Dia de Ọ̀ṣọọsì | Dia de São Sebastião |  Dia dos Caboclos

20 de Janeiro

Dia de Ọ̀ṣọọsì | Dia de São Sebastião |  Dia dos Caboclos

 Há quem celebre Ọ̀ṣọọsì, quem homenageie os Caboclos e também São Sebastião. Cada qual em seu lugar, cada um com sua regência, mas todos invocados pela fé.

Ọ̀ṣọọsì é africano, os Caboclos são originários dessa terra, Sebastião, era francês. De alguma forma, essas três forças se amalgamaram e se encontraram no Brasil.

 

A flexa é o elemento central, que aparece como símbolo identitário dos três cultos. A dor e a superação também atravessam suas histórias.

 Sebastião, foi torturado e assassinado; os Caboclos, vitimados pelo genocídio; Ọ̀ṣọọsì, teve seu povo escravizado no Holocausto negro. Porém, apesar dessas inomináveis violências, nenhum deles foi silenciado, nem extinto.

Se serão celebrados em conjunto, ou separadamente, se com os mesmos ritos, ou liturgias, com as mesmas cores, modos, cantos e idiomas, a esta altura, pouco me importa. Todos, de alguma forma, venceram seus algozes, engoliram seus opressores, sobreviveram, estão vivos.  Que sejam celebrados!

 Que suas memórias sejam revividas, seus espaços garantidos, sua fé revigorada, seus exemplos reaprendidos sua vitória glorificada!

Nosso povo é diverso, nossa gente tem fé, nossas almas e esperanças nunca serão apagadas!

Hoje, o dia não é só de Sebastião, de Ọ̀ṣọọsì, ou dos Caboclos, é dia de muitos povos, de muitos lugares, que sabem da necessidade de viver para não morrer. Que sabem que a morte não é ponto final, mas de recomeço.

 

Viva Ọ̀ṣọọsì, vivam os Caboclos, viva Sebastião!

Márcio de Jagun

Ilustração: @tarcioov

#osoosi #oxossi #oxóssi #saosebastiao #caboclos #20dejaneiro #viva  #axé #asé #sarava #okearo

Fale Conosco