Exú venceu, mais uma vez!

Claro, não podia não falar, sobre a escola de samba campeã do RJ em 2022.

Alô racistas de plantão……..chegou a hora, Exú se tornou campeão rs, se tornou ou sempre foi ?

Então, vamos lá aos fatos, no último Carnaval o nosso estado movimentou 4 bilhões, e em torno de 08 bilhões no Brasil todo, aproximadamente 45 mil empregos, so em nosso estado, em um país onde as pessoas estão saqueando os mercados, nada mau não é mesmo ?

O Carnaval segue a risca o entendimento do que é cultura , ele trás na avenida, histórias de senhores e senhoras incríveis, trás as memórias ancestrais culturais pretas, que muita das vezes não são contadas nos nossos livros.

Este ano as divindades Africanas, ou seja, os Orixás vieram com força, mostrar ao mundo que nós existimos, somos diferentes, é sobre isso e está tudo bem !

E como todos sabem , é o nosso grande comunicador, mensageiro, a boca que tudo come, o dono das encrizilhadas, o Orixá mais parecido com nós humanos, e o primeiro em nosso xirê, então este ano na avenida , não poderia ser diferente, Exú campeã!

Sem se falar que pesquisas mostra um aumento de 141% de ataques aos nossos terreiros, neste ano , o racismo religioso cresce expressivamente, e uma escola de samba, falar sobre Exu, vindo de Caxias e se tornar campeã, isso é algo incrível, uma vez que Caxias até tem caminhada contra racismo religioso, a qual eu mesma já participei.

Foi escola campeã do Grupo Especial do Carnaval pela primeira vez na história em 2022. Também foi vice-campeã em 2006, 2007, 2010 e 2020,

EXU, NÃO ANDA ATRÁS DE NINGUÉM RSRS, PALAVRAS DO MESTRE Comendador Ogan Bangbala , Ogan Luiz Bangbala!

Fala, Majeté! Sete Chaves de Exú, se tornou campeã e Exú, disse ao mundo que ele não é o diabo!

Parabéns a todas, todos e todxs envolvidos, por ter encarado de frente o racismo religioso e ter soltado a nossa voz….laroê Exú!

E hoje no dia seguinte , esperamos ter mostrado mais uma vez , como movimentamos a cultura e a economia deste país, por tanto, esperamos não ter tantas dificuldades para acessar recursos e políticas públicas culturais, esperamos que nos reconheça quando nós batemos nas portas das secretárias e pedimos a ajuda para que essas diversas culturas ancestrais continue resistindo.

Nós já entendemos que, um das maiores motivos que faz um país se torna atrativo e a cultura.

#cultura
#appigba
#povostradicionais
#conselheiradeculturaestadual

Arethuza Dória

Fale Conosco