Nota de falecimento de Tia Maria do Jongo da Serrinha.

Nota de Falecimento

A Assessoria de Imprensa da Casa do Jongo da Serrinha comunica a todos, com muita tristeza, a passagem da nossa matriarca, a rainha do Jongo, Tia Maria, para outro plano espiritual.
Na manhã deste sábado (18 de maio), na aula de Jongo para adultos, a jongueira, de 98 anos, sentiu-se mal e foi levada ao PAM de Irajá, onde não resistiu.
Maria de Lourdes Mendes deixa órfão o filho Ivo, 2 netos (as) e os 4 bisnetos (as), além de toda a comunidade jongueira da Serrinha.
Na última terça-feira (14/05), Tia Maria foi agraciada e ovacionada em pleno Copacabana Palace ao receber o Prêmio Sim à Igualdade Racial, na categoria Arte em Movimento, pilar Cultura, onde concorreu com o ator Fabrício Boliveira e o rapper Djonga. Na entrega do prêmio, Tia Maria subiu no palco e com aquela já tradicional simpatia e sorriso largo, agradeceu e convidou a todos a passarem uma tarde na Casa do Jongo. “Obrigada! O Jongo da Serrinha agradece e terá um grande prazer, se vocês um dia puderem passar uma tarde com a gente lá. O jongo é bom! Vocês vão gostar”, finalizou, bastante contente.
Tia Maria nasceu em 1920, dez anos depois de sua mãe ter migrado de Minas Gerais para o Rio e se estabelecido na Serrinha, na periferia do Rio, que na época era uma área rural. “A minha mãe já veio para o Rio dançando jongo, cantando jongo. Eu digo que já nasci jongueira.”
Além do Jongo, Tia Maria também foi uma das fundadoras da escola de samba Império Serrano. A verde e branco de Madureira nasceu no quintal da sua casa e a jongueira era a última fundadora viva do Império.
A causa da morte ainda não foi informada. Todas as questões de velório e sepultamento, informaremos posteriormente.
DJL Comunicação

 

 

 

 

 

Fale Conosco