O feijão torrado de Oxossi.

O FEIJÃO TORRADO DE OXÓSSI

O feijão fradinho torrado que se oferece à Oxossi, é o mesmo alimento que os caçadores carregavam em bolsas de couro a tira colo em suas longas expedições de caça.

O feijão fradinho torrado e salgado, conhecido pelos Iorubás pelo nome de àyangbẹ ọkà ou ọkà sísun, e entre os nàgó simplesmente por ẹ̀wà, se conserva por muito mais tempo. Além de ter um alto valor nutritivo, calórico e proteico, quando essa leguminosa é torrada, sua digestão é mais lenta, dando a sensação de estar saciado por mais tempo.

Essa bolsa, conhecida popularmente pelo nome de capangas, são denominadas de àpò awọ entre os Iorubás, e conhecida popularmente entre os nàgó pelo nome de korubá.

Antigamente, o korubá era uma indumentária indispensável nas vestimentas de Oxossi. Hoje raro de se ver. Inclusive existe um cântico muito popular destinado à Divindade da Caça que neste está inserido claramente a palavra korubá.

Você sabia que…

O feijão fradinho tecnicamente não é feijão, não é do mesmo grupo que os outros feijões que conhecemos? Ele está mais para “parente das favas” que do feijão propriamente dito!

Sua origem é a África, e chegou ao Novo Mundo no porão das caravelas. Esse grão de origem africana foi trazido pelos colonizadores portugueses e espanhóis. No Brasil, desembarcou na Bahia, e foi ganhando o Nordeste e Norte do Brasil. Interessante que aonde os africanos entraram, entrou também essa leguminosa.

Saudações a todos os filhos e filhas dos Caçadores Divinizados. A benção de todos os Ọmọ Ọdẹ pelo Dia de Hoje.

Oke Aro!

Texto de: Baba Guido Olo Ajagúnà

Fale Conosco