Dias desses eu tive o desprazer de ouvir uma destas ridículas discussões via watzap. Deixo logo claro que eu ouvi, nunca participei destas exibições de falta de educação de asé.
Era um rapaz reclamando com um outro tinha havia que mulher do primeiro, estava usando uma roupa “esquisita”. O segundo usou como argumentos (pelo que me lembro) as seguintes pérolas e ensinamentos.
“Oh, meu filho… eu saí com roupa toda comprada com meu dinheiro, não devo nada a seu ninguém.
Meu orixá (em geral eu escrevo Orixa com letra maiúscula, no caso em questão, deixemos com minúscula mesmo). Veste todas as cores, eu posso colocar qualquer cor e qualquer roupa no meu orixá. Ele só não usa branco (fiquei pensando que orixá é esse, mas……)
Eu tive mais bichos que vc na minha feitura…….
Daí eu fiquei pensando neste diálogo e fiquei pasmo. Sou do tempo que uma saída, apresentação pública do Yawo e do Orixa, era motivo de festa no Asé e os irmãos se doavam, faziam as roupas (todas simples e belíssimas) no Asé. Não se comprava nada fora. Hoje é um festival de lantejolas, tecidos com brilho, capacetes e adornos de cabeça que mais parecem enfeites de carnaval. O Orixas são obrigados a gostar de cada roupa…. que Deus me livre. Os filhos querem ser mais que o Orixa, se mostram, se enfeitam e gostam disso. O Orixa é apenas um detalhe secundário.
Sou do tempo da chita e do morim, do algodão e o estampado era o luxo. Mas o Orixa era o grande dono da festa, era o que importava de verdade.
Sair na sala com a roupa de um mais velho da Casa era motivo de orgulho, de respeito, de carinho. Usar uma roupa de outro Orixa mais velho era sentir o Asé e receber o Asé daquele Orixa. Quando se faziam roupas novas, os mais velhos tinham o privilégio de usar primeiro, os mais novos ficavam felizes quando chegava sua hora de utilizar aquela roupa com toda aquela história de vida, entendem?
Que Orixa é esse que não veste branco???? Todo Orixa veste branco, todo Orixa recebe o branco do acaçá e do ebô. Todo Orixa dança nas águas de Oxalá. Então fiquei sem saber o que pensar e o que falar diante disso. Orixa que não veste branco???
Minha mãe carnal (dona Carminha) é feita de Sobô (Djeje), há 52 anos. O que Sobô comeu????? Comeu? Mas o que Sobô comeu?? Nunca ninguém saberá. Sobô foi a mata e voltou com um bicho e recebeu este bicho. Será que minha mãe não foi iniciada? Caramba, pensando assim, será que os mais velhos, hoje com 60, 70 anos de feitas, não foram iniciadas? Pelo que sei, naquele tempo, não se dava tantos bichos como hoje, no máximo uns 03 ou 04 bichinhos. Tempos difíceis, escassez e poucos recursos. Será que estes mais velhos não foram iniciados? Sou fruto de mais velhos sem iniciação!? Eu só tenho que rir do discurso deste rapaz.
Gente, eu sou velho mesmo. Deve ser isso. Não sei e não quero aprender a utilizar zap zap e também não tenho tempo pra isso. Muito menos tenho paciência pra ouvir estas novidades.
Asé e felicidades. Tomeje.
Novidades? Ah babá isso já não é novidade é pura e simplesmente vaidade, infelizmente tá assim a coisa, firme na luta meu querido Babá!
Babá Nelson estou com um problema com a casa onde estou, soube coisas que me deixaram em dúvida com a tradição da casa, conheci o candomblé em palavras, como uma religião séria onde o filho ficava escolhido 21 dias, só caia kele com 3 meses mas na casa onde estou yawo fica só 9 dias, tira kelé com 15 dias e isso pra mim não é tradição, acredito que esses vinte e um dias tem um propósito, que os meses de kelé são necessários, meu pai de santo não olha nada pra mim, só ouve quem dá dinheiro a casa, a adoração que tinha a casa diminuiu, o Asogun da casa já fez pouco de todo mundo mas nada nunca foi feito sobre isso, me sinto desamparado e Ogum já havia me mostrado outra casa só que fui pra essa e hoje o amor está apagando (não o amor pelo orixá ou pela religião!) O que faço?
Jan, é pena que tenhamos que conviver com essas “novidades”, né? Estes grupos, tanto faz no watzap, face e outro meios eletrônicos, só servem para brigas idiotas, as pessoas se esquecem que mesmo nos meios eletrônicos a educação deve prevalecer sempre.
Sobre o seu assunto de hoje, temos que repensar alguns pontos.Não que eu seja a favor de reduzir o tempo de iniciação e de quelê, mas a vida moderno exige que a religião se adeque a realidade. Por exemplo, hoje é cada vez mais comum que as pessoas tenham apenas 15 ou 20 dias de férias, muita gente não pode ficar de quelê sob pena de perder o emprego. Mesmo sabendo que é direito da pessoa ter a sua religião respeitada, a realidade fala mais alto e o preconceito existe. Portanto eu pesno que se a pessoa pode ficar 21 dias e 03 meses de quelê é ótimo, mas se não puder, deve sim se adequar a necessidade da pessoa. Porém……. hoje em dia o que vemos é uma redução deste tempo em função de minimizar o trabalho do pai/mãe de santo e maximizar o lucro (mais dinheiro e menos tempo), entende? tem também as pessoas que não querem ficar tanto tempo dentro do asé. É um assunto complexo meu irmão. quanto as questões internas da Casa isso varia muito de sacerdote pra outro. Eu mesmo sou visto como muito conciliador, alguns filhos acham que eu deveria ser mais enérgico, duro e agir com repressão e voz alta o tempo todo. Eu sou tranquilo, conciliador e resolvo as coisas no meu tempo, não ajo com imprudência. Observo, dou linha e vejo onde a pessoa erra e resolvo o assunto de forma calma. Aprendi assim. O problema é quando as pessoas (sacerdotes) se omitem e deixam as coisas chegarem ao limite só pra ver o circo pegar fogo. Ou porque não tem moral pra resolver os assuntos, certo? Veja qual o estilo do seu sacerdote meu irmão e tome sua decisão com calma e bom senso, tá? Asé, Tomeje
Motumba baba tomege muito engraçado issorsrs algo que deveria ser motivo de repeito e carinho o santo dele ele falando com tom de o “meu orixá não usa branco e melhor que o seu pq comeu mais na feitura” eu gostaria de tirar uma dúvida tava aqui lendo e pensei a respeito sobre o porque dentro das função numa casa de candomblé seja filha ou ialorixá no período menstrual não se pode fazer certas coisas como ajuda na preparação das comida de santo etc pq esta em período menstrual e meio confunso o orixá não gosta de ejé obrigado muito ase
Dafonitinha, seja bem vinda ao blog. Obrigado por ler as minhas divagações rsrsrsrsr as vezes penso que sou meio doido!!!! Mas vamos a sua questão. O ejè tem uma função muito especial no candomblé e deve ser tratado com respeito e dentro de princípios litúrgicos severos. A questão da menstruação é bem diferente. No Asé do qual eu descendo (Asé Oxumare) somente mulheres utilizam panos na cintura (homens nunca usam panos na cintura) porque aquele pano tem a função litúrgica de proteger o útero/vida. Aquele pano tantas vezes utilizados indevidamente por homens tem uma função vital. Isso pode explicar o porque a religião compreende que a mulher durante o período menstrual está desprotegida e vulnerável a ação de energias negativas que podem atacar suas partes íntimas e se alojar em seu útero causando problemas a mulher. Por isso, quando menstruadas, elas são dispensadas da lida na cozinha e principalmente não tomam parte em ebós. É uma forma de proteger as mulheres e cuidar delas. Asè, Tomeje
Pura vaidade! O ser humano sempre arranja um jeito de criar competições bestas, um exemplo é esse alguém aí no texto tentando diminuir o Orixá do irmão(somos todos irmãos através do axé que provem de Olorun!). Conheço gente também que fala do seu Orixá, que é raro, que tem fundamento assim e fundamento assado e se acha o bambambam mas tá com a vida bagunçada, usa drogas, se prostitui, gente que faz igual politico bandido, antes do ronkó fala até com o atabaque e depois de cabeça feita grita até o irmão com obrigação na frente da dele, gente que tem um ano e fala na cara do Egbòn que ele não sabe nada! Orixá não é carro do ano pra ser exposto como objeto, eu que não sou feito ainda já falo de Ògún como se já fosse feito e tenho maior respeito pelo meu Orixá, nunca trataria assim, ah babá Nelson li a história do Axé Osùmaré, nossa Iya Simplicia de Ogun e Cotinha de Yewá,verdadeiros exemplos!
Jan, eu sou apaixonado pelo meu Asé. Dia 20 de agosto estarei no Oxumare para os 180 anos de Asé. Meu caminho e destino eu coloquei nas mãos do meu Pai Márcio de Jagun e de Oxumare. Sou antigo meu irmão, aprendi diferente e me sinto envergonhado quando vejo esses discursos equivocados e vazios. Asé e felicidade. Tomeje
axé meu querido irmão, que Ògún, esse pai sublime nos abençoe sempre! Olha lendo as histórias do asé Osumaré dá vontade de voltar no tempo pra viver de perto cada um daqueles momentos!
queria que ainda fosse o tempo de 03, 04 bichos, eu aqui doido pra me iniciar só que a conta não bate, essa crise, o desemprego, sou de familia humilde.
Ah fui em outro jogo, dessa vez além de confirmar Ògún também se apresentaram, Sango, Oyá e yemonjá. Disseram que meu junto é sangó
Jan, não ha de mais o seu junto ser xangô. Tenho um irmão que é de ogun com xango e está aí feliz da vida. Eu acho que o candomblé vai se adequar a realidade econômica do país e os filhos de santo vão compreender que orixa é felicidade e simplicidade meu irmao. asé. Tomeje
Axé meu pai, acho que 8.000, 15.000R$ é algo absurdo, até mesmo 4.500 como no meu caso ainda mais quando por um valor desses nem o ibá é montado, não sei se é por tradição que os Ibás são montados daquele jeito, no Axé onde ainda estou é só uma vasilha e o otá, dessa maneira procede?? Sua bênção e boa noite
Jan, cada casa funciona de uma forma, mas todas deveriam seguir o que diz e maneira de fazer da sua própria matriz. Então, só podemos nos referir a certo ou errado se conhecermos a matriz e a assim comparar as coisas. Tem casas que só montam o Bara com 01 no, outras não montam o juntó, e por aí vai. Mas tecnicamente não podemos afirmar que está errado. Asé irmão. Tomeje
Axé meu pai! Babá tenho visto como cresceu o culto tradicional aqui no Brasil, talvez porque seja novo na religião, só um aninho conhecendo e pesquisando sobre a religião mas vejo que em nada se compara ao candomblé daqui do Brasil, ainda não tomei a decisão de ir na casa que me apareceu mas não vou, poxa sonhei com a casa antes mesmo de pensar em sair da minha casa onde estou, pode ser um sinal! Confiante no caminho que Ogum me mostrou!
sinto falta desse pensamento puro no candomble.atualmemente a religiosidade e mais uma questão comercial do que de fe! A simplicidade nos aproxima do sagrado!
Rejane, seja bem vinda ao blog. Hoje cada vez as pessoas querem luxo e festas grandiosas, as pessoas querem ser deuses, as pessoas querem festas com buffet e garçons, as pessoas querem luzes, fotos e filmagens, as pessoas querem gravar os espetáculos de danças que elas sabem fazer vestidas com roupas compradas no mercadão de Madureira e que lembram, vagamente, uma roupa de que um dia vestiu um Orixa. Mas lembram bem vagamente mesmo!
O Orixa…. Ah sim, o Orixa, esqueci de falar do Orixa, né? Mas existe mesmo Orixa nestas casas de axé (diferentes de Casas de Asè) com estes espetáculos???? Existe religiosidade? A simplicidade faz parte destes espetáculos?? Sagrado?????? Como ver sagrado dentro destes espetáculos deprimentes?
Mas, tem Casas de Asè que mantem a tradição sim. O Asè Oxumare, O Opo Afonjá, O Gantois, A Casa Branca do Engenho velho e tantas outras. Mas nestas não há espaço pra estes festivais de falta de conhecimento religioso.
Busquemos a tradição Rejane. Asè e felicidade, Tomeje.
Boa tarde!
Por gentileza queira me responder se for possível.
Fui na casa de uma mãe de santo para jogar búzios, me disse que precisava fazer um EBO, devido meus caminhos estarem muito fechados.
Então resolvi fazer um EBO para Exu e outro para Oxalá, pergunto:
Após serem feitos a mãe disse que só teria o resguardo no dia que foi feito, porém não chegou a explicar quais seriam esses resguardo, no outro dia comi carne vermelha, não fiz sexo, mas gesticulei meu corpo nesse sentido, não bebi bebida alcoólica…
Mas no quarto dia resolvi tirar algumas dúvidas pela internet, pois não me senti bem no segundo e terceiro dia, e para minha surpresa vi que teria alguns resguardo.
Gostaria de saber se acarreta algum problema para eu, ou o EBO não fará efeito, pois com minha inocência de não saber direito sobre o assunto, talvez fiz algo que não deveria, mas segui a risca o que a mãe tinha me dito.
Desde já agradeço pela atenção
Marta, seja bem vinda ao blog. Todo jogo indica um ebó, é verdade. Porém, nem todo ebó tem resguardo, isso depende do que foi visto no jogo, portanto não há como alguém te dizer que tem ou que não tem a necessidade de resguardo no seu caso. Espero que vc tenha procurado alguém honesto e competente e que vc seja beneficiada por Exú e Oxalá. Asè e felicidades, Tomeje.
Motumbá babá Tomeje, começo te pedindo perdão por não dar mais as caras por aqui, estive ausente um tempo, buscando luz para meus pés, trago boas novas e tenho prazer de compartilhar com o senhor!
Estou numa casa nova e o Babá o senhor deve conhecer mas antes…
Boa tarde meu querido e solicito Tomeje, fui atras da casa onde tive o interesse em conhecer e que me apareceu em sonhos, bem entrei em contato com a Ialorixá da casa e de pronto me atendeu e ao ler sobre meu sonho disse que iria consultar os búzios e ela disse que assim o fez, de pronto me deu os orixás Oxumarê, Oxum abotô e Yemoja ogunté, disse que fez leitura da minha aura (?) e que meus orixás estavam fracos e que não me enganasse que meu santo era Oxumarê!
Como tive o prazer de conhecer o trabalho do senhor e do ocandomble.com em tirar as dúvidas do povo de santo não aceitei o que ela disse ate porque o modo de consulta não estava de acordo com o candomblé e ai tive o prazer de conhecer um sacerdote que já tinha visto contando sua trajetória e que é seu conterrâneo, agora estou na casa de babá Ogumdaruncy da casa branca de Oxum, começo a trabalhar amanhã e quem sabe proximo ano não estou por ai e também quem sabe não tenho a honra de conhece-lo?
UFA!!! acho que contei tudo rsrsrs!
Mais uma vez prazer em falar com o senhor!
Motumbá babá?
Boa tarde e que Ògún esteja a frente em nossas vidas sempre!
Jan, vc fez muito bem em não aceitar o que foi dito por essa senhora disse. Fico feliz por ter ajudado vc em sua caminhada. Ogundaruncy!!!!! Grande irmão, amigo e um dos sacerdotes que eu admiro muito. Vc, realmente, encontrou uma ótima Casa de Asè. Por favor, me mantenha informado dos toques pra que eu posso ir numa festa e te conhecer. Obrigado pelo carinho. Asè e felicidades.
motumbá meu pai, pode deixar, assim que for ao rio entrarei em contato para marcar esse encontro!
Agradeço em nome de babá Ogundaruncy as palavras carinhosas para com ele.
Estou muito feliz meu pai, Babá Ogundaruncy é um ser humano impar e tenho orgulho de dizer que estou sob seus cuidados!
Boa noite meu querido Babá Tomeje, obrigado por seus conselhos e paciência, que Olodumare e Ogum te abençoem e protejam e te dêem saúde e paz em sua trajetória, que seus caminhos sejam regados com axé!
Jan, que 2017 seja de felicidades e realizações pra vc. Aguardarei seu contato pra ir na Casa do meu irmão Daruncy te conhecer. Asè, Tomeje.
boa tarde feliz 2017!!!
Por favor, preciso de uma orientação… Estou numa casa onde estão acontecendo muitas muitas fofocas, isso tem me aborrecido e desanimado… Sei que a culpa não é do orixá e que este último não tem nada a ver com a situação mas, estou desestimulada em ir… Se eu me afastar por um tempo meu orixá vai quizilar comigo? Se eu lhe manter aceso.. Quartinhas com água… Apenas não pretendo ir em toques… Por favor me deem uma opinião… Gratidao
Rosana, seja bem vinda ao blog. Procure aqui no blog o texto “Notícias nas Casas de santo”. Acho que o texto pode te ajudar um pouco. Fofoca é absolutamente normal (não deveria ser aceitável) nas Casas de Santo e em todas as religiões, desde as mais tradicionais até as mais novas. As pessoas querem aparecer, querem ser melhores que as outras, querem ser “próximas” do dirigente, querem menosprezar os outros, querem tantas coisas que esquecem de quererem o que de fato importa que é servir ao próxima e a religião. Sair ou se afastar só vai fazer vc se sentir desemparada. sei Orixa não vai se Inkizilar contigo. Mas te garanto que o seu pensamento é a porta aberta pra que vc dê o segundo passo, procurar outra religião. E como eu te falei a fofoca faz parte do ser humano e não da religião. Portanto, se vc quer se afastar o seu orixa não vai te punir nem te castigar. orixa nem precisa de vela e muito de medo. Orixa quer o seu amor e sua confiança. Pense melhor e veja se vc não está dando ouvidos a quem deseja te envenenar. Asé, feliz 2017. Tomeje.
Vcs tem watsaap
Liliane, seja bem vinda. Nós temos por padrão o atendimento público através do blog. Este é nisso único canal por que pensamos que assim podemos ajudar um número maior de irmãos religiosos que por vezes tem a mesma dúvida.
No que pudermos ajudar, estaremos disponíveis. Axé e felicidades sempre. Babá Tomeje.