Amor e flor: uma rima perfeita. Texto Mãe Stella de Oxossi

Amor e flor: uma rima perfeita

Dizem que no nosso País não temos as estações do ano bem definidas, só porque não cai neve no inverno ou as folhas não se desprendem das árvores  tão intensamente como na Europa na época do outono, onde e quando o chão dos jardins fica coberto de folhas secas. O brasileiro, no entanto, que estiver bem sintonizado com a natureza já começa a sentir, neste período, as plantas vestidas com suas pétalas coloridas e as mulheres com suas alegres roupas; as flores exalando perfumes deliciosos e as mulheres perfumes inebriantes, mostrando para o mundo que elas estão prontas para o amor. A Primavera está chegando e com ela o frescor da atmosfera, renovando a cada raiar do sol a nossa alegria de viver.

No dia 22 de setembro um novo ciclo se inicia e com ele se renovam nossas esperanças. É o Equinócio da Primavera, período em que dia e noite possuem a mesma duração, quando saímos das noites escuras do inverno e recebemos mais luz para iluminar os sentimentos que hibernavam nos dias frios e começam a brotar na conhecida estação das flores e dos amores. Flor e amor, a rima mais comum nas poesias que saem dos corações apaixonados, os quais encontram nessa estação do ano o momento propicio para dar vazão a todo sentimento afetivo que se relaciona com a nobre função de procriar, que foi dada a todos os seres vivos que habitam a Terra. É a época das ilusões, que nunca devem ser confundidas com as verdadeiras aspirações, que denominaremos aqui de sonhos. Os sonhos podem ser descritos como fortes e intensos desejos que devem ser perseguidos com muito interesse e persistência. As ilusões são como bolhas de sabão que as crianças adoram brincar nos parques, nas tardes frescas de primavera; são lindas, coloridas, mas muito, muito frágeis. As ilusões são como desejos que surgem quando nossos sentidos e mentes são enganados por uma falsa aparência. A filosofia yorubá nos ensina a usar a cabeça e o coração para fazer nossas escolhas com sabedoria, pois os olhos são considerados ávidos demais para tomar decisões sem se deixar enganar pelas aparências.

“As aparências enganam”, elas nos iludem. Sabedoria que está expressa no seguinte mito: Olhos, Coração e Cabeça são irmãos, filhos de Axé. Axé – criador de todas as coisas – queria conhecer melhor seus três filhos e resolveu testá-los, pedindo que escolhessem uma das cabaças que ali estavam enroladas. Chamou seu filho mais velho – Olhos, o do meio – Coração e o mais novo – Cabeça, para que cada um escolhesse uma cabaça que considerasse melhor para si. As cabaças estavam, cada uma, enroladas com um pano  diferente. Olhos escolheu logo a cabaça cuja aparência era muito deslumbrante, mas cujo conteúdo era o mais pobre. Coração e Cabeça ficaram com as cabaças restantes, mas como estavam muito ocupados resolveram guardar as cabaças com carinho, para depois ver com calma o presente que tinham recebido do pai. Só no dia seguinte foi que Coração e Cabeça perceberam que o conteúdo de suas cabaças era um verdadeiro tesouro. O tempo passou e Axé tornou a reunir seus filhos para lhes perguntar o que fizeram com os presentes recebidos. Olhos respondeu que tratou logo de comer a rica refeição. Coração e Cabeça

agradeceram pelo valioso tesouro recebido, o qual tinha modificado suas vidas para muito melhor. Axé sentenciou: “Olhos, tu és muito ávido! A visão te atrapalha, tu enxergas sem ver. A sensibilidade e a capacidade reflexiva fizeram com que Coração e Cabeça escolhessem as cabaças que, embora envoltas em panos comuns, guardavam uma enorme fortuna. Por esse motivo, será Cabeça quem, a partir de hoje, tomará todas as decisões, sem se deixar enganar pelas aparências, aconselhado sempre por seu irmão Coração. É por isso que se deve dizer, minha cabeça e meu coração são bons e não meus olhos”.

Na Primavera devemos ter cuidado com as ilusões, mas devemos deixar brotar nossos sonhos, coloridos ou em preto e branco, aceitos ou não pelos outros. E que eles sejam puros, alegres, consistentes… Vamos acreditar nos sonhos, persegui-los com veemência, para que eles se tornem realidade.

Fale Conosco