ÌKÓMOJÁDE, O BATISMO E O CANDOMBLÉ:
Muitas pessoas me perguntam se existe batismo no Candomblé. Costumo dizer que não. Porque o sentido do batizado é de origem judaico-cristã e significa purificar (lavar o corpo) do “pecado original” cometido por Adão e Eva fazendo com que aquele ser renasça para a graça divina, recebendo um novo nome.
Para o Candomblé, que é uma Religião de matriz africana e não de origem judaico-cristã, o sentido do renascimento é outro. O ritual que propicia o renascimento com um NOVO nome, seria a própria iniciação. E a iniciação não pretende livrar ninguém de nenhum pecado de Adão e Eva, mas criar um laço entre o ser e sua divindade, tornando o corpo um verdadeiro altar do Orixá.
Contudo, existia um costume entre os yorubás que consistia em dar um nome (digamos o PRIMEIRO nome) pelo qual a criança seria chamada até que na sua iniciação fosse renomeada com o orunkó. Esse ritual era conhecido como ÌKÓMOJÁDE.
O Ìkómojáde era mais complexo do que simplesmente escolher um nome para o recém-nascido. A mãe e a criança ficavam confinados em casa até que o babalawô da Comunidade fosse visitá-los para consultar o Oráculo e conhecer o odu daquele novo ser, assim como todos os interditos, e os ebós necessários para afastar os possíveis males.
Essa visita seria no sétimo dia se o bebê fosse do sexo feminino, no nono, se fosse menino e no oitavo, em caso de gêmeos (independente do sexo).
Os nomes eram escolhidos conforme um certo critério. Podiam ser determinados por força de circunstâncias do nascimento, como por exemplo: Ije (os que nascem colocando os pés pela vagina e não a cabeça), Ilori (os que nascem de mulheres que não menstruavam mais), Olúgbodi (os que nascem com seis dedos em uma só mão).
Podiam ser determinados também por questões familiares: babatundê (papai voltou).
Outra possibilidade era a escolha do nome em razão de seu odu. Por exemplo, um àbíkú (o que nasce para morrer em tenra idade), poderia ser batizado de dúrójayé (fique e goze a vida).
O ritual do Ìkómojáde era procedido da seguinte forma: a criança era segurada por uma anciã da família, enquanto o babalawô encostava na cabeça do bebê os elementos e na boca os líquidos (os que a criança não pudesse engolir eram dados à sua mãe).
Os ingrediantes eram os seguintes: água (omi), representando a vida; o ataré (pimenta da costa), para purificar o hálito e levar os pedidos mais facilmente ao Orun; a terra (ilê), simbolizando a relação do homem com o solo que o abastece e com o chão de seus antepassados; o ogbi e o orogbô (as duas sementes que simbolizam os laços de amizade e a longevidade, respectivamente); o sal (iyó), que dá sabor à vida; o mel (oyin) ou ireke (cana-de-açúcar), utilizados para atrair coisas agradáveis à sua vida; o azeite de dendê (epô pupá), tem o poder de acalmar as divindades; o ejá (peixe), que deté a placidês de nadar nas águas e vencer as correntes e as profundezas.
Depois de utilizados os elementos e recitados os ofós, todo o povo daquela comunidade dançava e cantava em homenagem ao novo membro, louvando aos seus Orixás.
Márcio de Jagun Babalorixá, escritor, professor universitário, advogado e apresentador do Programa Ori (ori@ori.net.br)
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42 comentários
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OI EU AMANDA OLIVEIRA MIDECLARO EESPIRITA JA BATIZADA NO CORAÇAO SOQUERIABENÇAODEVCS
Autor
Amanda que bom que vc se declara espírita. Ogun te abençoe e que vc seja feliz com sua religião. Axé, Tomeje.
Boa Noite! Gostaria de saber se é possível batizar uma criança de quase dois anos no candomblé? Essa crinança ainda não tirou ebó, não se jogou buzios. E gostaria de saber qual a ligação do catolicismo e candomblé com relação ao batismo.
Autor
Juliana seja bem vinda ao blog. Não há limite de idade para o batismo o candomblé. O candomblé lida com o batismo como sendo o marco que define a maneira como esta criança será conduzida na vida pela família. É comum que algumas Casas de Axé façam, depois do batismo, um jogo específico para saber Orixa da criança e Odú (caminho espiritual) da criança, e a partir disso a família tem a responsabilidade de cuidar desta criança de acordo com este Odú. Mas isso não é regra e nem todos fazem isso, se limitam ao batismo.
Em ouras Casas durante o batismo um ou mais Orixas podem se manifestar para serem os “padrinhos” daquela criança. Em geral isso acontece porque aquela criança precisa daquelas energias durante a infância, e isso não significa que sejam os orixas da criança.
Não podemos dizer que não haja semelhanças entre os ritos do batismo, em todas as religiões, até porque o batismo é sempre uma maneira de introduzir a criança no mundo religioso de sua família. Mas no canso do candomblé não há nenhuma ligação com catolicismo por que o candomblé não está subordinado e não tem ligação alguma com os ritos do catolicismo, e isso é bem diferente por exemplo da Umbanda, que tem em seus dogmas uma presença forte do catolicismo.
Mas o candomblé é uma religião independente do catolicismo. Espero ter ajudado, Tomeje.
Autor
Juliana eu esqueci o mais importante. No batismo não tem sangue, e o batismo não faz do seu filho um filho de santo de ninguém e nem o faz um iniciado no candomblé. Batismo é só a apresentação da criança a comunidade.
http://marcelomatiaspereira.jusbrasil.com.br/artigos/221665747/a-atipicidade-da-conduta-da-iniciacao-de-criancas-nas-religioes-de-matriz-africana
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Marcelo, muito obrigado pelo texto. Nós iremos colocá-lo como publicação aqui no blog para que todas as pessoas tenham acesso a ele. Se você tiver mais informações desse tipo pode nos enviar para que publiquemos. Ficaremos muito gratos. Axé, Tomeje.
Boa noite o filho da minha amiga foi anunciado no terreiro de candomblé e lá foi nomeado a padrinho e a Madrinha dessa criança mas ela pode escolher outra que não seja frequentadora da religião para batizar a criança?
Autor
Renata, seja bem vinda. Não entendi direito sua pergunta, mas vamos ao que eu entendi, ok? Foram indicados um padrinho e uma madrinha para esta criança, e estes são da Casa de candomblé, é isso? Se for, este é o procedimento normal sim. O candomblé é antes de tudo uma família com suas regras e normas de condutas e sempre preza muito o núcleo familiar. Se sua amiga levou a criança de livre e espontânea vontade, ela deveria saber e aceitar esta Casa como uma Casa de família, ok? Por este motivo a escolha se dá dentro dos membros da família de Axé. Mas se sua amiga foi pega de surpresa aí é outro assunto e ela deve em primeiro lugar ver se esta Casa é da confiança dela. Renata no candomblé, ao contrário do que se fala muito, não cultuamos o demônio nem energias malévolas, nas Casas sérias e de família a nossa religião é extremamente familiar e séria, portanto, uma boa religião para todos. Não estou falando que vc pensa isso, só deixando claro que o candomblé é lindo rsrsrsrsrsrsrsrs. Axé, Tomeje.
Boa noite , frequentou um casa de axé ,já fiz alguns trabalhos e ajudo com os trabalhos lá tb não fiz assentamento não estou preparada ainda , e fui convidada para ser madrinha para uma iniciada que vai fazer o assentamento, posso ser a madrinha mesmo não sendo iniciada ,outra pergunta qual o papel da madrinha no candomblé, me desculpe não usar os termos corretos não sei usar a linguagem correta , seu site e muito bom parabéns 🙂
Autor
Bárbara, seja bem vinda. Não sei o que vc que dizer com “madrinha”. Eu só conheço como “madrinha” no candomblé, uma mulher mais velha, com seus sete anos de iniciada completos, que é convidado na cerimônia de iniciação.durante a saída, a “tirar o nome” do Yawo. Mas isso só acontece na circunstância que eu citei. Além disso eu não conheço nenhum outro caso. Além disso, num candomblé que segue a tradição e que tem compromisso com a manutenção da religiosidade e o bom ensinamento, um mais novo e não iniciado NUNCA terá ascendência sobre um mais velho. Ok???? Veja muito bem onde vc está, ok? E veja direitinho que negócio é esse de ser madrinha, ok? Grande asé e vamos conversar mais. Tomeje
motumbá meu pai, saudades de me comunicar com o senhor
Autor
Jan. Tô na área, se derrubar, sabe, é penalti!!! rsrsrsrsrs Asé e felicidades. Tomeje
kkkkk
Boa Tarde!
Frequento um Ilê aonde fui batizada há 3 meses mais hoje me pairam tantas duvidas.
Exemplo fiz uma tatuagem em homenagem aos meus pais e soube através de uma irmã que não podia.
Porém não tive orientação há esse respeito.
E outra coisas mais.
Autor
Meu caro, devido falecimento em minha família, só vou retomar o blog na quinta feira. Sem falta te responderei. Espero que compreendam. Asé. Tomeje
Autor
Binka seja bem vinda. Quando falamos em Ilè eu penso em candomblé. No camdomblé se faz batismo sim, mas de crianças. Vc está em candomblé ou umbanda? Sobre a tatuagem. É verdade que os iniciados no candomblé não devem fazer tatuagens por motivos litúrgicos, mas apenas os iniciados. É o seu caso??? Creio que não, né? Desconsidere o que foi dito. Pelo jeito vc tem razões pra ter desconfianças. Asé e felicidades, Tomeje.
Boa tarde!
Eu gostaria de saber se pra batizar no candomblé e obrigatório a raspagem do cabelo para nos mulheres ?
Gostaria de saber tbm , se quando uma pessoa começa a frequenta sessões d candomblé ela pode ter ligações com seus orixás?
Autor
Alana seja bem vinda ao blog. No candomblé existe uma cerimônia de batismo sim. MAS É QUASE EXCLUSIVAMENTE DEDICADA A CRIANÇAS. Para alguém começar a frequentar uma casa de candomblé não é preciso nenhuma cerimonia, nada de raspar cabeça.
Quando alguém entra em qualquer religião a pessoa entra em contato com a religiosidade, certo???? Então, é muito normal que as pessoas manifestem orixa ou entidades. Mas, meu conselho é que vc, antes de entrar em qualquer casa, da mesma forma como vc faria com um médico, que vc pesquisa a vida profissional do médico, vc também deve verificar se esta casa é de fato de candomblé, se é uma séria e que segue a tradição religiosa do candomblé, se é um local familiar e se o pai ou mãe é de verdade iniciado, por quem ele/a foi iniciado, quando foi iniciado e a qual casa matriz a sua casa está ligada. ok? Asè e felicidades. Tomeje.
Ah sim entendi..mto obrigada..
mas tbm tenho outra curiosidade, tomeje
Mais por que a maioria das mulheres tem q raspa a cabeça quando vai ser um filho ou filha de Santo ? E obrigatório essa raspagem?
Bjs e asè
Autor
Alana pra se tornar filho/a de santo de alguém NÃO há necessidade de raspar a cabeça. Explico. Antes de raspar a cebeça, o correto é que a pessoa seja, por pelo menos 01 ano, se possível mais tempo, o que chamamos de Abian ( o filho mais novo). É neste período que a pessoa vai aprender um pouco sobre o candomblé, vai se adaptar a religião, vai “desenvolver-se” como rodante. E principalmente, é neste tempo que a pessoa vai perceber se é mesmo isso que ela quer com religião.
Antes de falarem em raspar sua cabeça é recomendável que se converse sobre ser abian!
Não se deixe levar por conversas que de certa forma “obrigam” ou induzem a pessoa a raspar sem que antes ela conheça de verdade tudo aquilo que eu elenquei no texto anterior.
Mas o candomblé é uma religião iniciática e toda iniciação tem seus ritos. E no candomblé o rito de iniciação inclui, obrigatoriamente, raspar a cabeça. `Pleo menos nos candomblés que leva a religião a sério e que mantem e honram a nossa tradição. Asè, Tomeje.
Aqui no blog tem textos sobre iniciação e sobre ser abian, no blog ocandomblé tem textos maravilhosos da Dayane sobre o tema.
Olá meu Primo foi batizado quando criança, gostaria de saber se tem como desfazer esse batizado e se o batizado afeta na vida dele? Agradeço desde já
Autor
Thais, seja bem vinda ao blog. Creio que vc esteja perguntando isso influenciada por outras crenças, em geral preconceituosas. O batismo no candomblé ou na umbanda é uma cerimonia como outra qualquer, não melhora, não prejudica, não influencia na vida de ninguém, é apenas uma porta aberta para conhecer e vivenciar uma religião. Mas no final o que vale mesmo é o desejo de quem foi batizado nesta ou naquela religião. Candomblé e umbanda nunca prejudicam a vida de ninguém. Me perdoe a defesa tão contundente da minha crença, mas perguntas como a sua me parecem preconceituosa e discriminatória. Talvez não seja vc, mas as coisas que vc já deve ter ouvido de pessoas preconceituosas. Asé, vida longa e saúde. Baba Tomeje.
Olá,bom dia.
Minha mãe me prometeu a nanã quando eu estava morrendo na barriga dela quando eu era pequena.. agora tenho 18 anos e estão acontecendo coisas ruins na minha vida creio que seja por causa da promessa que não tenha sido paga ainda..pode ser ?
Autor
Lua, seja bem vinda ao blog. Quando sua mãe fez este pedido a Nanã ( Um Orixa feminino e muito antiga) ela pediu ajuda para que vc nascesse. Nanâ fez a parte dela e ajudou de alguma forma o seu nascimento. Ponto final na história. Nanã, assim como todos os Deuses que cultuamos não tem uma agenda onde fica marcando quem pagou e quem não pagou seus pedidos, até porque, na nossa religião não existe um mercado de milagres, onde o Orixa só atende se vc pagar alguma coisa em troca. Infelizmente tem muito preconceito e falta de informação a cerca do candomblé e isso leva compreensão errada da religião. Nanã nunca te faria mal algum, se as coisas estão dando errado pra vc, isso são as consequências das suas escolhas na vida e do fato de vc estar passando da fase adolescente pra vida adulta, onde as coisas são reais e agora depende exclusivamente de vc para que as coisas aconteçam da foram como vc planejar. Siga sua vida, estude, trabalhe e seja feliz sempre, Nanã vai ficar mais feliz contigo, te garanto isso. Axé e felicidades. Baba Tomeje
Olá, estava aqui fazendo umas pesquisas na internet e achei seu blog.
Quando eu nasci, meu pai me apresentou no candomblé, não sei como foi isso, nem se houveram outros tipos de trabalhos. Mas o fato é que eu fui a um centro de umbanda recentemente, e uma entidade incorporada mencionou isso, como se eu fosse propriedade dessas entidades, pois fui oferecida a eles no candomblé desde que nasci. Você mencionou num comentário acima que apresentar um bebê no terreiro, não vai influenciar em nada a vida dele. Mas parece que influencia na minha, visto que esses espíritos me acompanham desde que eu era um bebê e não me fazem bem algum, pelo contrário, fazem mal, atrasam minha vida.
Se puder dar seu ponto de vista sobre o assunto, eu agradeço imensamente.
Autor
Tauanny, seja bem vinda. Como você mesma viu, minha posição é que não interfere em nada uma pessoa ser apresentado à religião, ainda mais quando quem o fez foi seu próprio pai, que te ama e sabe o que faz para o seu bem.
Sua vida pode estar desequilíbrada por vários motivos, mas eu não concordo que seja por causa disso. Candomble é uma religião como qualquer outra, não se influencie, siga sua vida. Procure avaliar se as tuas escolhas ajudaram ou prejudicaram na sua jornada. Você é maior e mais forte que qualquer coisa que possa te prejudicar, basta tomar as decisões mais acertadas para sua vida, assumir seus erros e corrigir os rumos e ter determinação de alcançar seus objetivos.
Axé e felicidade. Babá Tomeje.
Boa noite, eu fui baptizada em candomblé e umbanda a dois anos e meio não me foi explicado o seu significado. E eu não sabia que estava a ser batizada em candomblé. Aliás foi me dito que o batismo era para me ajudar. A mãe de santo que me baptizou disse que eu não poderia comer certos alimentos(que eu até hoje tenho comprido). Frequentava o terreiro com alguma frequência, entretanto o meu marido sofreu um acidente a 16 meses. E desde então nunca mais vi a minha mãe de santo e ela não me atende o telemóvel e quando atende diz que me liga, mas não volta a ligar. Não tenho quartinha. Queria pedir lhe o seguinte, devo continuar a não comer as coisas? O que devo fazer em relação a religião? Não tenho ido a terreiros nem a centros. Estou um pouco perdida. Pode me ajudar? Muito Axé, obrigada
Autor
Anabela. Pelo seu texto creio que você seja de Portugal, ok?
Sendo isso vou responder me baseando no que conheço aqui no Brasil.
Nas umbanda só se faz batismo de filhos da Casa. Quem frequenta como assistente não faz batismo.
No candomblé geralmente se faz batismo de crianças que sejam filhos de filhos da Casa e segue o.mesmo princípio de não batizar frrquentadores sem ligação efetiva com a Casa.
Em várias ocasiões é pedido que não se coma certos alimentos quando fazemos cerimônias complexas. Não sei por que foi pedido que você não coma certos alimentos visto que batismo não é uma cerimônia que exige qualquer restrição alimentar.
Se a mãe de santo não atende é sinal de que algo não está de acordo. Então, volte a comer naturalmente. Até porque não tem motivo que justifique isso.
Espero ter ajudado. Axé e felicidades sempre. Babá Tomeje.
Olá, sim sou de Portugal. A mãe de santo disse que ao ser baptizada seria filha de santo. Na altura eu fazia a comida para os trabalhos que no centro se realizavam. E ao ser filha de santo não poderia comer certas coisas. No centro tinha mais filhos de santo mas eu era praticamente a única que nao tinha quartinha. E como trabalhava na casa particular da mãe de santo e recebia um salário para isso,fazia umas horas na casa particular e no centro. Um pouco antes do meu marido sofrer o acidente eu pedia a mãe de santo para deixar de trabalhar,pois ela ficou me a dever um salário. Peço muita desculpa pelo desabafo,mas eu queria muito entender o que esta a acontecer. Não quero desrespeitar os Orixás nem a religião. Mais uma vez peço a sua ajuda. Sou ou não sou filha de santo? Neste momento sinto me triste e a necessitar de ajuda, só que não sei por onde começar ou seguir. Agradeço muito ter respondido. E mais uma vez desculpe o desabafo. Axé e felicidade,muito obrigada🙏🙏
Autor
Anabela, sinto muito por estar nesta situação, desejo que os orixás te encaminhem para solucionar seus problemas da melhor forma.
Independente de estar em Portugal ou Brasil, de ser umbanda ou candomblé, ninguém se torna filho de uma casa ou de alguém só por que foi batizado.
O seu relato me faz pensar que você era muito mais uma serviçal do que uma ” filha”.
Ser batizado como te falei, não te faz.filha de ninguém e não justifica restrições alimentares.
Essa Sra não sabe bem o que fala e o que faz. Ela pode ter as restrições dela e cumprir, mas isso não te obriga a ter restrição nenhuma.
Talvez seja melhor você se afastar, cuidar da sua família, seu marido, se dedicar ao trabalho e, se for do seu desejo, depois buscar um caminho religioso, que não precisa obrigatoriamente ser o candomblé ou umbanda. Você tem ficar onde você se sinta bem.
Orixá quer sempre o melhor pra e não vai te punir de forma alguma.
Tenha bons pensamentos e siga em frente na sua vida. Não deixe que o medo te paralize.
Axé e felicidades sempre. Babá Tomeje.
Muito obrigada🙏🙏ajudou me muito. Estava com muito medo de fazer algo errado. Vou fazer como o senhor Babá Tomeje diz. 🙏
Vou pedir lhe mais um conselho se poder ser. A minha filha em 2017 engravidou mas infelizmente perdeu o bebé. Entretanto ela fou a mãe de santo que ajudou. A minha filha voltou a engravidar e correu tudo bem graças aos Orixás. 🙏 a mãe de santo disse a minha filha tinha que “entregar”o menino a Mãe Oxum. Mas o que acontece é que a mãe de santo também não responde a minha filha, e ja se passaram 15 meses desde que o menino nasceu. O que podemos fazer para entregar o menino a Mãe Oxum? Devemos faze lo? Muito obrigada desde já por me resonder a estas perguntas e tirar me e mim estas dúvidas. Já não sabia o que fazer e o desespero já esta a tomar conta de mim. Desejo tudo de bom e que os Orixás estejam sempre consigo. Muito axé e felicidade e um bem haja
Autor
Anabela, ficanos felizes em ajudar. Há algumas questões que precisam ser pensadas. Sempre me baseio estritamente no que as pessoas relatam em seus textos.
Não acredito que tenha sido a mãe de santo que intercedeu pela sua filha, para mim, ela engravidaria mesmo sem ” ajuda”.
Eu penso que a pessoa que tem o cargo de cuidar de outras pessoas, na nossa religião, deve ser íntegro e correto, o que não está sendo relatado por você.
Se a criança tivesse de verdade que ser apresentado à oxum e se foi oxum, através dessa mãe de santo, não faz sentido algum ela deixar passar tanto tempo e ainda não ter cumprido a determinação do orixá, certo?
Na minha opinião você pode oferecer canjica para oxalá e pedir que oxalá abençoe e cuide do seu neto.
Se um dia oxum quiser alguma coisa do seu neto ela vai fazer com que o recado venha para você.
Axé e felicidades sempre.
Mais uma vez ,obrigada🙏o meu coração acalmou um pouco. A sua ajuda foi preciosa. Como lhe disse estava a entrar em desespero e a minha filha ainda hoje falou que tinha de entregar o meu neto a Oxum, quer ir a um rio ou cachoeira e fazer a entrega. Mas como o senhor disse (e que para mim também acho que deveria ser)a pessoa deveria ser integra na religião e ajudar quanda essa ajuda lhe é pedida e eu pedi varias vezes. Foram os Orixás que enviaram o Senhor Babá Tomeje para nos ajudar. Obrigada de coração. Axé e que os Orixás o iluminem sempre🙏🙏
Autor
Obrigado pelo carinho. Que tudo corra muito bem para todos vocês. Axé e felicidades sempre. Babá Tomeje.
Fui feito em Angola como Ivan,sou filho de oh um com oxum.não me batizei nas aguas e sinto que alguma coisa não esta certo.teria eu em ter vi do batizado nas aguas e por isso que sinto esse sentimento que algo esta faltando.os meus são orixá fundindo desde já agradeço.
Fui feito em Angola como ogan,sou filho de ogum com oxum.não me batizei nas aguas e sinto que alguma coisa não esta certo.teria eu em ter me batizado nas aguas e por isso que sinto esse sentimento que algo esta faltando.os meus orixá são funfun desde já agradeço.
Autor
Alexandre seja bem vindo ao blog. Vamos devagar. Com certeza existem Casas de Angola que denominam seus Deuses com nomes yorubá ao invés dos nomes em Bantu. Isso não é errado, mas na tradição Angolaos Deuses são, de preferência, chamados pelos nomes originais. Por exemplo no seu caso, seria Inkosse e não Ogun. Isso pode parecer algo menor ou sem importância, mas a manutenção da tradição é um passo importante para um candomblé onde possamos reconhecer práticas e liturgias de cada segmento religioso.
Tenho plena convicção de que não é a falta de uma cerimônia que vai fazer Oxum ou Ogun te ‘cobrar” alguma coisa ou te fazer sentir algo de errado. Além disso, vamos pensar o seguinte. Será que todos os iniciados tem condições de passar por essa cerimônia???? Todo barracão tem um rio próximo que se possa fazer e se batismo? E isso seria motivo de Oxun e Ogun cobrar??????
Se você confia no seu sacerdote, converse com ele/a e não busque ajuda fora do seu axé. Seu sacerdote é a única pessoa que pode te ajudar com certeza.
Axé e felicidades sempre. Babá Tomeje.
A criança pode ter 2 madrinhas e 2 padrinhos escolhidos pelos pais para o batismo?
Autor
Amanda, seja bem vinda ao blog. Sim, pode ter 2 casais de padrinho. Axé e felicidades sempre. Que seu filho ou filha tenha vida longa com saúde e paz. Que os Orixás protejam sua cabeça. Babá Tomeje.
Foi me orientado a levar minha filha a um preto velho para ser batizada escolher 2 padrinhos carnais e espirituais.
Minha dúvida é
Não sou ligada totalmente a religião, só sou uma cliente frequentadora de jogo de búzios..ao fazer esse ritual, minha mãe será consagrada futuramente a seguir a religião? Será uma futura rodante , enfim
Que tipo de vínculo é gerado. Se eu não sou fundamentada?
Autor
Lais, bom dia. Desculpe tanta demora. Mas tive um grave problema com o blog e ficamos sem acesso durante todo esse tempo.
Não faça isso. Se você não tem ligações afetivas com a religião, não faça.
Preto velho é maravilhoso e tem muito o que ensinar e ajudar. Mas isso só funciona quando cremos e temos fé nessa religião.
No seu caso eu desaconselho porque estou pensando na religião, explico, fazer um batismo sem a fé necessária pode trazer problemas para a religião no futuro. Qualquer dor de barriga, quanlquer doença, qualquer coisa fora do que você compreenda como certo para seu filho/a logo será associado negativamente ao que fora feito na religião. Sendo assim o maior prejuízo sara para a a religião.
Todo batismo é uma cerimônia bonita e benéfica para quem se dispõe a isso. Mas em primeiro lugar é preciso haver amor, confiança, respeito, segurança e fé. Não faça nada sem que seu coração tenha todos esses requisitos.
Axé e felicidade.