“Atotó baluaê, meu pai vem nos valer o banquete para o rei vamos te oferecer”

Neste último dia do mês encantador de agosto, não poderíamos de deixar falar da importância da divindade Obaluaiê ou Omulú e do banquete do Rei o Olubajé.

Omulú ou Obaluaiê são orixás da terra quente onde nascem flores, frutas, legumes, verduras, grãos que saciam a fome e a vida e entre outras coisas que a terra fornece ao ser humano. Essa divindade traz consigo um grande aprendizado a darmos valor a vida, ao cuidado com o corpo, com a saúde e o valor do ser humano com o Criador e dos orixás que habitam em cada um de seus devotos.

Esse grandioso orixá ensina que nenhum dinheiro compra a saúde e demostra uma das suas virtudes ao livrar povos inteiros das doenças sejam elas físicas e mentais, das pestes e um dos piores de todos os males a fome. Obaluaiê ou Omulú mostram aos seus devotos que a saúde é a maior riqueza.

Conta-se que em um dos seus grandes bailares que  essa divindade costuma vir recolhendo todas as energias ruins, limpando as moléstias, pestes, pobrezas e tudo que não traz axé aos seus devotos.

Quando esse grande Rei convida para seu banquete sagrado, ele pede que as pessoas aceitem de coração puro.

O banquete do Rei proporciona a sua comunidade muito mais do que a cura da enfermidade é um momento de partilhar com os adeptos da religião e seus convidados. É uma verdadeira comunhão em torno do resultado do trabalho, transformado em refeição, momento de agradecimento profundo ao senhor da terra.

O Olubajé é um ensinamento ancestral que coloca todos em torno da mesma mesa, compartilhando a mesma ceia sem descriminação.

Atótó!

Eliz França

Respostas de 5

    1. Márcia Cristina, seja bem vinda ao blog. Agradecemos sua visita e seu comentário. Que bom que pudemos ajudar. Esteja sempre à vontade no blog. Axé e felicidades sempre, babá Tomeje.

  1. Boa tarde, Tomeje eu gostei muito das matérias do blog, elas, nos fazem refletir sobre a religião, principalmente a da semana passada que falava da oxum. Eu não sabia muito sobre as qualidades das pessoas que cultuam esse orixá. Essa matéria de hoje foi muito interessante pois tinha uma visão bem diferente deste orixá. Eu queria saber se você pode me indicar livros para saber mais sobre orixás e como falou na outra matéria a filosofia yorubá? Agora posso dizer que nem tudo que falam sobre esses orixás é verdade, já que eles são divindades.

    1. Denise. Gostaria de indicar os livros do nosso Sacerdote prof Márcio de jagum. Você os encontrará no Instituo Ori. Axé e felicidades sempre. Babá Tomeje.

  2. Boa tarde, Denise. Bom saber que estamos contribuindo com informações.que levam vocês para a reflexão e o esclarecimento. Nosso papel como comunicadores é levar matérias que forneçam informações interessantes de reflexão e principalmente levar o público a construção de uma consciência mais crítica sobre diversos assuntos abordados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *