Ifá diz em Odu Ogunda Meji.

Numa luta onde você guerreia e vence, é chamada de guerra da vida.
Na luta onde você guerreou e perdeu, é chamada de guerra da morte.
Para viver, o respeito pelo seu semelhante é fundamental. Uma pessoa considerada líder não desrespeita ninguém.
Quando o dia amanhece os pássaros cantam, quando a noite chega os pássaros repousam.
Foram esses os conceitos que saíram para Esu em um jogo divinatório, e Esu disse:
Eu vou acabar com as 200 divindades que estão na terra.
Ogun diz à Esu:
Você mente, pois não consegue acabar comigo!
Obatala diz à Esu:
Você mente, pois não consegue acabar comigo!
Osanyin toma as dores para si e desafia Esu, diz que ele enfrentaria e dizimaria Esu.
Esu se irrita com Osanyin e diz:
Já que todo mundo me desafia, eu reduzirei seu corpo a pó. E então marcam um duelo.
Assim Osanyin foi consultar seus adivinhos, temendo a morte.
Os adivinhos dizem para Osanyin fazer ebo e não enfrentar Esu, pois ele é um homem muito forte.
Osanyin retruca dizendo:
Imaginem se é só por causa de Esu não farei ebo, pois Esu só possui sabedoria e não força! Eu sou poderoso, pois sou grande mago e poderoso feiticeiro!
E lá se foi Osanyin ter o encontro com Esu, no orita.
Chegando lá, Esu diz:
Você Osanyin, não sabe que uma pessoa que tentaram matar na vida e não conseguiram, sou eu e somente eu que mato, e mando para o mundo dos mortos?
Dai então começaram a trocar provocações, cada um dizendo que era mais forte do que outro. Ai Esu diz:
Se você Osanyin, realmente é forte, teste seu ase.
Mas foi Esu quem primeiro testou seu ase, dizendo:
Se eu empurrar essa árvore, ela cairá sobre você!
Esu empurra a árvore, Osanyin consegue sair fora para não ser atingido.
Esu diz:
Se eu encostar meu ogo em você, você será queimado!
Esu encostou Osanyin não queimou, só saiu fumaça.
Osanyin diz:
Esu, o que você viu são minhas proteções, razão pela qual você não consegue me fazer mal.
Esu fica mais irritado e diz:
Osanyin, com essa minha bengala se eu bater no chão vai brotar água e lhe cercar!
E assim Esu fez, a água começou a cercar Osanyin. Mesmo vendo que a força de Esu era maior que a sua, Osanyin entra em luta corporal com Esu.
Depois de algum tempo percebe que não iria vencer Esu, então implora a Esu que pare a luta, e que o desculpe. Esu diz que não lhe desculpa, pois Osanyin havia lhe desrespeitado.
Esu então lança mão de seu ogo e golpeia a perna de Osanyin, que fica quebrada.
Então Esu diz:
Se eu lhe matar agora, você nunca saberá o valor de minha força, porém eu lhe castigarei.
Pega o ogo novamente e golpeia a cabeça de Osanyin que perde a fala depois da pancada.
Osanyin levanta-se e correndo vai ter com seus adivinhos, para ver se encontrava alívio para o seu sofrimento, ele queria ser curado.
Eles lhe dizem:
Você foi brigar com Esu Odara, que é mais forte do que você, você não sabia que ele é o líder dos Orisas?
Não há nenhuma divindade que desafie Esu, em razão desse desafio à Esu, nada podemos fazer.
Você permanecerá assim para sempre, sem voz e aleijado da perna.
Olhe Osanyin, somente quem faz ebo é que terá a proteção de Esu.
E cantaram assim:
Falamos e você não ouviu
Dissemos e você não quis aceitar
Quando as pessoas se negam a ouvir conselhos
As coisas tornam-se difíceis, como pedra.

Olhe ouvir conselhos é lucro!

Respostas de 3

  1. Sua Benção , pai. Tudo bem?

    Gostaria de tirar duas dúvidas.

    1° O certo é Etaogundá ou Ogundá ? Existe diferença?

    2ª (Bem diferente do tema): Existe algum conselho sábio para saber qual nosso orixá?

    Eu já fui em várias casas mas a metade das casas diz uma coisa. A outra metade diz outra. Eu nunca manifestei de santo, mas numa casa querem me fazer de um orixá e na outra quer me fazer de outro orixá. Já pedi a orixa ori que me oriente, mas ainda nada.

    Não quero fazer o santo errado.

    1. Meu caro, devido falecimento em minha família, só vou retomar o blog na quinta feira. Sem falta te responderei. Espero que compreendam. Asé. Tomeje

    2. Andre seja bem vindo. Etaogunda ou Ogundá são, na realidedade, o mesmo Odu visto por olhadores diferentes. O nome Etaogunda é mais familiar a quem joga búzios e Ogunda meji é expressão utilizada, em geral, pelos babalawos. Muitos Pais de santo, na intenção de mostrar conhecimento e impressionar as pessoas usam termos equivocados como ogunda meji.
      O conselho mais sábio que tenho pra dar é procurar alguém que seja de candomblé de verdade e que vc saiba que a Casa é tradicional ou descendente de uma Casa tradicional, ok. O mais importante é SEJA ABIAN, o tempo de abian é fundamental meu irmão. Não abra mão deste tempo de abian numa casa séria e que vc saiba a sua raiz, ok????
      Ninguém faz Orixa errado. Errado é quem diz que isso exista. Orixa é sabio e se no momento da iniciação o orixa foi confirmado naquele Ori é porque aquele Orixa é o certo pra toda vida. Ase e felicidades meu irmão. Tomeje.

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