A importancia dos intrumentos musicais na religião de matriz africana

A importância dos instrumentos musicais na religião de matriz africana.

O atabaque é um instrumento como qualquer outro, mas para a religião de matriz africana, ele é especial uma vez que concentra e unifica e leva ao adúrà.
Vale ressaltar que o atabaque é o nome dado no Brasil e sua forma de fabricação é de origem brasileira. Quando falamos a palavra “atabaque” associamos aos três tambores utilizados no candomblé e na umbanda esse instrumento é de forte influência sudanesa e até hoje matem sua preservação nas suas cerimônias ritualísticas brasileira.

Esse instrumento de percussão é um nome coletivo para designar vibrações produzidas pelo couro esticado, produz um som encantador com as mãos ou com varetas. O ritmo é capaz de adaptar-se às diferentes circunstâncias da vida humana, das divindades e dos antepassados.

No candomblé tudo ecoa a partir do atabaque. Ele dá vida ao culto. Eles possuem lugar de honra no ilé, são reverenciados e sem eles seriam difíceis de acontecer as grandes cerimônias do candomblé ou da umbanda, por que através dos atabaques, nas mãos encantadas do ogã, podemos ver o belo bailar do òrìsà.
Assim como outros instrumentos com sua sonoridade encantam o candomblé ou a umbanda tais como o gan, agogô, ilu, adja, kalakalú, chequeré, cabaças, potes, xére atabaque e várias outros. É importante descrever que esse maravilhosos instrumentos são consagrados a determinadas Divindades, recebendo oferendas periodicamente.
Ademais, caros leitores, é de extrema importância infomar que esses instrumentos que dão vida a cerimônia são tratados com muita reverência e respeito pois nele habita o Sagrado e atravéz do ecoar do vigor do seu som eles tem a magia de trazer o òrìsà no ayê e de Levar os pedidos dos seus devotos ao orun.

Eliz, outubro 2021

5 comentários

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    • Marta em 14 de outubro de 2021 às 22:46
    • Responder

    Interessante! Realmente o som do atabaque é encantador ele torna mais envolvente quanto tem uma pessoa tocando bem. Agora o que seria adúrà, ayê e orun? No candomblé e na umbanda só pode tocar atabaque pessoas do sexo masculino? Quais instrumentos que mulheres podem tocar?

    1. Olá Marta. Os adurá são as invocações/louvações/cantigas. Orun, resumidamente, é o céu. Mas Orun é um conceito mais amplo que engloba não apenas um espaço mítico, ele nos remete ao lugar de descanso, moradia e renascimento. O Ayê é a terra, local de habitação, formação de família e vida plena que deverá ser vivida respeitando tudo que foi previamente combinado antes do renascimento.
      Axé e felicidades. Babá Tomeje.

    • Denise em 15 de outubro de 2021 às 12:38
    • Responder

    Nossa gostei bastante, agora entendi porque porque as pessoas e os orixás reverência o atabaque. Eu já reparei nas poucas cerimônias que fui que somente homens tocam atabaque no candomblé, sabe o motivo? Uma vez eu fui numa umbanda aqui em São Paulo e a mulher deu um.show no atabaque.

    1. Denise. Tanto o Candomblé quanto a Umbanda tem uma hierarquia muito clara entre as funções de homens e de mulheres. Uma das funções masculinas é o toque dos atabaques. Uma das funções femininas e o cuidar dos Orixás ( as ekeji ou cambonas). E isso não tem nenhum cunho preconceituoso ou machista. Também já vi mulheres tocando atabaques na Umbanda, mas isso varia de Casa para Casa. As mais tradicionais mantem essas distinções muiyo marcadas entre homens e mulheres.
      Axé e felicidades. Babá Tomeje.

    • Marta em 18 de outubro de 2021 às 11:04
    • Responder

    Obrigada pela explicação.

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