Mentira matará o mentiroso.
“Eke a pá eleké
Odalê a pá Odalê
Oun ti a ba se nisalé ilé
Oju Olodumare ni to
Difa fun Amokum se alê
To ni oba aye ko ri oun
Bi oba aye ko ri o nko
Oju Olodumare n’uo ô.”
Tradução
Mentira matará o mentiroso
Traição matará o traidor
Tudo o que você faz em um lugar escondido
Todo poderoso Olodumare está observando
Estas sãos as declarações de Ifá para
Ele é quem usa a roupa da escuridão para roubar
E ele diz que ninguém toma conhecimento
Se os reis mundialmente não o vissem
Todo poderoso Olodumare está olhando para você.
Tomeje
Axé à todos. Sou o Tomeje. Iniciado em 27 de outubro de 1987 para o Orixa Ogun. Desde que conheci a religião dos Orixás eu sempre me preocupei em apreender qual a função da religião e da religiosidade na vida das pessoas. Eu quero entender como isso funciona. Como a religião e a religiosidade formam a fé de alguém. São muito anos de perguntas, muitos questionamentos pessoais e poucas respostas e creio que seguirei assim, aprendendo sempre.
Agora, graças a essa nova tecnologia, tenho uma oportunidade de interagir e trocar experiencias e vivencias dentro da religião e assim aprender uns com os outros. Eu mais que vcs, com certeza, aprendo a cada pergunta.
Eu tento compreender a nossa religião pensando sempre numa comunidade que se ajuda mutuamente. E não é diferente neste meio de comunicação, que assim como os livros, discos, cadernos, fitas, dvd's e outras ferramentas de divulgação de conhecimentos, este blog é somente mais uma forma de comunicação.
Porém este nova possibilidade não deve ser pressuposto para descuidarmos do aprendizado com nossos mais velhos nas roças, no seu dia a dia. Ainda que por vezes seja difícil, eu aprendi que é na roça que se vive a realidade da religião.
Meu trabalho aqui é muito mais do que só falar e responder questionamentos a cerca da religiosidade. Meu objetivo é promover a discussão de assuntos que nos afetam direta ou inderetamente, é lembra-los que somos parte do TODO, que somos uma só comunidade e que o indivíduo, apesar de dos seus anseios pessoais, está inserido numa família de axé e, neste contexto, quanto mais se pensa coletivamente, mais o individuo se fortalece.
Candomblé só se faz no coletivo.
Sejam todos muito bem vindo a este projeto e que nossos queridos Orixas nos encaminhem sempre no melhor destino. Axé, Tomeje.
1 comentário
Boa noite, Tomeje!
Acompanho o senhor desde o outro blog…Só agora soube que o senhor estava com esse rs.
Minha duvida é , cresci na igreja catolica , na adolescência fui para igreja evangélica, me desviei …anos e anos se passaram e alguns problemas surgiram e eu procurei uma casa de axé…só encontrei pessoas desonestas, que visavam o dinheiro, fui em várias casas , vi tudo o que o senhor possa imaginar.
Devido a isso sou muito desconfiada.
Por um período agora recente voltei para igreja , mais sabe quando sentimos que não é esse o caminho? Me sinto mal na igreja, não tenho mais vontade de ir.
Tudo aquilo ali não faz mais sentido para mim.
É uns 2 meses atrás fui em uma a saída, aqui perto de casa.
Sempre quando eu vou a qualquer tipo de festa me sinto muito mal, minha mão soa frio, rosto dormente é isso permanece alguns dias depois.
Estou perdida, pq gosto da religião, sou encantada , mais duvido muito das pessoas e ainda não encontrei um lugar , ou melhor acho q encontrei mais existem dúvidas se isso é realmente certo.
Eu queria entender pq na igreja chamam as entidades , os orixás de demônios e eles dão os nomes que conhecemos? E tbm o preconceito das pessoas , não sei como encarar isso.
Se puder me ajudar .