Onde começa o candomblé?

Retirado da página Okodide

Onde começa o candomblé?

Muitas pessoas falam que o Candomblé começa na cozinha. Quem nunca ouviu um mais velho dizer isso?
Em uma função recente, meus irmãos e eu conversávamos com nosso Pai sobre o assunto. Estávamos conversando sobre como era bom poder participar de cada função, pois sempre aprendemos algo a mais, nossos cadernos e canetas estão sempre ao nosso lado, e nós prontos para anotar cada ensinamento passado pelo nosso Pai.
Em um momento da conversa falei sobre o Candomblé começar na cozinha, pois muitos acreditam que é justamente na função que aprendemos, é mexendo na panela, fazendo comida pro Santo, cozinhando os grãos para um ebó, fazendo o padê para o Exú. E ali, naquele ambiente que se forma uma roda de aprendizado, onde os mais velhos contam suas histórias e experiências, nos ensinam sobre o Sagrado.
Neste momento meu Pai fez uma correção que, na minha humilde opinião, fez total sentido. Ele disse que o Candomblé não começava na cozinha, mas sim na VASSOURA.
Fiquei sem entender, mas logo ele explicou:
– Na verdade, filha, o Candomblé começa na vassoura, pois não se faz comida nenhuma pro Santo se o terreiro estiver sujo! Primeiro limpamos nosso chão sagrado, depois vamos mexer nas panelas. E assim começa o Candomblé.
Aquilo fez total sentido. Como começar na cozinha se o restante do terreiro estiver sujo?
E para que servem as funções? Não é só para cozinhar, limpar, fazer trabalho, ao contrário do que muitos imaginam! A função é onde aprendemos tudo aquilo que nosso mais velho pode nos ensinar.
O pouco que eu sei, devo a cada função que participei ao longo da minha caminhada dentro da minha casa de Santo.
Ninguém vai te dar uma cartilha pronta com tudo desenhado e explicado. Para aprender é preciso QUERER. É preciso lavar muita panela, esfregar o chão, lavar banheiros, dormir na diciza (esteira) até nos dias mais frios, limpar bicho, fazer a comida do Santo, ouvir mais e falar menos. É preciso respeitar o TEMPO para cada coisa!
A benção aos meus mais velhos, e aos mais novos também E assim seja por hoje amanhã e sempre!

Texto copiado da Agen Afro

Fale Conosco