O RITUAL DO IPADÊ: 

O ritual do Ipadê é praticado desde os primórdios pelo povo de Ketu. Por isso, com a constituição do Candomblé aqui no Brasil, este preceito não foi reproduzido nas Casas de origem Jêje. 

É bom esclarecer desde logo que o ritual do Ipadê, e o padê de Exu são duas coisas diferentes. O Ipadê é um fundamento da Religião direcionado para saudar os ancestrais; e o padê, é uma comida de Exu.

“Despachar Exu”, como se diz usualmente, também não se confunde com o Ipadê. O ato de despachar Exu, na verdade, atende ao princípio de que esta Divindade deve ser a primeira a ser agradada. Assim, antes do início do Xirê, ou mesmo antes dos demais Orixás serem reverenciados, Exu deve ser o primeiro a receber seus agrados. Caso contrário, os praticantes podem ser punidos com as artimanhas dele. 

Feitas as distinções necessárias, vamos então falar diretamente sobre o Ipadê. Esse ritual é necessário em 3 situações: quando são sacrificados animais de 4 patas para Exu; nas Águas de Oxalá e no axaxê.

O Ipadê só é realizado durante o dia, pois necessita da claridade natural. Portanto, seu melhor horário gira em torno de 14 às 16hs. Só é feito à noite, durante o axexê. 

No Ipadê, são reverenciados Exu (o menageiro), os ancestrais masculinos (eguns), femininos (iyá mi), os esás (ancestrais importantes daquele Egbé) e alguns Orixás (conforme a tradição de cada Axé). 

Os elementos necessários ao Ipadê, são: uma cuia feita de cabaça (representando a cabeça de todos), a acaçá (simbolizando o corpo da cumunidade), a cachaça (oti), omi (a água, capaz de acalmar e fertilizar), a farinha de mesa crua (iyefún, significando a fecundidade) e finalmente o dendê ou o limo da costa (conforme o caso). 

Este ritual é essencialmente comandado pelas mulheres. No caso, a iyadagán e a iyámorô. A primeira prepara os ingredientes, sentada em frente ao Axé, enquanto a segunda dança em volta da cumeeira e despacha os elementos, acompanhada pelos Ogãns que batem os atabaques e cantam as músicas especiais para esse momento. Tais músicas e rezas não são executadas em nenhum outro ritual, muito menos no xirê. 

Quando o Ipadê é realizado nos trabalhos fúnebres de axexê, não são usados os atabaques, mas instrumentos especiais feitos de cabaça. 

Todos aqueles que participarem do Ipadê devem ter as cabeças cobertas. Os mais velhos, ficam sentados, e os mais novos, ajoelhados em esteiras, debruçados sobre os apotis.

Ninguém fica parado durante o Ipadê. Todos devem balançar levemente o corpo, demonstrando que enfrentam vivos aqueles rituais. 

A sequência das músicas é repetida durante o preparo e despacho das oferendas, sempre por três vezes. A ordem de reverência é: Exu, egun, esás (alguns fundadores dos primeiros Candomblés, como Obitikô, Oburô, Akesan, Adiro, Ajadi e Akayiodê); os Orixás afinizados (Exu,Ogu, Odé, Omolu, Oxum, Oya, Yemonja, Xangô e Lufa e Guiã); as iyá mi oxorongá e finalmente os próprios membros da comunidade participantes. 

É um ritual lindíssimo, mas que requer atenção total, meticulosa concentração e extremo respeito.

Pena que o Ipadê esteja sendo renegado ao esquecimento. O requinte desse preceito litúrgico exige que o egbé (a comunidade) possua elementos com tempo de Santo e preparo suficiente para esse ofício. 

Em muitas Casas, os iyawôs nem podem estar presentes na cerimônia do Ipadê. 

A riqueza dessa tradição, antes de mais nada, nos indica um ensinamento básico da matriz africana: respeito aos mais velhos. E reverenciar os mais velhos (ancestrais masculinos e femininos) consiste nisso! Agradecer, agradar, ofertar àqueles que vieram antes de nós, e que, por isso, construíram parte do caminho que hoje seguimos. Devemos a eles! Pedimos então sua proteção, sua licença para trabalhar.

 O respeito aos mais velhos é tudo. É a razão de acatarmos à ordem hierárquica, o motivo de aprendermos a obedecer, nos talhando para posteriormente sabermos mandar. Respeitar os mais velhos é aprendermos com a sabedoria e com a experiência dos que viveram mais do que nós. É também a garantia de que no futuro seremos nós próprios respeitados e prestigiados com carinho e solidariedade. 

O Ipadê é um pouco disso tudo.   

Rio, 17/4/11

Márcio de Jagun

 

Respostas de 25

  1. Olá, Mutumbá..
    Gostaria da sua opinião com relação ao Ipadé, tenho 14 anos de santo e gostaria de realizar o ritual , gostaria de saber mais detalhes sobre ele , sera o senhopr e zelador de orixá poderia abrilhantar mais a minha vida com sua experiencia… Peço-lhe com todo respeito que me ajude !!! axé e muito obrigado Meu e-mail é ciasantos@live.com… ATT
    Ciro Alves.

    1. Ciro Alvez boa tarde e seja sempre bem vindo ao blog. Esta cerimonia é muito específica de cada Axé, de cada raíz e de cada Casa de Axé porque ela vai homenagear os Esá daquela comunidade específica. É lógico que numa cerimonia de Ipadê podemos saudar vários outros Esá de várias outras Casas, mas até mesmo nesta circunstância é preciso que conheçamos a quem estamos saudando para saber exatamente como e porque saudá-os. Minha sugestão é que vc procure a sua raíz e veja como é feito na sua raíz (quando me refiro a sua raíz estou falando das grandes Casas de Axé, ou seja, da Casa que deu origem a sua linhagem. Por exemplo: opo Afonjá, Opo Aganjú, Oxumare, Gantois, Casa Branca, Alaketu e outras).
      Eu em particular já presenciei duas Casas que fizeram o Ipadê com ogãs contratados e estes srs cantaram coisas que nada tinham haver com aquele Axé, lançaram cantigas fora de contexto e homenagearam Esá que só os ogãs conhecem. E em ambos os casos não vi a presença das mulheres encarregadas do Ipadê, a Yamorô, Dagã e Osidagã que peças fundamentais nesta cerimonia. Espero ter colaborado contigo, Axé e volte, Tomeje.

  2. o meu velho sua bença,queria que o senhor me enformasse uma duvida que tenho
    se no caso de uma casa que esta comessando e no jogo ja se cobra o ipade
    e nao tem devidas pessoas de tal cargo pra executar e tem o zelador ,os ogans ea ekede pode ser realizada com essas pessoas o ipade,desde ja agradesço e parabenizo pelo blog e axe.

    1. Alancastro que Ogum te abençoe e que vc seja bem vindo meu irmão. Eu estou com este mesmo problema na minha Casa de Axé, recém aberta. Lá nós fizemos o seguinte, toda vez que precisamos tocar o Ipadê, meu Pai de Santo vem e faz para mim com as Ekedes e os mais velhos da Casa dele (meus irmãos e minha Casa). A outra opção é fazer as oferendas na Casa dos Ancestrais e explicar a situação a Eles, se comprometendo a assim que possível realizar a cerimonia completa na Casa. Mas veja bem, esta cerimonia é imprescindível para quem na sua raiz cultua Babá, existem algumas Casas que não tem este culto e por isso as Casas descendentes também não realizam esta cerimonia. Pode parece estranho, mas tem muitas Casas que não cultuam Babá. O que não podemos é confundir o Ipade, uma cerimonia aos Ancestrais com o Padê, uma cerimonia destinada a dar satisfação e agradar o Orixa Exú. Axé, Tomeje.

    2. o meu velho olorum mo du pe pela informaçao, no meu caso a casa que fui feito nunca fez ipade e nao tinha as pessoas de cargo para execultar o mesmo e hj a casa se feixou eo povo se espalhou e ninguem sabe de ninguem nao sei se tou correto me corrija por favor mais acho que se agente trabalhar com quem eo que tem e de coraçao limpo e ter fe e força de vontade o resultado sera positivo pois estamos dando sartisfasao aos nossos ancestrais ate que chegue as pessoas na sua idade i de cargo se antes de ser yao fomos abian e assim cesucivamente e na minha casa ainda nao tem egun acentado cultuo por enquanto no mato entende mais tenho exu bara e os ekurus o que o senhor poderia me diser sua bença e muito axe pois o senhor ta fasendo um trabalho maravilhoso axe

  3. vou te engomodar mais uma vez meu velho so queria que o senhor me informasse o que vai pro chao e se tudo depois de cantado pode ir pro mato na mesma hora e depois voltar e faser o aremate cantando pros cargos que pertence a essa cerimonia muito axe e sua bença.

    1. Alancastro eu só posso ir até aqui. Se vai para o mato, se fica na Casa de axé ou qualquer outra informação deve ser dada a vc diretamente por quem fixar o Axé dos ancestrais na sua Casa. Seria criminoso de minha parte me basear pelo que se faz na minha Casa para te orientar via internet. Não aceite orientação via internet meu irmão, vc pode se deparar com pessoas mau intencionadas. Além disso, se na Casa nunca teve assentamento de Ancestrais, talvez o melhor seja manter assim ou procurar um Babalawo ou uma pessoa que cuida exclusivamente de Ancestrais para te ajudar nisso. Axé, Tomeje.

  4. ok obrigado meu velho pela dika e muito axe pro senhor ai em 2014 que seja o ano de felicidades,saude,dinheiro no bolso e muita saude pra dar e vender e muito felicidades viu de coraçao estarei sempre aqui em seu blog axe e sua bença

    1. Keila, me perdoe a pergunta tão direta. Vc é Yalorixa ou tem algum cargo sacerdotal? Porque este assunto só será importante pra quem tem cargo e neste caso, essa informação será aprendida dentro do SEU axé com o tempo e com pessoas de confiança do SEU axé. Minha querido, NUNCA, em hipótese alguma pergunte isso na net para ninguém. Despachar Exú é coisa séria e compreende em sabedoria e responsabilidade. Exú é primeiro não por acaso, mas por merecimento. Exú é reverenciado em primeiro lugar pra que sua Casa tenha axé e proteção. Imagina o risco que vc corre perguntando isso e sendo informada de maneira equivocada?????? Cuidado minha querida, muito cuidado. Axé, Tomeje.

  5. oi gostaria de saber os significado das palavras ¨koma ku,koma ru, koma marejo, koma sefejo¨.
    so não sei se as escrevi corretamente escrevi conforme promuncio.
    me ensinaram para despachar a porta da minha residencia .e cada palavra koma ku um pouco de agua sendo assim quatro partes e o resto de ponta a ponta no portao
    esta correto
    e o que siginfica
    muito obrigado pela atenção
    axe

    1. Mara Lourenço, seja bem vinda ao blog. Esta é uma frase que, de modo geral está pedindo que não haja o mau, a morte, a briga e nem falta de sorte. Mas podem haver traduções um tanto diferentes mas com o mesmo significado, ok? Então esta é uma forma de proteger sua casa de energias negativas, certos?
      Axé e felicidade. Baba Tomeje.

    1. Cátia, seja bem vinda ao blog. Quem não respeita um cargo dentro do axé deveria estar fora da Casa, afinal de contas quem deu o cargo foi o orixa dono da Casa ou com a permissão do Orixa o sacerdote deu o cargo a alguém. Esta pessoa só recebeu o cargo por seu merecimento e por fazer parte do seu caminho espiritual. Sendo assim é uma tremenda falta de educação de axé alguém não respeitar o cargo do outro. E neste caso em especial é também um atestado de que não conhece a importância do cargo de Yamoro, a responsável pelo Ipade (diferente do padê), cerimônia fundamental na comunicação com os ancestrais da Casa. Seja feliz e volte sempre. Baba Tomeje

    1. Janaíne seja bem vinda ao blog. A Yamoro está ligada ao Ipadê, que é uma cerimônia realizada em homenagem aos nossos ancestrais, ok? Por este motivo, na maioria das Casas, é sempre uma mulher de Oyá quem ocupa deste cargo. Axé e felicidades. Babá Tomeje.

  6. Bom dia, meus respeitos e sua bênção. Além de despachar a rua, gostaria de saber se é certo, em todas as segundas feiras, despachar um padê de água no canto direito e esquerdo do portão que dá para a rua.
    Benção

    1. Samanya farias, seja bem vinda. Obrigado pelo carinho. Ogun Abençoe e te dê bons caminhos. Eu aprendi que a água colocada na porta de casa tem a finalidade de acalmar e esfriar o seu caminho. Mas eu vi um famoso Babalorixa dizendo que isso é errado por que o caminho da pessoa deve ser quente. São interpretações diferentes das palavras e das filosofias. Quando eu falo de acalmar e esfriar, eu estou me referindo a boas energias, caminhos frescos, sem brigas ou desavenças, não me refiro a quente e frio no sentido do caminho da pessoa estar ou ficar parado/estagnado. Entendeu?
      Por tanto eu acho muito propício que se coloque água no chão antes de sair de casa para acalmar o caminho, sim. Sobre o padê, não é obrigatório, mas pode fazer sim uma pequena oferenda pedindo bons caminhos, bons negócios, bons encontros e tudo de bom que Exú pode oferecer. Axé e felicidades, Baba Tomeje.

    1. Eliete seja bem vinda ao blog. Eu sou do RJ. Muito obrigado pelo carinho.
      Ogun abençoe e proteja sempre sua cabeça . Vamos nos falar sim. Axé e felicidades sempre. Babá Tomeje.

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