virou um balcão de comércio, um amontoado de farsantes, pessoas sem escrúpulos e sem moral para exercer a função de zelar por cabeças.
      Desde que confundiram a obrigação de sete anos com o Deká nossa religião virou uma bagunça. Tem gente que vive exclusivamente de religião, e não vejo como impossível, o problema é quando isso se torna um negócio, uma empresa. O mercadão de Madureira, aqui no RJ, é quem dita a “moda dos Orixas”, são as lojas que dizem o que é certo e o que é errado numa lista de compras. Já vi uma sra acompanhada por 3 yawos comprando roupas para o orixa yewa e a vendedora foi quem compôs a roupa usando as roupas de Omolu e indicando que bastava acrescentar umas pedras/bijuterias vermelhas e estava pronta a roupa de Yewa. Isso é loucura, é absurdo, mas a vendedora não poderia perder a venda e a tal sra não sabia o que fazer ou comprar para a yawo que estava no grupo e seria recolhida no dia seguinte. Absurdo????? Já vi pai de santo comprando harpa para Logunedé. Yawo comprando lagdibá para o uso próprio (por que ele era de omolu então ele podia usar).
      Quem sofre é a religião e os filhos daqueles que nunca deveriam ter filhos ou casas.

  7. Bom dia Babá Tomeje! Como eu já disse anterior entendo muito pouco de candomblé, estudo muito mas se for para seguir, com certeza minha opção é umbanda e cuidar sim do meu orixá na nação, fazer as obrigações, etc…Eu até hoje não sei cantar um ponto do meu orixá no Jeje não entendo o que está sendo falado, muito pouco aprendi durante os 21 dias de recolhida então, se era feitura que meu Pai Omolú queria, está feita certo ou errado já foi. Como Sr. disse: Agora é seguir em frente e encontrar alguém que me dê uma luz.
    Concordo plenamente em relação ao que se tornou a religião, na festa do Pai Odé do meu pai de santo, Odé estava usando palha da costa, se existe essa qualidade de Odé eu desconheço, festa da pombo gira dele o salão é enfeitado com bruxas que tão gargalhada e por aí vai. Muito asé é uma ótima semana!

    1. Izabel, se for do seu interesse, talvez eu pussar ajudar te indicando alguém sério para vc se consultar. Axé e felicidades. Babá Tomeje

    1. Conheço bem essa região. Minha amada Portela !!!!!!!!!!! Vou ver alguém que eu possa indicar. Mas tem também o meu pai, só que é em vargem Grande. Axé e felicidades, Babá Tomeje.

  8. Boa noite Babá Tomeje! Kkkkk aqui em Madureira sou Imperiana mas, nasci na Baixada Fluminense sou Beija Flor. Primeiro me apaixonei pelo Neguinho (kkkk) depois pela Escola de Samba. Vargem Grande não é tão longe, meu esposo conhece bem porque trabalhou muitos anos naquele milo (Jacarepaguá, Barra, Recreio, Vargem Pequena e Grande, Terreirão…Mas, aguardo o seu retorno. Um ótimo domingo, felicidades e Asé!

    1. Izabel, por faa vor me envie um email válido pra eu poder te enviar o tel do meu Pai. Axé e felicidades. E no dia 23/09 tem olubajé na Casa do meu Pai. Babá Tomeje

    1. Vera Lúcia seja bem vinda ao blog. Ogun surè. Eu conheço Omolu que usam palha avermelhada, roupa branca ou roupas com um pouco de preto. Mas nunca vi Omolu usando em suas roupas um pouco de azul. Infelizmente não tenho como te ajudar. Axé e felicidades sempre. Babá Tomeje.

    1. Bom dia Cleyton, seja bem vindo ao blog. Eu já ouvi falar deste nome, mas não como qualidade de Omolu e, si,, como qualidade de Oyá. Porém em todas as minhas consultas com meus mais velhos a resposta sempre foi a mesma. Isso não existe, é invenção. Portanto, para mim, que sigo os mais velhos esse nome não existe como qualidade. Sentimos muito. Porém o que vale mesmo é vc conhecer o Orixá Omolu, suas lendas, seus encantos, seu campo de atuação, sua origem ancestral. Isso com certeza vai te ajudar no seu caminho de Yawo, por que eu acredito que quem te falou isso deve ter te dito este nome na sua iniciação, ok???? Antes de iniciar-se não há motivo algum que justifique saber qualidades de Orixá, basta saber o Orixá. Axé e felicidades sempre. Babá Tomeje.

  9. Boa tarde Babá Tomeje á benção! Eu estou com um dilema muito grande, 1 babá disse que sou de Jagum e outros dois disseram que sou de Afoman, o Babá que eu seguia, dizia que eu deveria fazer á obrigação, devido á muitos problemas de doença, pedi para que fizesse um ebó e até mesmo um bori, para que eu me levantasse, já que estive a beira da morte, porém, ele se recusou, fiquei muito magoado com a situação, pois eu precisava de ajuda e não era brincadeira, estava em situação extrema, estou agora me recuperando, mas contudo que ocorreu, eu fiquei desencantado da religião, não sei o que faço, não sei o que meu Orixá irá fazer por mim, estou extremamente confuso, porquê, ficar beira da morte e não ter a ajuda de quem você mais acreditava que ajudaria, e ainda ter essa dúvida da qualidade de meu Orixá, pois ele foi único que me deu Jagum, com Yemanjá e Oxossi, já os outros, me deram Afomam com Yremanjá e Ogum, me de uma opinião, te peço humildemente, obrigado.

    1. Everton, boa noite. Infelizmente eu não sei como colocar aqui o link. Mas procure pelo canal candomblé e cultura, do babá egbé Leandro, da Casa de Oxumare. Ainda temos muitas pessoas boas e que nasceram para a religião.
      Sinto muito você ter se decepcionado com essa.pessoa que se intitula sacerdote. Mas a religião não pode ser medida pelo mal comportamento de uns poucos.
      Ser iniciado deve ser um ato de fé e alegria que te faça renascer e viver a mágica da vida religiosa. É certo que as vezes uma doença é sinal ou motivo para se iniciar. Mas se recusar a cuidar de alguém doente, de fazer um ebó ou bori só por que ele( sacerdote) acha que você devia se iniciar, é um tanto absurdo. Não pode ser assim, não é a vontade do sacerdote que prevalece e sim a vontade do orixá e as condições do filho.
      Qual a diferença entre estas duas qualidades???????? Somente um nome, um título e mais nada. O importante é que você é de obaluywe/Omolu. Qualidade é detalhe que só é apurada quando a pessoa se recolhe. Não se preocupe com isso agora. Conheça o orixá e isso será o bastante, te garanto.
      Não desista da religião mas procure casas e pessoas sérias e comprometidas com a religião.
      Vamos nos falando mais. Axé e felicidades sempre. Babá Tomeje.

    2. Everton, acabei não comentando um aspecto interessante do que foi dito a você sobre qualidades. Jagun é o momento jovem e guerreiro do orixá e portanto é conhecido como Obaluaie. Afoman é o momento maduro (idoso kkkkkk) do orixá e portanto é conhecido como Omolu.
      Afoman também são todas as ervas que nascem sobre uma árvore sem tocar o chão, vulgarmente chamados parasitas, é que tem grande poder de cura de infecções.
      2 disseram Afoman = idoso, velho, sábio e ranzinza.
      1 disse Jagun = jovem e guerreiro.
      São momentos muito distintos do orixá. Quem kconhece o orixá antes de conhecer qualidades aprende muito mais.
      Axé e felicidades sempre.

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