- V OU POLITEISTA?
Monoteísmo é palavra derivada do grego. Monos, quer dizer único e Théos, deus. Portanto uma religião monoteísta teria a crença em um único deus.
Já o politeísmo, conceito também oriundo do grego, pressupõe o culto a vários deuses.
Segundo o conceito judaico-cristão, o deus único é onipresente, onipotente e onisciente, enquanto as religiões politeístas são consideradas pagãs.
Embora o Candomblé em seu rito louve inúmeras divindades, as quais reconhece como regentes da natureza, das emoções e sentimentos, ele se fundamenta na estrutura de um Deus Supremo: Olodumare (Olódùmarè).
Olodumare teria criado o universo através de seu próprio desdobramento quântico, assim como criou os primeiros Orixás e Eborás. Em uma espécie de gênese de Si mesmo.
A natureza ímpar de Olodunmare é assim revelada em um itan:
“Eo mó Iya”
K’enyin o ma tun sure puró mó;
Eo mo Baba
K’enyin o ma tun sure s’eke mó;
Eo mó Iya, eo mó Baba
OLODUNMARE
Eyi l’o d’IFA fun Tela-iriko
T’o só wipe on nre ‘ki
OLODUNMARE…”
“Você não conhece a Mãe”.
Pare com sua impetuosa mentira;
Você não conhece o Pai
Pare com sua impetuosa mentira;
Você não conhece a Mãe, você não conhece o Pai de OLODUNMARE
Com base no dito provérbio de Ifá acima, Tela-Iroko propôs o nome de Olodumare: “O Senhor de Todas as Coisas”, ou e uma tradução livre: “Eu sou Aquele que é” . Também é conhecido como Olofin (O Supremo Sobre todos Nós), ou Olorun (O Senhor do Céu).
O Deus Supremo do Candomblé é um espírito perfeito e infinito.
Olodumare criou nosso Planeta e o Universo, e incumbiu Obatalá de criar os seres.
O Povo yoruba reconhecia a existência de um Deus Supremo, uma inteligência superior a influenciar no mundo e em nossas existências. Uma força capaz de ordenar o cosmo para que haja ordem e não o caos.
Os nagôs acreditavam que a Criação não foi um mero acaso, mas que havia uma espécie de impulso superior promovendo as coisas: a força e a vontade do Ente Superior, Olodumare.
Os Orixás entram no contexto não como similares, nem como equiparados a Olodumare, mas como forças auxiliares, responsáveis pelo equilíbrio de parte da Criação: os elementos da natureza, as emoções e sentimentos humanos.
O surgimento dos Orixás guarda certas semelhanças como a origem dos santos e deuses de outras religiões. São também ancestres, que se destacaram por grandes feitos, qualidades ou virtudes, tornando-se verdadeiros mitos inesquecíveis e cultuáveis.
Guardadas as devidas proporções, o Catolicismo que crê em um Deus único, mas reverencia e cultua os Santos, que apadrinham certas virtudes e necessidades, ajudando os Homens em suas aflições.
A mesma dinâmica se repete no Hinduísmo (que mesmo crendo na unicidade de Brahma, estende seu ritual às chamadas divindades menores.
Também o Islamismo (que apesar da supremacia de Alá), se devota aos chamados homens-santos.
Toda a Humanidade sempre reconheceu e até mesmo precisou de intermediários entre os Seres e o Supremo, tenha Ele o nome que tiver.
Por toda a África o conceito de deus único é o mesmo. Variam somente seus títulos e lendas, conforme a cultura de cada povo.
Para os Bantu, é Zambi ou Zambiapongo. Para os Fon, é Mawu e assim por diante.
A classificação das religiões como politeístas, ou monoteístas, era fruto de um preconceito de origem judaico-cristã. Em determinada época, servia como um indicador do “atraso” espiritual e intelectual daqueles que cultuassem os deuses não reconhecidos pela Igreja Católica.
A riqueza do Candomblé e dos Cultos de Matrizes Africanas não precisa ser considerada como poli ou monoteísta para crescer em similaridade com nenhuma religião, a fim de ser melhor reconhecido.
Márcio de Jagun
Babalorixá, escritor, professor universitário, advogado e apresentador do Programa Ori (ori@ori.net.br)
4 comentários
Pular para o formulário de comentário
O candomblé é uma religião que tem um ser Supremo que criou a terra e os orixás é isso?
Autor
Luiz Carlos. Nos somos monoteístas. Temos um Deus único Criador de tudo. Olodumare ou Olorun é o nome do Deus criador. Procure lendas de criação segundo o candomblé. Que bom conversar sobre esse tema. Asè e felicidade sempre. Tomeje.
Adorei o esclarecimento, como sou uma pessoa leiga estou aprendendo muito sobre vários assuntos aqui neste blog.
Autor
Carmem, seja muito bem vinda ao blog. Muito obrigado pelo carinho. Essa, assim como tantas outras, é uma Religiao linda e cheia de conhecimentos. Fique a vontade. Asè e felicidade sempre. Tomeje.