Belas palavras Babá. Obrigado pelo texto. Apoio incondicional à liberdade!

 

Igor Mascarenhas está  se sentindo confiante com Alda Vieira e outras 95 pessoas em Ilê Axê Opô Oyá Sojú.

Nota sobre eleição à Presidência da República Federativa do Brasil

Dirijo-me, especialmente, aos meus filhos e filhas do Ilê Axé Opô Oyá Sojú , irmãs e irmãos de Santo, amigos e familiares, para me posicionar como Babalorixá, Enfermeiro e cidadão, frente ao contexto político que enfrentará a sociedade brasileira no pleito eleitoral para presidência da república do Brasil no próximo domingo, dia 28 de outubro de 2018.
Aguardei o andamento dessa campanha, observei propostas e o posicionamento dos candidatos e seus eleitores e, sobretudo, pedi orientação a Odé para que me desse discernimento de como agir nesse contexto de crise da sociedade brasileira, onde as vísceras da realidade dessa nação foram expostas no percurso da campanha.
E as vísceras foram expostas através das postagens de um dos candidatos que, apostando na crise política desse país , estimula a violência, o preconceito racial e religioso, homofobia, sexismo e misoginia.
Atentem meus filhos e filhas, que o foco dos nossos problemas esta nas mãos de quem detém o poder econômico no mundo!!! Grandes empresas internacionais que desejam recolonizar o Brasil, como fizeram há muitos e muitos anos atrás e que estão fomentando uma campanha mentirosa, enquanto negociam a entrega de nossas empresas e riquezas naturais, direitos trabalhistas, direitos ambientais, direito a terra dos povos indígenas, quilombolas e da gente do campo que alimenta as nossas barrigas. A miséria de nosso povo é a riqueza dessa elite.
E para ampliar a distorção, o discurso dessa gente atribui aos trabalhadores pobres, nordestinos, negros, quilombolas, índios, mulheres, gays e lésbicas, universidades públicas, escolas públicas, partidos políticos e movimentos sociais, que defendem os direitos sociais das classes oprimidas e das minorias, a responsabilidade pelo fracasso de nosso projeto de nação.
Essa campanha cruel me fez navegar no mar da memória, entre os meus (minhas) ancestrais negros(as) e indígenas, que fizeram dessa nação o que ela é e de nós seus herdeiros, filhos dos orixás e caboclos. Muita luta foi travada!!! Devemos aos homens e mulheres negras e indígenas a existência de muitos direitos sociais, de nossa religião e nossa fé. Devemos a eles o Ilê Axé Opô Oyá Sojú e todos os demais terreiros de Candomblé.
Em nome do amor á minha religião e aos ancestrais que nos guiam, alerto a todos e todas sobre o risco de uma escolha pelo ódio, ao invés do amor, pela ditadura ao invés da democracia, pelo terror ao invés da flor. Lembro a cada um de vocês, que definiremos o destino de milhares de pessoas. Seremos responsáveis pelo futuro de nossa religião, de nossos irmãs e irmãos menos abastados, de negros, e negras, indígenas, quilombolas, gays, lésbicas, todos eles, filhos e filhas primos e primas, comadres, amigos, colegas… toda sorte de pessoas com pensamentos e interesses diferentes dos nossos, árvores sagradas de Olorun na terra e que devem ser cuidadas…
Por isso, em nome de Xangô, senhor da justiça yorubá, da liberdade de Odé e do amor de Oxum, em nome do Candomblé e demais religiões de matrizes negras e indígenas, em nome da diversidade da sociedade brasileira e de nossas riquezas, eu declaro e indico o voto a HADDAD e MANUELA.

DIA 28 , flecha certeira no 13!!!
Babalorixá Igor Mascarenhas

Respostas de 2

  1. Bom dia! A princípio meu irmão tenho gostado de sua postura. Também sou feito para o Orixá. Sou filho de Oyá do ano de 1987 em outubro. Fiz meus anos de devoção de um ano e depois de três anos, daí em diante parei com o candomblé porque descobri que estava dentro de situações onde se paga para ter vaidades e não qualidades. Hoje não sei mais em que porta bater infelizmente. Nunca raspe outras pessoas apenas tive uma umbanda por um certo tempo e depois encerre as atividades por não ter apoio por não ter dinheiro. Desejo que na medida do possível me responda sem mais um grande abraço.

    1. Thales, seja bem vindo. Sua benção. Eu sou do dia 27 de outubro de 87.
      A religião está muito descaracterizado sim, mas é a nossa religião e precisamos mantê -la para que tenhamos a cabeça tranquila de que fizemos a nossa parte.
      Se eu puder ser útil de alguma forma, estou a sua disposição.
      Tenha certeza de que existem Casas boas e comprometidas com o Orixá, é uma questão de buscar uma que te agrade.
      Axé e felicidades sempre meu irmão. Babá Tomeje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *