A importância da verdadeira história da cultura africana no ensino no Brasil

  1. A importância da verdadeira história da cultura africana no ensino no Brasil

A sociedade brasileira baseou-se na diversidade cultural, precisamente entre povos indígenas e colonizadores. Fortemente a presença da cultura africana faz-se necessária para compreender a diversidade étnica do povo brasileiro, suas crenças, lutas, particularidades, remetem-nos a olhar as diversas situações que procederam a constituição do nosso povo

A construção da formação social, em particular originando a miscigenação, intensificada nas relações que marcaram os desencontros e encontros dos povos, resultou em diversas formas de percepção, nas ações conjuntas que originou novas culturas e ritos. A complexidade de definir “O que é Cultura? ” Acometer com inquietações a questionar sobre as diversas definições, impactos sociais que surgem ao longo do tempo, formando singularidades, traçando as concepções de mundo e conhecimento histórico. Ademais é pela diversidade cultural que compõem o Brasil, a sociedade deste país, visto como observação a peculiaridade na manifestação histórica, reconhecendo a atuação social como formação a dar um sentido diferente a existência.

A opressão dos colonizadores na tentativa de diminuir suas crenças, tornou-se a principal ferramenta para deixar o negro em posição baixa e inferior as condições naquela época. Portanto esta resistência, fruto de muito suor, choro de lutas e persistências, não apagaram o legado africano, nem as dimensões que foram atingidas ao longo da história com suas lições. É de extrema importância ressaltar a cultura africana na constituição da sociedade brasileira, para não permitir a evolução de pensamentos atuais, visto que a repercussão nas escolas e espaços sociais não procuram enfatizar o legado deixado por esses povos. Infelizmente até hoje são vistas de forma inferior ás demais etnias, deixando a impressão de desfavorecidos, indefesos, inúteis e descartados.

Temos que compreender a importância da revalorização cultural, vivência e o contato com a história, e as habilidades instrutivas no decorrer das ações desenvolvidas. Para a realização desses desenvolvimentos são necessários desafios, suporte para interações e experiências, novas expressões que contribuirão para a formação, equilíbrio e edificação das informações, bem como a valorização da diversidade cultural, rompendo padrões existentes, trazendo novo olhar e temática para abordar acontecimentos e conhecimentos, promovendo assim transformação no olhar educacional e estudantil.

Algumas escolas têm dificuldades em lidar com a pluralidade e a diferença. Tende a calasse e neutralizá-las. Sente-se mais à vontade com a homogeneização e padronização. No entanto, abrir espaços para a diversidade, a diferença para o cruzamento de culturas constitui o grande desafio que está chamado a enfrentar.

A lutas do Movimento Negro, não deve ser compreendida como responsabilidade unicamente étnica deste grupo, e sim, social, onde aconteça a construção de um ensino social democrático. Aplicar os conteúdos históricos, relacionar a Cultura Africana com a importância na formação social brasileira, é apresentar novos caminhos, compreender e valorizar nossa trajetória, e fornecer espaços para ampliar a conquista dos que querem te

voz e vez, e que por muitas vezes foram silenciados diante das exclusões e desigualdades sociais e raciais no Brasil.

A educação deve enfatizar em suas formações e em seus espaços a importância da diversidade. Jamais deve-se omitir as práticas racistas e discriminatórias. Intercambiar nossos conhecimentos, dialogar com outros profissionais, apropriar-se de espaços públicos e conscientizando sobre a pluralidade e a diferença e os impactos que causam em nossas vidas, são passagens que podem idealizar uma historicidade apreciativa, afável, plena e justa.

Eliz França

Fale Conosco