Dia Nacional da Umbanda será marcado pela luta contra intolerância religiosa

 

Dia Nacional da Umbanda será marcado pela luta contra intolerância religiosa

Um gás na comemoração pelo dia da umbanda. Assim
​ ​o Movimento Umbanda do Amanhã (MUDA) recebeu a notícia que o prefeito do Rio, Eduardo Paes, publicou decreto que declara a umbanda como patrimônio cultural de natureza imaterial da cidade. O movimento realizará no dia 15 de novembro, às 15h, uma sessão em comemoração ao Dia Nacional da Umbanda. Mais de 300 umbandistas de vários estados são esperados para o ato. Os religiosos se preocupam com o aumento do número de casos de intolerância religiosa, principalmente no Rio, nos últimos meses.

De acordo com o presidente do Muda, Marco Xavier, “Este decreto do prefeito Eduardo Paes é muito significativo para a Umbanda. Vemos com muita preocupação a eleição do bispo licenciado da Igreja Universal, Marcelo Crivela. A nossa maior luta contra intolerância religiosa tem a ver com a igreja dele. A TV Record demoniza em vários programas a nossa fé. Especialmente, no programa “Fala que eu te escuto”, diversos pastores de utilizam de uma concessão pública para atacar a nossa crença. O nosso estado é laico. O MUDA será incansável, como sempre foi, na luta contra a intolerância religiosa”, afirma.

Marco Xavier, que também é sacerdote da Tenda Espírita Caboclo Flecheiro (TECAF), em Santíssimo, Zona Oeste do Rio, diz que fará campanha nas redes sociais do movimento, para impulsionar o cadastro dos terreiros da cidade.

“Precisamos mostrar quanto somos, que temos força. Faremos uma campanha na rede para o cadastro de todos os terreiros do Rio. Queremos garantia que esta será uma política pública que não será engolida por interesses políticos ou religiosos”, ressalta.

A gira em comemoração será realizada na sede do MUDA na rua Maria Emília, 136, no Centro de São João de Meriti.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)