Opanijé.
https://www.facebook.com/funmilayocuidados/videos/3005633373025283/
- OPANIJÉ
Vida e morte
Morte e vida
Saúde e doença
Doença e saúde
Folhas que caem e secam
Frutas que nascem, viram alimento
Nossos corpos tremem de frio
Febre ardente, queimando…
É a terra que grita, dança, treme, pisa, pulsa
Ensinamento a quem tem espírito para sentir
As profundezas do Cosmo vibram dentro de nós.
Aiye-Orun
Orun-Aiye
Entrecruzos… Espaço-Tempo uno, múltiplo, indivisível
Igbádù!
É a vida contida na morte e a morte contida na vida
Continuidade…
Ancestralidade
Ancestralização
Complementaridade
Vida e morte
Morte e vida
Saúde e doença
Doença e saúde
Ciclicidade da Existência
Opanijé
Èmí! Èmí! Èmí!
(Poesia de Obalera – @obalera_ )
#funmilayocuidadosnaturais
#poesia
#ewe
#omolu
#obaluaye
#opanije
#poesiapreta
#intelectuaisnegros
#africa
#candomble
#ancestralidade
#axe
Tomeje
Axé à todos. Sou o Tomeje. Iniciado em 27 de outubro de 1987 para o Orixa Ogun. Desde que conheci a religião dos Orixás eu sempre me preocupei em apreender qual a função da religião e da religiosidade na vida das pessoas. Eu quero entender como isso funciona. Como a religião e a religiosidade formam a fé de alguém. São muito anos de perguntas, muitos questionamentos pessoais e poucas respostas e creio que seguirei assim, aprendendo sempre.
Agora, graças a essa nova tecnologia, tenho uma oportunidade de interagir e trocar experiencias e vivencias dentro da religião e assim aprender uns com os outros. Eu mais que vcs, com certeza, aprendo a cada pergunta.
Eu tento compreender a nossa religião pensando sempre numa comunidade que se ajuda mutuamente. E não é diferente neste meio de comunicação, que assim como os livros, discos, cadernos, fitas, dvd's e outras ferramentas de divulgação de conhecimentos, este blog é somente mais uma forma de comunicação.
Porém este nova possibilidade não deve ser pressuposto para descuidarmos do aprendizado com nossos mais velhos nas roças, no seu dia a dia. Ainda que por vezes seja difícil, eu aprendi que é na roça que se vive a realidade da religião.
Meu trabalho aqui é muito mais do que só falar e responder questionamentos a cerca da religiosidade. Meu objetivo é promover a discussão de assuntos que nos afetam direta ou inderetamente, é lembra-los que somos parte do TODO, que somos uma só comunidade e que o indivíduo, apesar de dos seus anseios pessoais, está inserido numa família de axé e, neste contexto, quanto mais se pensa coletivamente, mais o individuo se fortalece.
Candomblé só se faz no coletivo.
Sejam todos muito bem vindo a este projeto e que nossos queridos Orixas nos encaminhem sempre no melhor destino. Axé, Tomeje.
Comentários Recentes