Itan de ỢṢÙN

Numa manhã de sol uma bela mulher negra se banhava nas águas límpidas de um rio; “seu lar” – era ỢṢÙN.
De repente ela se levantou e foi com os braços abertos reverenciar uma das sublimes criações de OLODÚMÁRÈ – O SOL; em nome de ϘBÁTÁLÁ segunda pessoa de DEUS.
Resolveu aproveitar a tamanha beleza do dia e saiu andando sem rumo. Se distanciando do seu Reino.
À medida que se afastava foi notando que havia muitas mulheres e homens, mas nenhuma criança nas redondezas.
ỢṢÙN ficou intrigada, pois no seu reino os seres que mais imperavam eram as crianças onde ela era a mãe de todas.
Depois de muito andar, viu várias mulheres com aspecto muito triste e perguntou:
– Senhora! Porque caminha tão triste e só; por essas veredas?
Uma delas respondeu: – estamos muito infelizes, nenhuma mulher consegue engravidar, todos os homens estão saindo da cidade e nos abandonando.
ỢṢÙN nesse momento lembrou-se do seu instrumento inseparável o “ESPELHO” olhou com firmeza para ele e logo soube como resolver esse mistério
– Venham todas! Olhem no meu espelho, uma de cada vez. Assim fizeram e cada uma que olhava ficava apavorada com o que via. Logo compreenderam porque os homens fugiam delas.
ỢṢÙN, sendo muito vaidosa e bondosa, levou todas elas para o seu reino e lá chegando tratou logo de ensiná-las como cuidar da aparência, da higiene e mostrou que com bons modos, delicadeza e inteligência elas poderiam conquistar seus maridos e com isso teriam filhos lindos e saudáveis. Mas para que tudo desse certo era preciso consultar o oráculo para saber qual EBÓ a ser feito para que cada uma tivesse o resultado tão esperado, o EBÓ consistia em que todas fossem para a cachoeira do seu reino e limpassem todo o limo das pedras até que ficassem reluzentes e em seguida, mergulhassem e trouxessem cada uma um peixe e fossem para suas casas. Lá chegando deveriam fazer o peixe rezando e pedindo o que quisessem e em seguida alimentar seu marido.
Algum tempo depois todas as mulheres apareceram grávidas e todas SAUDARAM ỢṢÙN. D’aquela data em diante ELA seria para todo o sempre a MÃE de todas as crianças e a protetora de todas as grávidas.
ϘRO YEYE OOOOOO!!!!
By Ofunlásè

Respostas de 10

  1. Boa noite, eu gostaria de tirar uma dúvida se no Candomblé de nação Jeje os Orixás que sei que alguns do Ketu são cultuados em casas Jejes, dão Ilá igual nas casas Ketu? e como se Indentifica a chegada de um vodun eles também tem Ilá ou algo do tipo como gesto,som.. que posso indentificar a chegada de tal Vodun?

    1. Layla. No Djeje, originalmente, os Voduns não davam Ilá (gunjilá = grito de gerra), eram apenas uns poucos sons quase imperceptíveis. Os ilás fazem parte da cultura Ketu. Mas hoje o que mais se vê é uma mistura entre segmentos e quase não há mais diferenças entre o que ketu e Djeje. Somente nas Casas tradicionais ainda vemos territórios bem demarcados entre culturas Djeje (Ewe fon), ketu (Yoruba) e Angola (Bantu). Asé, Tomeje.

      1. Tomeje,muito obrigado pela sua resposta é que eu tinha essa tal dúvida pois não sou muito ligada a Nação Jeje mais tenho uma certa curiosidade, e não sabia como se identificava a chegada dos Voduns á terra.. Axé

  2. gostaria de saber sobre uma empresa representada por um aqui em minas gerais como federação e entidade internacional.
    SOI esse e nome do site gostaria de saber pois estão distribuindo diplomas pra quem nunca foi a um terreiro de candomble como babalorixá e ai por diante , certidão de casamento, de batismo e dai por diante . o site estar fora desde 2008. dizem pra nos que foi raquiado mas me ajuda ai pois estamos sendo lezado , estou abrindo um terreiro aqui em divinopolis MG, esse pessoal e de santa catarina . e eu gostaria e d e me filiar a federação assum sou do RJ la eu era filiado e federação espirita do rio de janeiro sei que e uma entidade séria pois estou la no rio de janeiro ha 40 anos .
    gostaria de abrir aqui em divinopolis um orgão representando vcs

    meu numero e 37 988090918 aguardo resposta

    1. Gil, seja bem vindo. Nós somos um meio de informação sobre assuntos relativos ao candomblé. Nós não presentamos nenhuma entidade ou federação ou associação religiosa. Não conheço esta associação que o sr citou e nem achei o site. Acho que o melhor caminho é registrar o seu Templo no cartório e fazer um CNPJ para a instituição religiosa. O sr também pode fazer sua inscrição na Federação aqui do Rio de Janeiro com o seu endereço de Divinópolis, isso não é problema, tenho dois conhecidos que são de BH e tem registro aqui no Rio.
      Desejamos que sua Casa seja de Asé e prosperidade, que sr tenha felicidade e bons caminhos nesta nova caminhada. Divinópolis é uma cidade linda. Asé, Tomeje.

  3. Sr. Tomege poderia me explicar quem é Opara?
    É um dos caminhos de Oxum?
    Ou um orixá a parte?
    Uma cabeça humana que se encantou em Oxum?
    Quais diferença além do dendê no seu culto?
    E porque a cor rosa?
    Se os antigos sempre usaram amarelo?
    Dúvidas e mais dúvidas sobre Opará.
    Axé

    1. Ana seja bem vinda. Eu sempre respondo da mesma forma estes questionamentos sobre qualidades de Orixa: ” antes de conhecer qualidade é preciso conhecer o Orixa, a energia Orixa, o que é este Orixa na sua vida.” No caso de Oxum podemos dizer que Ela é água doce que acalma e que fertiliza o solo, e que nos limpa as sujeiras do corpo e da alma, Ela faz parte da gestação e proprio corpo humano, certo? Mas á agua pode destruir e até matar, pode inundar tudo. Mas pode tb ajudar na produção da energia elétrica. Enfim, pode ser boa ou má, assim como todo ser humano. Então quando alguém quer aprender, por exemplo sobre Opara ou Apara, esta pessoa corre o risco de conhecer apenas uma face da água, a boa ou má e ficar com impressão errada do que é o elemento água. Entendeu? Antes de tudo vamos compreender o que é Oxum? Asé e felicidades. Tomeje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *