Caros irmãos é com grande alegria que me dirijo a vocês hoje para informar que sob o pseudônimo de bruno de pombagira, um charlatão e tremendo falso religioso foi preso. Esperemos que  esse mau religioso seja banido do nosso convívio religioso. Graças aos Orixas.

É vergonhoso para nossa religião e para nossa comunidade que no nosso meio, de pessoas sérias e honradas, que lutam todos os dias para dignificar e prestigiar nossa religião, tenhamos que conviver com pessoas com estas. Mas sabemos que ele não está sozinho,  ainda temos alguns outros que deveriam seguir pelo mesmo caminho. O da cadeia.

Não existem milagres com hora marcada. E até onde eu sei, ninguém controla o desejo ou vontade do Criador, ninguém controla o desejo e a vontade do Orixa e ninguém pode oferecer trabalhos como se as Entidades fossem um bando de desocupados a serviço destas pessoas para fazer o que eles bem entendem, desde que devidamente bem pagos.

Cada coisa a seu tempo. Essa é uma frase que os mais velhos vivem repetindo nas Casas de Axé. Se de um lado há quem ofereça os trabalhos milagrosos, do outro tem um legião de pessoas que acreditam que tudo se resolve num click, num passe de mágica e que basta pagar bem para ter tudo aquilo que desejam. Os dois lados desta moeda suja é formado por pessoas que não convivem nas Casas de Axé e não percebem que o tempo da religião é outro, e que por tanto essa rapidez em trazer amores em poucas horas e resolver todos os seus problemas é uma mentira, não passa de enganação e chantagem, extorsão perversa.

Nossa religião tem normas de conduta muito claras, tem códigos morais rígidos e severos. Nossa religião não se presta e este desserviço desonroso e vergonhoso de enganar as pessoas.

Não vou me estender mais para não perder a razão, mas a minha indignação está escrita e assinada aqui. Tomeje.

Respostas de 4

  1. Bom dia!

    Quando sou questionado sobre as minhas crenças religiosas, é quase que iminente o surgimento de alguma argumentação que remetem para este tipo de problema.
    Normalmente digo que “esta não é a religião do Harry Potter”. Tento passar que uma casa de Axé é um templo sagrado e não um “poço dos desejos” entre outras coisas pejorativas.
    As pessoas antes de solicitarem esses serviços, deveriam ter isso em mente. Afinal, como foi dito no post, são os dois lados da moeda. Se há quem ofereça, é porque há também muitos que os procuram.

    Abs,
    Alex

  2. ALEX,
    O OBJETIVO DE TODA NOSSA EQUIPE, É EXATAMENTE OFERECER ESCLARECIMENTOS DE QUALIDADE SOBRE A CULTURA, A FILOSOFIA E A RELIGIOSIDADE AFRO, A FIM DE QUE O PÚBLICO CONSIGA IDENTIFICAR OS QUE REALMENTE COMUNGAM DESSES PRINCÍPIOS, DAQUELES QUE FALSAMENTE TENTAM SE PASSAR POR SACERDOTES.
    GRANDE ABÇO.
    MÁRCIO DE JAGUN

  3. boa tarde amigos gostaria de saber mais sobre oaxe engenho velho pois minha zeladora leva esta bandeira mas pouco sabe sobre o axe.desde ja o meu obrigado e axe a todos

    1. Ruben de Oxalá, seja bem vindo. O que se pode falar sobre o Axé Yá Nasso Oká (Casa Branca do Engenho Velho) são assuntos históricos somente. Esta é considerada a primeira Casa de Axé Ketu, com registro histórico. É lógico que existiam outas Casas de Axé tanto de Ketu, Jeje e Angola já estabelecidas em Salvador, inclusive alguns historiadores citam nominalmente estas outras Casas. Indico a vc o livro Candomblé da Barroquinha como uma boa fonte de consulta sobre o Engenho Velho e sua formação. É um candomblé bastante fechado em seus ritos e só costuma pasar seus ensinamentos aos seus filhos. Aqui no Rio de Janeiro temos a Casa de Yá Nitinha, não conheço a Casa pessoalmente, mas sei que é uma das mais tradicionais aqui. Temos também outras Casas descendentes deste Axé que talvez possam te ajudar como fonte pesquisa e conhecimento. Grande axé e volte sempre. Tomeje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *